Como escolher a pós-graduação a distância certa para você?

A pós-graduação é o caminho mais certo para quem termina o ensino superior. Mas isso não quer dizer que você pode escolher qualquer uma.

Quem faz uma pós-graduação se torna especialista em uma determinada área de atuação. É o  que o mercado de trabalho espera. Saber muito sobre um assunto é mais atrativo do que ter um conhecimento generalista e, portanto, superficial.

Além disso, a pós-graduação lato sensu (especialização, MBA) também proporciona um conhecimento mais prático e voltado para as necessidades do mercado.

Diante de um universo de possibilidades, leia com atenção este artigo para saber qual é a melhor pós-graduação a distância para você, qual irá impulsionar a sua carreira e tornar mais fácil a realização dos seus sonhos profissionais!

como-escolher-pos-graduacao-distancia

Uma segunda graduação é viável?

Quando você conclui a primeira faculdade, parece ficar diante de uma bifurcação: de um lado, a especialização (onde entra a pós-graduação a distância) e de outro, uma segunda graduação.

Veja bem: não existe uma escolha certa ou errada, mas existe aquela que é mais estratégica para a carreira de cada um. No início da trajetória profissional, apostar em uma segunda graduação é algo recomendado para quem quer mudar de carreira. Ou seja, se você concluiu a faculdade, mas não está satisfeito com o seu trabalho e descobriu outra aptidão, a segunda graduação pode ser o caminho certo. No entanto, se você pensa em fazer outro curso  por uma questão pessoal,  pela vontade de adquirir determinados conhecimentos para a sua vida, o melhor é esperar um pouco.

Nos primeiros anos de carreira, é importante manter o foco naquilo que pode lhe fazer progredir profissionalmente. Mais tarde, depois de ter alcançado certa estabilidade, você pode (e deve) estudar aquilo que desejar apenas para a sua satisfação pessoal.

Por que escolher a pós-graduação?

A pós-graduação, por outro lado, é um curso que lhe possibilita fazer um recorte dentro da área de atuação que você escolheu. Vamos a um exemplo: você fez faculdade de Pedagogia e exerceu diferentes funções mais gerais dentro disso. Entretanto, se identificou mais com a parte de gestão escolar e pretende seguir carreira nesse setor. Então, pode fazer uma especialização na área. Uma das grandes vantagens da especialização é que ela pode servir como “escada” dentro da empresa em que você já trabalha.Vamos retomar o exemplo anterior: se, ao se formar em Pedagogia, você começou a dar aula em uma escola particular (para excluirmos a questão do concurso público), ao se especializar em gestão, pode assumir uma nova função dentro desse mesmo colégio.

A pós-graduação a distância, além de proporcionar o conforto de estudar diretamente na sua casa e a flexibilidade de horários, é um curso de curta duração. Normalmente, é concluída entre dois anos e dois anos e meio.Isso significa que em pouco tempo você terá avançado mais esse degrau acadêmico e estará pronto para assumir novos cargos e promoções profissionais.

Como escolher a pós graduação a distância certa?

Basicamente, o segredo é saber o que você espera da sua carreira. O curso de graduação que você fez lhe trouxe uma visão generalista sobre determinada profissão. Ao longo da faculdade, você obteve diferentes conhecimentos teóricos e práticos, além de conhecer as diversas ramificações da profissão escolhida.

Com qual dessas ramificações você mais se identificou? Qual poderá lhe trazer maior realização? Por exemplo: é possível que uma pessoa que estudou administração tivesse muita facilidade com as disciplinas relacionadas a finanças, mas não fosse bem nas matérias de marketing. Esse é um indício de que uma especialização na área de finanças pode ser uma boa pedida. Para escolher a melhor pós-graduação a distância, é interessante fazer uma avaliação do seu desempenho na faculdade, identificando as matérias em que você se saía melhor.

Também leve em conta as experiências profissionais que você teve até então, desde os estágios até os empregos formais. É possível que você já tenha exercido diferentes funções dentro da sua profissão. Reflita sobre aquela que mais combinava com o seu perfil.

Se o seu objetivo é conquistar um cargo específico dentro de uma empresa, também é importante saber o que o seu empregador precisa para lhe conceder essa oportunidade. Para assumir tal cargo, quais habilidades você vai precisar desenvolver? Esse também é um caminho.

Quando for procurar as opções de pós-graduação, você vai encontrar uma distinção entre especialização e MBA . A maior diferença é que o  segundo inclui cursos mais voltados aos  negócios, na formação de executivos para empresas de diferentes segmentos.

Vantagens da pós-graduação a distância

Reflita sobre todas essas questões que foram colocadas aqui. Você terá um rumo mais claro sobre a melhor opção a seguir . Então, é chegado o momento de investir em uma boa pós-graduação a distância.

Para quem já trabalha, essa é a melhor forma de se atualizar e continuar adquirindo novos conhecimentos sem se render a uma rotina desgastante. Todos sabem que não é fácil trabalhar em tempo integral, cuidar da família e ainda frequentar a faculdade. Com a pós-graduação a distância, isso não é problema.

Além de estudar em casa, a EAD  ainda permite que você respeite o seu próprio ritmo de aprendizado. Não existe a pressão de acompanhar o andamento da turma, você pode avançar mais ou menos depressa. Nesse sentido, a pós-graduação a distância traz mais maturidade para a sua vida acadêmica. Por meio dela, você se torna muito mais autônomo em seu processo de aprendizagem. Também consegue aproveitar com calma todos os conteúdos que lhe são disponibilizados. Podemos dizer que é um “aprender com qualidade”.

Isso tudo sem contar com o fato de que a pós-graduação a distância é mais barata do que a presencial. Portanto, se você está com o orçamento já comprometido, dê uma olhada nas opções. Perceba que o sonho de se tornar um especialista pode caber no seu bolso.
Se quiser saber mais sobre os cursos da Unicesumar, acesse aqui!

cta4

Comentários

Comentários

2 Comentários

Deixe o seu comentário

Recomendado para você