Você conhece o curso de Tecnologia em Serviços Jurídicos e Notariais? Muita gente não sabe da existência dessa possibilidade de atuação, mas saiba que é uma boa alternativa de graduação para quem curte o campo jurídico. O profissional que se forma nessa faculdade está apto para trabalhar na organização do sistema judiciário.

Logo, pode atuar em locais como escritórios de advocacia, tribunais, departamentos jurídicos ou consultorias jurídicas. Para fazer um serviço de excelência, os profissionais devem combinar conhecimentos de Direito e Administração. Portanto, investir na qualificação profissional é essencial para se dar bem na carreira.

Neste post, mostramos como funciona o curso de Serviços Jurídicos e Notariais. Confira!

O que é Tecnologia em Serviços Jurídicos e Notariais?

A Tecnologia em Serviços Jurídicos e Notariais é uma formação voltada para o serviço jurídico e administrativo de apoio aos escritórios de advocacia, consultorias jurídicas e cartórios. Assim, é uma área que mescla conhecimentos próprios do diploma de Direito e Administração, principalmente das legislações específicas de processo judicial e registro público.

De maneira geral, os advogados são aptos para realizar requerimentos junto aos juízes, levando em conta a defesa dos direitos do contratante. Já o notário é a pessoa que recebeu poderes para realizar o registro de documentos com validade para todos, averbação de casamento, reconhecimento da firma, escrituras de imóveis, entre outros.

Por trás dessas atividades, existem sistemas administrativos, com tecnologia, insumos e recursos financeiros empregados, além de pessoas atuando. O conhecido core business (negócio ou atividade principal) depende de serviços de apoio para funcionar.

Diferentemente do suporte a uma indústria ou comércio, é importante que o profissional entenda sobre questões específicas do Direito — um dos grandes diferenciais do curso de Serviços Jurídicos e Notariais. Afinal, os formados lidarão com:

  • pesquisas em decisões judiciais;
  • domínio da linguagem jurídica em textos;
  • prazos inegociáveis;
  • tarefas que precisam seguir rigorosamente os modelos previstos em lei;
  • processos judiciais e administrativos.

Por que apostar nesse curso tecnólogo EAD?

Quem se interessa pelo campo jurídico e gosta de lidar com administração, gestão e documentação provavelmente se sentirá realizado ao exercer essa profissão. Ela é ideal para as pessoas que se consideram detalhistas e organizadas, já que o tecnólogo é capacitado a atuar em cartórios extrajudiciais e judiciais.

Durante a graduação, você terá uma visão geral sobre o Direito e suas especialidades, como Direito do Estado, Direito Civil e Direito Penal. Após isso, aprofunda-se bastante na legislação específica de registro de contratos, fatos, imóveis e pessoas.

Ainda há a articulação dessa teoria com as práticas administrativas. Desse modo, após concluir a faculdade, você não deve somente saber o que é uma pessoa jurídica ou física, por exemplo. É importante entender como verificar a autenticidade de dados, quais documentos solicitar, de que maneira emitir uma certidão, em qual livro fazer o registro de pessoas etc.

É uma carreira que oferece diversas possibilidades de atuação e um mercado de trabalho aquecido, além de salários atrativos.

Quais são as principais matérias do curso de Tecnologia em Serviços Jurídicos e Notariais?

A faculdade de Serviços Jurídicos e Notariais é um tecnólogo EAD. Isso quer dizer que é um curso de graduação de curta duração que apresenta várias matérias teóricas, tendo como foco o mercado de trabalho. A matriz curricular compreende assuntos do campo jurídico, combinados a disciplinas de Comunicação e Administração.

Durante os 2,5 anos de curso, você estudará a estrutura do sistema judiciário, com alguns conteúdos como:

  • Ciência Política e Teoria Constitucional;
  • Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Equipes;
  • Economia Política;
  • Direito Constitucional;
  • Bases Constitucionais da Administração Pública e da Tributação;
  • Conceitos da Administração e Ética Empresarial;
  • Gestão da Informação;
  • Fundamentos do Direito Civil;
  • Formas Consensuais de Solução de Conflitos;
  • Rotinas Jurídicas e Administrativas;
  • Fundamentos de Direito Internacional;
  • Fundamentos de Direito do Trabalho;
  • Processo Eletrônico.

Todas essas disciplinas e aulas EAD são ministradas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da EAD UniCesumar. Por lá, você encontra videoaulas, e-books, materiais didáticos, atividades avaliativas, além de ter o apoio e suporte de tutores a todo momento.

A nossa metodologia EAD se adapta a sua rotina e ao seu bolso, além de ser intuitiva com professores experientes que compartilham os conhecimentos para sua carreira. Você encontra ferramentas como realidade aumentada, QR Codes, recursos 3D, robótica e inteligência artificial para uma experiência prática e imersiva que torna o estudante protagonista do seu aprendizado.

Veja outras vantagens da nossa instituição de ensino:

  • cursos com nota máxima no MEC;
  • conceito máximo no MEC;
  • diploma igual ao do presencial;
  • professores mestres e doutores;
  • melhor EAD do Brasil segundo o MEC.

Como é a atuação no segmento de Serviços Jurídicos e Notariais?

Quem se forma na área de Serviços Jurídicos e Notariais encontra um mercado de trabalho com diversas possibilidades de atuação. De maneira geral, o profissional é responsável por desenvolver funções auxiliares do campo jurídico e de serviços cartoriais.

Isso quer dizer que você pode trabalhar em órgãos policiais, cartórios, tribunais, escritórios de advocacia etc. Também é possível atuar nos ramos de recursos humanos, fiscais, contábeis, jurídicos, em empresas privadas, públicas e outros locais que tenham áreas como essas em sua composição.

Uma alternativa é seguir carreira acadêmica. Você pode dar continuidade aos estudos por meio de um curso de pós-graduação, atuando em faculdades públicas e privadas.

Em relação aos salários, o analista de serviços jurídicos recebe uma média de R$ 1.930,95 e o teto chega a R$ 3.864,10 para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais. Entretanto, saiba que esses valores variam de acordo com a experiência profissional, a região de atuação e a empresa em que atua, beleza?

Agora que você já conhece o curso de Tecnologia em Serviços Jurídicos e Notariais, percebeu que a formação tem como foco as bases do Direito e da Administração, além de preparar o profissional para o mercado de trabalho. Para se dar bem na área, lembre-se de estudar em uma faculdade conceituada e com um corpo docente preparado, como a EAD UniCesumar!

Gostou do conteúdo e está com alguma dúvida sobre a graduação em Serviços Jurídicos e Notariais? Então, entre em contato conosco. Será um prazer responder!

Avalie este post

Comentários

Comentários