No dia 03 de junho, comemoramos o Dia do Profissional de Recursos Humanos. A data foi criada em 1976 com o surgimento da Federação Mundial de Associações de Gestão de Pessoas. Mas o que podemos entender por RH?

Recursos Humanos é a área da organização que está relacionada com recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento, recompensas, avaliação de desempenho, motivação e retenção de talentos. De forma geral, a área de Recursos Humanos atua para contribuir com o alcance dos objetivos organizacionais. Além disso, simultaneamente, favorece e incentiva o alcance dos objetivos individuais dos trabalhadores. Atuar na área de Recursos Humanos é, sem dúvidas, um grande desafio, pois ao mesmo tempo em que se pensa o negócio da organização, é necessário cuidar das pessoas.

A importância do Recursos Humanos nas organizações

Nada começa em algo, tudo começa em alguém! O diferencial competitivo vem do que as pessoas pensam, criam, inovam e decidem pelas organizações, mas nem sempre foi assim. Nos anos 70, o diferencial competitivo eram as máquinas. Nos anos 80, o diferencial competitivo era a qualidade. Nos anos 90, o diferencial competitivo eram os processos. Nos anos 2000, o diferencial era a tecnologia da informação. Hoje, o diferencial competitivo são as pessoas. “Nenhuma empresa é melhor do que as pessoas que nela trabalham!”

Diante disso, vivemos um momento muito importante para a área de Recursos Humanos, uma vez que ela tem alcançado importância estratégica para as organizações. Nesse momento de alta competitividade e incertezas econômicas, o RH tem sido demandado para atuar na melhoria dos processos internos, na capacitação dos trabalhadores e no desenvolvimento das lideranças, de forma a otimizar os recursos empresariais e contribuir com os resultados gerais da empresa.

Mais do que nunca, as empresas necessitam de um RH atuante. Alguém que empreenda ações que possam garantir o desenvolvimento das pessoas e o alinhamento com os objetivos organizacionais. E por isso, pode-se dizer que o profissional de RH deixou de ser realizador de trabalhos burocráticos e passou a ser um agente transformador e mobilizador da organização, ou seja, seu papel é criar condições favoráveis para que as pessoas utilizem todo potencial criativo e realizador de forma a agregar valor aos resultados organizacionais.

cta1-rh

Curso Gestão de Recursos Humanos a distância na Unicesumar

O curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da EAD Unicesumar possui como objetivo geral formar profissionais que levem, por meio de seus conhecimentos, habilidades e atitudes, a uma visão sistêmica e competitiva para lidar com o capital humano nas organizações e tem o compromisso de formar profissionais competentes, com habilidade para planejar, gerenciar e implementar projetos de recursos humanos em organizações nos diferentes segmentos econômicos, utilizando-se de ferramentas e técnicas envolvidas no processo de gestão de pessoas e no ambiente organizacional.

Mercado de trabalho e campo de atuação

O profissional diplomado pelo CST em Gestão de Recursos Humanos da Unicesumar poderá atuar em qualquer segmento. O segmento pode ser indústria, comércio ou serviço, nos diversos setores econômicos. Pode realizar atividades de planejamento de políticas de pessoal, com ênfase na previsão, movimentação, motivação e retenção de pessoas; legislação trabalhista, avaliação e gerenciamento do desempenho humano; capacitação e desenvolvimento de competências; programas de incentivo, como plano de cargos, salários e carreiras; ética, responsabilidade social e sustentabilidade nos negócios; gestão estratégica de equipes e organizações.

O profissional de Recursos Humanos possui um amplo mercado de trabalho, podendo atuar em organizações públicas e privadas de pequeno, médio e grande porte, desenvolvendo atividades como:

  • Consultoria de recursos humanos;
  • Gestão de recrutamento e seleção;
  • Assistência de departamento de pessoal;
  • Supervisão ou análise de cargos, salários e carreiras;
  • Análise de treinamento e capacitação;
  • Análise de recursos humanos,;
  • Gerência ou direção de recursos humanos.

O coordenador do curso de Gestão de Recursos Humanos Unicesumar, professor Luciano Santana Pereira, afirma que “a gestão de pessoas tem se mostrado como uma área estratégica e de grande importância para as organizações, garantindo a gestão da diversidade, criatividade, inovação, sustentabilidade e sucesso no desenvolvimento e aplicação de estratégias competitivas”. O professor ainda comenta sobre a necessidade crescente por colaboradores motivados e aptos a desenvolverem suas atividades de forma produtiva e rentável. Isso tem levado as empresas a repensarem seus processos de gerenciamento, captação, retenção e valorização de seus talentos na organização.

Ser RH é, acima de tudo, gostar de gente! Parabéns a todos os profissionais de Recursos Humanos.

Faça Recursos Humanos na Unicesumar!

Veja no nosso site mais informações sobre o curso.

gestao-de-rh

Avalie este post

Comentários

Comentários