Quem gosta da área de saúde com certeza já se perguntou sobre o que faz um biomédico, certo? Afinal, sabe-se que esse profissional tem ampla atuação em laboratórios de análises clínicas, mas o que mais além disso? A verdade é que a Biomedicina traz muitas possibilidades ao profissional, que pode seguir por diversos caminhos dessa área tão importante da saúde. 

Então, se o vestibular está batendo à sua porta, você está no lugar certo. Aqui, vai ficar sabendo sobre tudo o que faz um biomédico, as diversas atuações e também algumas dicas para se tornar um especialista da área com um montão de chances de ótimos empregos. Acompanhe com a gente a seguir!

O que faz um biomédico?

O biomédico é o profissional capacitado para estudar o corpo humano e como cada uma de suas células se comportam diante de bactérias, vírus e outros organismos. Por meio de estudos e análises, o que o biomédico faz é encontrar soluções científicas para produzir medicamentos e vacinas que combatam as mais diversas enfermidades.

O ramo da genética e dos alimentos também pedem profissionais da Biomedicina para entender as melhores possibilidades, por exemplo, em relação à reprodução humana e também como os mais variados nutrientes podem ser bons, ou não, para o nosso organismo.

Há ainda variados segmentos de atuação que precisam do olhar atento e científico do biomédico, como os bancos de sangue e a indústria farmacêutica. Vale dizer que o que diferencia o médico de um biomédico é que o segundo não pode realizar cirurgias nem prescrever medicamentos, entretanto, uma das coisas que o biomédico faz é pesquisar para criar novos medicamentos.

Assim, de toda maneira, esse profissional tem grande importância para trazer mais qualidade de vida para a gente. Se você já se empolgou ao ver o que faz um biomédico, confira na sequência quais são as (inúmeras) possibilidades de atuação desse profissional.

Quais são as áreas de atuação?

A grade curricular do curso de Biomedicina, que tem a possibilidade de ser estudada no formato EAD, é muito ampla. Nesse sentido, o profissional se forma como um generalista e pode trabalhar nos mais variados segmentos. A seguir, a gente mostra os principais deles!

Acupuntura

A acupuntura é uma técnica milenar que pode trabalhar a favor do equilíbrio energético do nosso corpo. A especialidade avançou muito e o biomédico pode usá-la para tratar inúmeras questões que trazem melhorias para a nossa saúde, como estresse, dores crônicas, questões emocionais, circulação sanguínea etc.

É possível realizar as sessões de acupuntura em clínicas especializadas ou você também pode abrir seu próprio negócio e até atender em domicílio, o que acha? 

Análises ambientais

Na parte de análises ambientais, o biomédico faz análises físico-químicas e microbiológicas para compreender e melhorar questões de saneamento do meio ambiente e pode atuar no tratamento da água.

Análises bromatológicas

Aqui, a atuação do profissional de Biomedicina acontece no âmbito de estudar a composição, o processamento e a deterioração dos mais variados tipos de alimento. Assim, existe a garantia de que eles vão chegar em ótimas condições ao consumidor final.

Banco de sangue

O que um biomédico faz em bancos de sangue? Simples! Esse profissional foca em trabalhos específicos e relacionados ao processamento do sangue, entre eles transfusão, infusão de sangue e análises hematológicas pré e pós-transfusionais.

Biologia molecular

Nesse campo de atuação, o que o biomédico faz é se responsabilizar pela coleta de materiais moleculares, como DNA, RNA e diversas proteínas. O profissional também pode assinar laudos e emitir pareceres técnicos.

Biomedicina Estética

Se existe um ramo que não para de crescer e tem grande demanda da população, é a Estética. Mesmo com crises, o segmento se mantém muito competitivo, afinal, as pessoas entendem que o bem-estar e o autocuidado ajudam na saúde de uma forma geral.

Assim, a Biomedicina Estética é uma ótima opção para você que adora promover a autoestima das pessoas. Uma das possibilidades que o biomédico tem é realizar inúmeros procedimentos estéticos, como:

  • preenchimentos, com substâncias como bioestimuladores e ácido hialurônico;
  • harmonização facial;
  • aplicação de toxina botulínica;
  • tratamentos com laser para melhorar diversos aspectos da pele;
  • peelings;
  • massagens.

Uma das possibilidades para o biomédico é abrir ou trabalhar em clínicas estéticas, cuja procura pelos procedimentos só tem crescido.

Bioquímica

Com certeza você já ouviu falar dos biocombustíveis, certo? Na Bioquímica, o especialista vai analisar itens biológicos e químicos, favorecendo a pesquisa de novas enzimas e desses biocombustíveis, como a biomassa e o biodiesel.

Docência

Especializar-se em dar aulas, seja para universitários, mestrandos ou doutorandos, também é uma possibilidade dos biomédicos. Eles ainda podem atuar coordenando inúmeras pesquisas de extensão, colaborando ativamente com o desenvolvimento científico.

Farmacologia

Nessa área, o profissional vai estudar como os mais variados fármacos atuam no organismo humano para dar andamento na fabricação de novos medicamentos.

Genética

O biomédico geneticista faz procedimentos que analisam fragmentos de DNA por meio da citogenética, ou seja, via culturas celulares, preparações e análises citológicas. 

Embriologia

Aqui, o biomédico faz estudos e análises para entender a formação de órgãos, área importantíssima da Biologia do Desenvolvimento.

Reprodução humana

São diversos os exames e análises que um biomédico realiza nessa área, como espermograma, classificação embrionária, criopreservação seminal, biópsia embrionária etc.

Como se preparar para ser um bom profissional?

A educação é um ponto-chave para se tornar um biomédico referência no que faz. A dica aqui é, primeiro, escolher uma ótima graduação — como a opção da EAD UniCesumar, que tem uma grade curricular ampla e atualizada.

Dedicar-se aos estudos também é necessário, ainda mais quando falamos da área da saúde, que tem atualizações constantes. É preciso se aprimorar buscando mais informações, seja lendo pesquisas, fazendo cursos livres e especializações, ok? Por isso, vale muito a pena criar uma boa rotina e persistir sempre.

Um biomédico tem uma área bastante ampla de atuação, como você viu. Cabe a você escolher uma área e se esforçar para se sobressair, combinado?

Agora que já sabe o que faz um biomédico e viu a importância de escolher uma ótima faculdade para estudar, entre em contato com a gente através do WhatsApp e comece a colocar seu sonho em prática!

Avalie este post

Comentários

Comentários