Você sabia que a mensalidade da graduação é o principal motivo para o abandono do curso superior? Pois é, muitos estudantes têm dificuldades para pagar o valor e acabam deixando os estudos de lado. Pensando nessa situação, há o financiamento estudantil.

Com o objetivo de facilitar o pagamento, essa é uma ótima alternativa para quem deseja organizar o orçamento e continuar a se capacitar. É o seu caso?

A seguir, saiba tudo sobre o financiamento estudantil e entenda como essa modalidade funciona!

cta2

Afinal, o que é o financiamento estudantil?

Imagine que você tem o sonho de comprar uma casa, mas não tem todo o dinheiro para pagar de uma vez.

Qual é a solução mais usada? Fazer um financiamento imobiliário! Desse jeito, paga apenas um pouquinho por mês e, assim, consegue realizar seu desejo.

Com o financiamento estudantil, acontece de maneira parecida. Ele funciona como um tipo de empréstimo, em que a instituição escolhida faz o pagamento das mensalidades. Em troca, você paga para a empresa contratada em um prazo maior.

É o caso, por exemplo, de um financiamento que só exige o pagamento a partir da formatura.

Depois que recebe seu diploma, começa a pagar parcelas que, inclusive, podem ser menores que a mensalidade tradicional. Em troca, você paga por um período maior que o tempo de formação acadêmica.

Em outros casos, o aluno paga uma parte durante o curso e o restante após concluir a graduação, o que também garante um alívio financeiro.

A ideia do financiamento é que, quem se forma, consegue um salário melhor e, com isso, tem mais condições de quitar o valor. E sabia que isso é verdade?

No Brasil, quem tem uma graduação no currículo costuma ganhar até 140% a mais que quem tem apenas o nível médio. Então, esse empréstimo faz sentido, né?

Qual a diferença do financiamento para a bolsa de estudo?

Quando falamos em financiamento estudantil, é bem comum confundi-lo com a famosa bolsa de estudo. Embora ambos tenham como objetivo facilitar o pagamento, eles são diferentes.

O financiamento, como dissemos, é uma espécie de empréstimo. Talvez você não precise pagar ao longo da graduação, mas terá que pagar depois.

Já a bolsa de estudo oferece um desconto definitivo no valor da mensalidade. Então, não é necessário pagar o valor descontado nem durante e nem depois da graduação.

A bolsa pode ser de dois tipos: parcial ou integral. Uma bolsa parcial dá um desconto sobre o valor da mensalidade, que ainda tem que ser paga. Se ela for de 30%, por exemplo, você só tem que pagar 70% do valor “cheio”.

Já a bolsa integral ou de 100% elimina totalmente o pagamento da mensalidade. Na prática, não precisa mexer no bolso nesse sentido. Legal, né?

E eles podem ser usados juntos?

Na maioria das vezes, sim! A menos que a bolsa seja integral, você terá que pagar um valor mensal.

Em muitos casos, essa mensalidade pode ser financiada por meio do crédito estudantil específico. Então, tem ainda mais facilidade para pagar as mensalidades e consegue continuar estudando.

Só é preciso ficar de olho para saber se é possível “acumular” a bolsa com o financiamento estudantil. Se o sinal estiver verde, é só aproveitar!

Financiamento estudantil - vantagens

Quais são as opções disponíveis na Unicesumar?

A Unicesumar sabe da importância de ter aquele empurrãozinho para concluir os estudos. É por isso que oferecemos uma grande variedade de programas e recursos para facilitar o pagamento. Veja as principais alternativas de financiamento estudantil!

Fundo de Financiamento Estudantil (FIES)

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que é muito famoso. Para participar, você precisa ter:

  • feito ao menos uma prova do Ensino Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010;
  • tirado 450, ou mais, nas provas do exame e não ter zerado a redação; e
  • renda familiar mensal bruta de 3 salários mínimos por integrante.

Dependendo da sua faixa de renda, você poderá ter uma taxa de juros nula. O prazo para o início do pagamento é o mês seguinte à conclusão da faculdade.

Financiamento Bancário Estudantil (FIBE)

O Financiamento Bancário Estudantil (FIBE) é uma alternativa adequada para quem não se encaixa no FIES, mas não quer ficar sem o financiamento estudantil.

