Soft skills, hard skills e power skills são conceitos cada vez mais valorizados no mercado de trabalho. Apesar de parecer que há muitas exigências ao profissional que está iniciando a carreira, saiba que desenvolver habilidades e características que colocarão você nas melhores posições não é impossível.

Para começar, é importante entender e saber diferenciar essas habilidades. Assim, você será capaz de iniciar um processo de autoconhecimento para, então, descobrir quais são aquelas que precisam ser trabalhadas. Isso pode ser feito a partir de experiências vividas, cursos, graduações e muitos outros caminhos.

Quer saber mais sobre o assunto e entender melhor o que são essas “habilidades de poder” de que estamos falando? Continue a leitura do post!

O que são power skills e quais as diferenças entre elas e as soft e hard skills?

Para entender o que são power skills, primeiro, precisamos relembrar os conceitos de soft e hard skills. Isso porque os três estão relacionados diretamente, ainda que o termo power skills possa apresentar significados diferentes, de acordo com a fonte que você busca. Vamos explicar isso melhor.

Hard skills

Hard skills são as habilidades técnicas de um profissional. Elas são mais tangíveis e, por isso, podemos reconhecê-las com mais facilidade, a partir da análise dos cursos, graduações, participação em workshops com certificações, diplomas etc. São técnicas e conhecimentos práticos que podem ser avaliados e mensurados em testes.

Soft skills

Essas são habilidades mais subjetivas, já que não estão impressas em certificados e diplomas. São aquelas que desenvolvemos a partir da vivência, da cultura, da educação que recebemos etc. Soft skills demonstram como lidamos emocionalmente com pessoas e situações que se apresentam no dia a dia corporativo.

Power skills

O mercado enxerga e apresenta as power skills de duas formas. Uma delas é como a soma das soft skills e das hard skills, ou seja, o conjunto das habilidades técnicas e emocionais que o profissional tem e a maneira como lida com elas e as coloca em prática na carreira. A outra, mais comum, é a que enxerga as habilidades de poder como uma espécie de evolução das soft skills — ou até como sinônimo.

Isso porque a palavra soft, ou seja, suave, em inglês, muitas vezes, dá a impressão de que essas habilidades seriam mais fáceis de serem adquiridas, o que nem sempre é verdade. Ao usar o termo “poder”, temos uma dimensão maior da importância dessas qualidades para a vida profissional.

Como essas habilidades se caracterizam?

Diante do que vimos até aqui, deu para perceber que as power skills são as habilidades que fazem com que as pessoas consigam usar o melhor das suas capacidades técnicas (hard skills) a partir da forma com que lidam com as emoções, com as relações interpessoais e com os desafios propostos pelo mercado de trabalho.

Sendo assim, as power skills são um diferencial e tanto para os profissionais e se tornam um ativo precioso para as empresas que os contratam. São habilidades que agregam valor, pois ajudam a manter os processos em melhoria contínua, assim como favorecem a busca por soluções acertadas, a partir de pessoas que têm mais capacidades de agir com proatividade e visão analítica.

Quais os exemplos de power skills?

Nada melhor do que conhecer exemplos para entender novos conceitos, não é mesmo? Sendo assim, vamos listar algumas das habilidades de poder, para que você perceba como elas estão, muitas vezes, diretamente relacionadas às soft e hard skills. Veja!

Empatia

Esse é, também, um conceito cada vez mais valorizado na vida pessoal e profissional. Saber ouvir, entender e se colocar no lugar do outro permite um olhar mais amplo, sem julgamentos, e disposto a encontrar soluções que contemplem realidades diferentes da nossa. Para os líderes, a empatia é fundamental, assim como para os profissionais que lidam diretamente com o público, como os de gestão de pessoas.

Colaboração

Aqui, estamos falando da capacidade de trabalhar em equipe, de forma a contribuir com soluções e respostas que ajudarão a promover o desenvolvimento profissional e o crescimento do time e da empresa. Não é só se dar bem com todos, mas se engajar.

Pensamento crítico

Essa power skill tem a ver com a capacidade de análise e aprofundamento dos assuntos para, assim, conseguir tomar decisões acertadas e bem embasadas. Melhor ainda se a pessoa consegue fazer isso até mesmo em situações complexas, sob pressão, ou quando são pegas de surpresa.

Clareza na comunicação

A comunicação clara, transparente e objetiva é fundamental no ambiente corporativo e, por isso, está entre as habilidades de poder mais importantes para o profissional. É preciso saber explicar corretamente o seu raciocínio, seus pensamentos e, até mesmo, as dúvidas. Bons comunicadores são essenciais em qualquer área de conhecimento.

Tomada de decisão inteligente

Aqui, estão incluídas aquelas pessoas que têm olhar holístico e conseguem prever situações para planejar ações de acordo com os cenários enxergados por elas. Assim, podem ter decisões adequadas durante o processo, ajudando a evitar problemas e até a fazer gestão de crises. Agilidade também é palavra de ordem, nesse caso.

Como desenvolver power skills?

Muitas vezes, achamos que as habilidades de poder já nascem com as pessoas, mas não é bem assim. Mesmo não se tratando de um conhecimento técnico, adquirido na graduação ou em especializações, as power skills estão muito relacionadas às experiências que vivenciamos.

Assim, elas podem ser desenvolvidas ao longo dos anos. Você pode acelerar um pouco esse processo, participando de trilhas de autoaprimoramento, treinamentos, palestras e de muitas outras formas. Vale procurar ajuda para aprender a desenvolver essas habilidades e aplicá-las nas áreas de relacionamento com as pessoas, comunicação, inteligência emocional e até inovação. Procure:

  • fazer cursos;
  • participar de treinamentos;
  • melhorar seu desenvolvimento pessoal;
  • contar com técnicas inovadoras;
  • estimular a reflexão.

Quais as consequências de não trabalhar as power skills em sua vida?

Você já deve ter se deparado com alguém que tenha total conhecimento técnico sobre determinada área de conhecimento, mas mesmo assim não consegue se sair bem e evoluir na carreira. Acontece que as hard skills dependem, de certa forma, das soft skills para que o profissional obtenha sucesso.

Cada vez mais, as empresas procuram pessoas que saibam equilibrar as capacidades técnicas e emocionais, que ajudarão no crescimento do negócio como um todo. Assim, é ideal saber aplicar o que foi aprendido na graduação, seja ela presencial ou EAD, aliado às suas habilidades emocionais, relacionando-se bem com as pessoas, com boa comunicação e inteligência analítica.

Como vimos, desenvolver as power skills é algo que exige de nós uma capacidade de aprender com as experiências vividas para aplicar esse conhecimento no ambiente de trabalho, junto às nossas habilidades técnicas. Procure se autoconhecer e entender quais são as suas necessidades de desenvolvimento para obter sucesso profissional.

Gostou do conteúdo? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro dos nossos posts que vão ajudar a alavancar a sua carreira!

Avalie este post

Comentários

Comentários