Existem diferentes categorias de curso superior, cada qual com suas características. Na hora de escolher uma faculdade, você pode optar pelo bacharelado, por uma licenciatura ou preferir o diploma tecnólogo.

O bacharelado envolve cursos que trazem uma visão ampla de uma determinada área, apresentando seus vários ramos. A licenciatura tem o foco principal na formação de professores. São as graduações como História, Matemática e Geografia.

Mas o tecnólogo? Sabe como funciona essa categoria do Ensino Superior? Preparamos este conteúdo para explicar tudo o que você precisa saber e descobrir de que maneira conquistar o seu diploma. Continue lendo para conferir!

O que é um diploma tecnólogo?

Muita gente confunde a graduação tecnológica com os cursos técnicos, mas é importante entender que são níveis diferentes de ensino. No caso do diploma tecnólogo, estamos falando dos cursos de nível superior, enquanto o técnico é de nível médio.

O diploma tecnólogo tem a mesma validade do obtido por quem recebe o título de bacharel ou licenciado. Os cursos são ministrados por instituições de Ensino Superior, ou seja, faculdades, e garante ao formado o direito de cursar uma pós-graduação.

Por isso, se você quer fazer faculdade e tiver a oportunidade de entrar em um curso tecnólogo, pode seguir em diante porque esse diploma abrirá as portas que você precisa para o mercado de trabalho. E ainda permitirá fazer especializações para aprimorar os seus conhecimentos.

Como funciona a faculdade de nível tecnólogo?

O modo como os cursos tecnológicos funcionam não muda muito em relação às demais graduações. Para ingressar é preciso passar por um processo seletivo, realizado conforme as determinações de cada instituição. É necessário ter concluído o Ensino Médio também.

Você pode obter o diploma tecnólogo em instituições privadas ou públicas. É mais frequente vermos esse tipo de graduação oferecida na modalidade EAD. Isso porque a educação a distância se alinha às necessidades de quem costuma procurar esse tipo de curso. Afinal, são pessoas que desejam rapidez e flexibilidade para a sua rotina.

Mas ainda encontramos algumas opções de curso tecnólogo no formato presencial. Nesse caso, todas as aulas são assistidas em sala. Na EAD podemos ter o formato semipresencial, com a carga horária dividida entre encontros presenciais e conteúdo online, e o formato 100% a distância, com o curso realizado em sala de aula virtual.

O estudante também terá que fazer provas, atividades e trabalhos. Alguns cursos podem exigir a realização do estágio obrigatório, enquanto outros pedem a criação do Trabalho de Conclusão de Curso, o famoso TCC.

Quais são as diferenças da modalidade tecnológica?

Como explicamos, os tipos de graduação apresentam cada qual suas próprias características. Logo, a faculdade de nível tecnólogo funciona de uma forma um pouco diferente do bacharelado e da licenciatura.

A principal diferença está no tempo de duração dos cursos. Geralmente são necessários de dois a três anos para obter o diploma. No caso do bacharelado e da licenciatura, os cursos podem durar de quatro a seis anos.

Outra diferença marcante é em relação à metodologia de ensino. Quem escolhe o diploma tecnólogo precisa ter em mente que cursará uma faculdade com foco em preparar rapidamente o profissional para ingressar no mercado de trabalho.

Por isso, a grade curricular é organizada com disciplinas específicas. Não vemos aquelas matérias generalizadas, e sim focadas na área de atuação à qual o curso pertence. São aulas mais práticas.

Todos os cursos que oferecem diploma tecnólogo têm como objetivo inserir no mercado profissionais bem capacitados e especializados em uma determinada área, com conhecimentos atualizados. É por isso que os formados encontram uma boa empregabilidade.

Apesar desse teor mais prático, os cursos tecnólogos também trazem em sua grade disciplinas teóricas. Porém, elas são voltadas para o exercício da profissão, sem perder o foco principal, que é a formação de profissionais com um amplo conhecimento técnico e atualizado.

Por que escolher um diploma tecnólogo para complementar o seu currículo?

Os cursos tecnólogos são grandes aliados para acompanhar as mudanças no mercado de trabalho. Como explicamos, o foco é formar profissionais com conhecimento mais profundo e atualizado de uma área. Assim, você pode complementar o seu currículo e ter um diferencial competitivo.

Tomamos como exemplo os profissionais da área antes chamada Informática. Hoje ela é a Tecnologia da Informação, e novos recursos estão surgindo com muita rapidez. Os profissionais podem se especializar em ramos estreitos, como cloud computing, redes, internet e cibersegurança.

Perceba que fazer um curso tecnólogo ajuda a preencher novos cargos de profissões que começam a ser inseridas no mercado, gerando mais oportunidades. Mas não é somente nessa área que o diploma tecnólogo faz a diferença.

Existem opções para os mais diferentes setores do mercado, a fim de os profissionais ampliarem o seu conhecimento e serem atrativos para os empregadores. No caso de quem ainda não tem uma faculdade, é uma excelente alternativa para observar uma área que está precisando de especialistas e apostar nela visando trilhar uma carreira promissora.

Como a EAD UniCesumar se destaca em relação aos cursos tecnológicos?

Você viu que os cursos de nível tecnológico, por suas características, já têm diferenciais bem interessantes. Eles permitem obter um diploma superior em menos tempo, proporcionam um aprendizado mais específico, direcionado e atualizado, além de terem foco na empregabilidade.

Podemos acrescentar ainda outra vantagem bem atrativa, que é o valor mais baixo das mensalidades. E optando pelos cursos da EAD UniCesumar você encontra benefícios ainda maiores.

A EAD UniCesumar trabalha com uma metodologia imersiva para garantir um ciclo de aprendizagem completo e aprofundado. Esse é um dos motivos por que ela foi eleita a melhor EAD do Brasil.

Mais de 80% do corpo docente é composto por professores mestres e doutores, garantindo um ensino de alta qualidade, bem alinhado com as expectativas que o mercado tem para aqueles que carregam um diploma tecnólogo.

A EAD UniCesumar também investe em tecnologia para melhorar e otimizar cada vez mais seus recursos educacionais. Assim, os estudantes têm acesso a diversos recursos, ferramentas e formatos de conteúdo, compondo materiais de alta qualidade e totalmente exclusivos, o que já proporcionou à faculdade o prêmio de melhor material didático de EAD do Brasil.

Quais são os cursos tecnólogos da EAD UniCesumar?

Você também encontra diversas opções de cursos nas mais diferentes áreas. Muitos deles obtiveram a nota máxima no MEC! Veja a seguir as opções de cursos tecnólogos da EAD UniCesumar:

São muitas opções para obter o seu diploma tecnólogo. Com ele você encontra excelentes oportunidades no mercado de trabalho, e as chances de sucesso na carreira serão ainda maiores escolhendo bem a faculdade onde fará o seu curso. Não se esqueça de que a EAD UniCesumar está aqui para ajudar no seu sucesso.

Aproveite as vantagens que o curso tecnólogo oferece. Acesse o site da EAD UniCesumar, escolha a sua graduação e comece hoje a mudar o seu futuro!

Avalie este post

Comentários

Comentários