Em parceria com os bancos Santander e Bradesco, a Unicesumar criou esse programa para os estudantes presenciais. Seu crédito será avaliado e, se for aprovado, poderá financiar o valor das mensalidades.

Parcelamento Inteligente

Exclusivo da Unicesumar, o Parcelamento Inteligente (PAI) permite que você “prorrogue” o pagamento de parte da mensalidade.

É possível deixar 30%, 40% ou 50% para pagar depois do curso, sem juros. O valor começa a ser cobrado no mês seguinte à formatura, cancelamento ou trancamento do curso.

Também não é um programa cumulativo e você não poderá reprovar mais de uma vez em série, combinado?

Além das opções de financiamento estudantil, a Unicesumar conta com ótimas alternativas de bolsas. Que tal conhecer as principais? Confira!

ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) também é do Governo Federal e concede bolsas de 50% ou 100% para alunos de determinado perfil. Entre as regras, estão:

  • ter cursado todo o Ensino Médio na rede pública ou na rede privada, em condição de bolsista integral;
  • ser estudante com deficiência; ou
  • ser professor da rede pública de ensino na educação básica.

Para isso, é preciso ter feito o Enem mais recente e obtido, no mínimo, 450 pontos (e sem ter zerado a redação). Também é necessário não ter diploma de curso superior e ter renda familiar mensal per capita de até 3 salários mínimos.

Enem

Fez Enem e quer estudar na modalidade EAD? Na Unicesumar, a sua nota no Enem vale desconto! Funciona assim:

  • até 599 pontos: bolsa de estudo de 25%;
  • de 600 a 699 pontos: bolsa de 40%;
  • de 700 a 749 pontos: bolsa de 50%; e
  • acima de 750 pontos: bolsa de 100%.

Bolsa Familiar

Já pensou poder estudar com toda a família? Com o programa Bolsa Familiar, isso é possível!

O desconto é de 10% para pais, filhos, irmãos ou cônjuges de outros alunos regularmente matriculados na Unicesumar. É só fazer o requerimento e, quando ele for aprovado, você já ganha o desconto no mês seguinte.

Bolsa Convênio

Quer um diploma EAD para subir na carreira? O programa Bolsa Convênio é uma excelente alternativa!

Nesse programa, a Unicesumar oferece bolsas para colaboradores e dependentes das empresas parceiras. Com descontos exclusivos, fica mais fácil conquistar qualificação.

Eu Indico

Tem amigos que querem estudar? O Programa Eu Indico é uma boa opção. Afinal, você receberá descontos ao indicar um amigo — e o seu indicado também!

Além disso, o programa é progressivo: quanto mais gente indicar, mais descontos pode ganhar!

Campanha de Transferência Externa

Para quem se matriculou em uma instituição e depois mudou de ideia, a campanha de Transferência Externa é a melhor alternativa.

É só transferir seu curso EAD para a Unicesumar para aproveitar um desconto na primeira mensalidade e 30% a menos em todos os pagamentos da graduação.

Bolsa Egresso

Já quem se formou e quer continuar estudando também tem um incentivo. O programa Bolsa Egresso oferece descontos exclusivos para formados na Unicesumar.

O seu novo curso sai por 30% a menos, durante toda a faculdade. Assim, é ainda mais fácil buscar um novo diploma.

Bolsa Maturidade

Não existe idade para o conhecimento e a Bolsa Maturidade está aí para provar que isso é verdadeiro!

O programa concede 30% de desconto para os alunos EAD com mais de 50 anos. Um incentivo e tanto para retomar os estudos!

Portador de Diploma

Já quem tiver se formado em outra instituição pode participar do programa Portador de Diploma.

Após apresentar a documentação exigida, você recebe isenção na primeira parcela e desconto de 20% em relação às outras mensalidades.

O financiamento estudantil aparece de várias formas e serve para simplificar o pagamento das mensalidades da graduação. Na Unicesumar, você encontrará várias opções que vão facilitar a quitação dos valores!

Se quiser acompanhar mais dicas e novidades, curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram!

cta1

Avalie este post

Comentários

Comentários