Para obter um excelente desempenho acadêmico, é necessário aprender a estudar. A ideia de criar uma rotina de estudos pode parecer simples, afinal, você só precisa de um bom livro e algumas horas de leitura para aprender o conteúdo, não é mesmo? Entretanto, diversas pesquisas indicam haver formas e maneiras de estudar que otimizam seu aprendizado.

Em muitos casos, se passam várias horas estudando um conteúdo, mas na hora da prova, o resultado é ruim. Assim, temos um primeiro indício de que apenas dedicar várias horas não são suficientes para garantir um entendimento real do assunto. Se você quer saber como estudar de modo eficiente, continue a leitura e confira as melhores dicas para isso!

O que pode atrapalhar os estudos?

Qualquer fator externo que capta sua atenção tem potencial para atrapalhar a rotina de estudos. Esses elementos podem ser desde o barulho da rua, até a música na casa do vizinho ou as notificações que chegam em seu celular.

Para reduzir essas interferências no momento de estudo, é importante tomar atitudes quanto aos fatores que se tem controle. Conversar com os familiares para que colaborem com o silêncio no momento do seu estudo e deixar o celular longe durante o momento de aula são alternativas que melhoram sua produtividade nos estudos.

Quanto aos fatores externos, como não se tem controle sobre eles, é importante encontrar meios de se adaptar. Acordar mais cedo, por exemplo, é uma excelente forma de aproveitar o silêncio da cidade para repassar os conteúdos que demandam mais atenção.

Quais são as formas ineficientes de estudar?

Conforme um artigo científico publicado na revista Science, o método de leitura passiva, ou seja, ler várias vezes o mesmo texto, não produz grandes ganhos em termos de aprendizado.

Os autores também destacam que a criação de mapas mentais no início do processo de aprendizagem de qualquer assunto não é eficiente. Eles sugerem que, caso os blocos de memória básica não estejam gravados na memória, você não consegue criar ligações fortes no cérebro, fazendo com que o entendimento desse assunto não seja significativo.

Outro fator de autoengano se refere à atividade de destacar partes importantes do conteúdo por meio de marca texto. Para essa modalidade, há indícios de que uma atitude passiva não afeta significativamente o quanto se entende do material apreendido, sendo uma forma passiva de estudar.

O que é curva de esquecimento?

Esse conceito foi desenvolvido por um psicólogo alemão, Hermann Ebbighaus, em 1885 e, segundo ele, a curva de esquecimento se dá pelo fato de que, quanto mais o tempo passa, menores são as chances de lembrar o que foi estudado ou lido. Por exemplo, se você estudou algo hoje e não revisou, a probabilidade de que não recorde do conteúdo daqui a um mês é grande.

Isso acontece, pois, o cérebro capta que não é necessário guardar informações que não são utilizadas de modo constante. Portanto, é importante encontrar meios de sinalizar para o seu cérebro que o que foi estudado é relevante e deve ser armazenado. Para isso, preparamos algumas dicas que podem lhe ajudar a aprender a estudar em casa. Confira!

Quais são as melhores dicas para aprender a estudar?

Existem alguns métodos que podem ajudar a otimizar seu desempenho e compreender como estudar melhor. Por isso, é importante aprender e aplicar cada um deles em sua rotina a fim de alcançar uma performance ainda melhor.

Crie mapas mentais

Utilizar mapas mentais pode ser uma boa alternativa para ajudar o seu cérebro a recordar os assuntos estudados, e como já mencionamos antes, não é recomendado no início de um novo tema. Isso porque ele consiste em sintetizar as informações absorvidas em algumas palavras por meio de conexões e conceitos em assuntos relacionados.

Com essa ferramenta de estudo, você é capaz de ganhar eficiência em seus estudos e desenvolver um conhecimento mais amplo sobre determinada matéria, facilitando no momento de tentar encontrar as informações em sua memória. Além disso, hoje existem ferramentas e programas que podem auxiliar na criação de figuras.

Use o método de relembrar

Uma outra alternativa de demonstrar para o seu cérebro que uma informação é importante e que deve ser armazenada de forma adequada é por meio das revisões. Com elas, você revisita os conteúdos estudados anteriormente e assegura que todas as informações importantes estarão claras.

Esse método tão simples foi eleito como a maneira mais eficaz de aprender um novo assunto, conforme o artigo apresentado antes. Com base em testes realizados por neurocientistas, os estudantes que conseguiram compreender melhor o assunto estudado eram os que praticavam leitura espaçada e relembravam o máximo de informação possível.

Desse modo, você pode utilizar o método de relembrar como principal forma de estudo e incorporar outros formatos nos quais se sentir mais confortável. O mais importante é ter um senso crítico na hora de avaliar qual método é mais eficiente e usar os simulados para verificar se você está mesmo aprendendo ou apenas acreditando que está.

Pratique a técnica Feynman

Essa forma de aprender foi desenvolvida por um importante físico americano, Richard Feynman. Nessa abordagem o estudante aprende um novo conteúdo e busca traduzir esse conhecimento de modo simplificado, como se fosse explicar a uma criança de 5 anos.

Tal metodologia tem uma boa correlação com o método de relembrar e talvez por esse motivo seja tão eficiente. A segunda etapa do método é avaliar quais as lacunas que seu conhecimento ainda não preencheu, e cobrir essas falhas com novas pesquisas e exercícios.

Por meio desse formato você consegue entender um assunto de forma aprofundada e com solidez. Obviamente, a dedicação que a técnica Feynman exige é superior às demais, por isso vale selecionar quais os assuntos mais importantes em sua preparação e aplicar esse formato para apenas alguns temas, a fim de otimizar o seu tempo de estudo.

Viu só como existem formas diferentes de aprender a estudar de maneira eficiente e maximizar o seu desempenho? Ao adotar essas estratégias, você sinaliza que as informações que estão sendo vistas são importantes e o cérebro compreende e armazena de modo adequado os conteúdos, ajudando você a ter máxima performance em seu cotidiano de aprendizado.

Se você quer aprender mais sobre como organizar os seus estudos e melhorar o desempenho, confira o artigo “Quais são as técnicas de estudos mais eficazes? Entenda o que funciona para você!” em nosso blog.

Avalie este post

Comentários

Comentários