Já imaginou visualizar no celular elementos que apenas seriam claros em um microscópio físico? Contar com avanços tecnológicos é fundamental para ter uma experiência de ensino mais completa e acessível. Pensando nisso, a EAD UniCesumar criou um novo recurso de ensino para atender a necessidade de estudantes que precisam ter experiências em laboratórios. Trata-se da Plataforma Microscopia Digital Atlas que representa uma atividade imersiva nessa área de conhecimento.

Por meio dessa plataforma, procedimentos que eram realizados exclusivamente no ambiente presencial, agora podem ser feitos com mais praticidade e conforto para todos que necessitam desse recurso no desenvolvimento de suas habilidades profissionais.

Se você quer saber como essa ferramenta funciona e quais suas principais funcionalidades, continue a leitura e confira nosso post!

O que é a plataforma Microscopia Digital?

A Plataforma Microscopia Digital Atlas é mais um dos recursos educacionais que compõem o arsenal pedagógico da UniCesumar. Apresentada em 2020, essa ferramenta foi aprimorada ao longo do tempo para melhorar a experiência do estudante em seus estudos de Microscopia.

Vale destacar que esse recurso se destina à imersão em microscopia, possibilitando que os estudantes o acessem de forma remota por seus computadores ou celulares. Assim, você consegue estudar, ter experiências práticas e entender de maneira direta como funciona as atividades de microscopia e quais aspectos devem ser considerados.

Desse modo, é possível se acostumar a padrões visuais, entender diferenças entre os conteúdos das lâminas e aprimorar seu conhecimento sem a necessidade de sair de casa para ter acesso a todo esse material.

Para que serve a Microscopia Digital?

Entender a utilidade da Microscopia Digital é um modo de utilizá-la da forma mais adequada possível. Nesse sentido, a plataforma objetiva proporcionar ao estudante uma experiência única de forma análoga à imersão presencial em uma prática de microscopia em um laboratório. 

Além disso, a plataforma objetiva democratizar o acesso à microscopia remotamente e pode contribuir de diversas formas, como:

  • Ajudar no desenvolvimento de habilidades;
  • Proporcionar competências e saberes intrínsecos às mais diversas áreas de formação;
  • Dar acesso à descrição textual de cada lâmina disponível para ser observada;
  • Oferecer indicação de bibliografias para contribuir com o estudo síncrono ou assíncrono do estudante.

Por meio da Microscopia Digital, é possível ter um desenvolvimento das aptidões necessárias de um modo ainda mais eficiente.

Como funciona ela na prática?

O funcionamento da Microscopia Digital é bem simples e pode ser utilizado pelos alunos para potencializar os resultados do ensino. Nesse sentido, o acesso ao recurso requer conexão com a internet e acesso ao Studeo (Ambiente Virtual de Aprendizagem da UniCesumar). 

Ele fica alocado no ícone “Laboratórios” no MENU lateral do Studeo. Para aproveitar essa inovação, os estudantes podem acessar via desktop, tablet ou celular. Essa diversidade de possibilidades de uso permite que os alunos aproveitem a Microscopia Digital plenamente. Entre as funcionalidades que vão encontrar estão:

  • Acesso às lâminas disponíveis na plataforma, sendo elas das mais variadas presentes em diversas áreas do saber;
  • Vídeos com professores explicando o processo envolvido nas análises;
  • Acesso a bibliografias de estudo, as quais ajudam a complementar os conteúdos e objetos de aprendizagem identificadas dentro daquela lâmina;
  • Descrição textual sobre cada uma das lâminas presentes na plataforma.

Com essas funções, é possível melhorar a qualidade de ensino e o desenvolvimento dos alunos pelo ambiente virtual.

Como ocorreu a implementação dessa inovação?

O projeto teve 2 fases. Na primeira, ocorreu a digitalização, descrição, e alocação de todo o acervo de lâminas de microscopia utilizadas pela IES em seus cursos presenciais. O processo de digitalização foi realizado em parceria com a  Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Para cada lâmina digitalizada e disponibilizada, foi efetuada, por um docente, uma descrição textual, a qual teve por finalidade proporcionar ambiência e familiarizar o estudante com o que será observado e estudado microscopicamente.

O intuito foi assegurar a premissa inclusiva de acessibilidade. Além disso, os docentes descritores indicaram até 3 bibliografias que podem ser consultadas pelos estudantes para o autoestudo. 

Vale destacar que esse recurso passa por revisão constante pelos colegiados dos cursos que utilizam e, além da figura do professor autor e descritor, uma equipe de curadores educacionais avaliaram e revisaram todas as informações disponibilizadas na plataforma.

Como a ferramenta ajuda os alunos?

A ferramenta em questão pode gerar diversos benefícios para os alunos, os quais podem ter mais um recurso para aumentar os conhecimentos e construir uma carreira brilhante. Entre as principais vantagens estão:

  • Praticidade para os estudos;
  • Integração das experiências síncronas e assíncronas de aprendizagem;
  • desenvolvimento de competências específicas de seus cursos relacionadas a observação de características microscópicas;
  • Democratização do acesso;
  • Sustentabilidade e contribuição para comprovação da excelência pedagógica dos cursos em seus processos de reconhecimento;
  • Visualização de lâminas para seu aprendizado de forma sustentável sem gasto de insumos e geração de resíduos.

O recurso possibilita, além de benefícios pedagógicos de estudo, autonomia para os estudos. Considerando que o acesso é democratizado e simples.

Vale destacar que buscamos mais do que o desenvolvimento das competências específicas dos cursos, mas também o desenvolvimento de autonomia e de responsabilidade do estudante enquanto protagonista de sua jornada de aprendizagem.

Quando é usada?

Esse ambiente virtual pode ser utilizado por todos os estudantes da UniCesumar dos cursos que requeiram práticas em microscopia, ou que podem se beneficiar com esse recurso. A ideia é que você tenha acesso à plataforma durante o curso para ter acesso a uma formação contínua, além de permitir a revisão de conteúdos na plataforma junto aos professores.

Isso faz com que você possa direcionar seus estudos com mais praticidade e desenvolver plenamente a compreensão dos tópicos trabalhados na plataforma. Além disso, ainda é possível esclarecer dúvidas com os professores e debater com os colegas sobre o material utilizado nessa ferramenta.

Entendeu como a Plataforma Microscopia Digital Atlas da EAD UniCesumar é importante para o desenvolvimento de aptidões e conhecimentos na microscopia?

Ao contar com toda a infraestrutura de uma instituição que já formou mais de 100 mil alunos, você tem acesso a diversas ferramentas e recursos exclusivos para alavancar seu desempenho profissional.

Quer saber mais sobre essa ferramenta inovadora? Então, continue com sua visita ao blog e descubra sobre o lançamento da plataforma de Microscopia Digital!

Avalie este post

Comentários

Comentários