Depois de terminar a faculdade ou após um tempo no mercado de trabalho, um novo sonho pode bater mais forte no coração dos profissionais da área de saúde: ter o próprio negócio. Sendo assim, que tal descobrir como montar um consultório médico?

Mais do que os conhecimentos sobre saúde e bem-estar, é preciso usar também habilidades técnicas e comportamentais relacionadas à área de gestão. Com isso, é possível gerenciar o negócio de forma estratégica e conseguir ter um bom retorno financeiro para manter as atividades.

Quer saber como começar a montar o seu próprio consultório? Acompanhe este artigo e conheça 8 passos essenciais para planejar esse processo!

1. Estude o mercado

Para começar, é preciso conhecer o mercado em que você está se inserindo. Fazer uma pesquisa é essencial para saber como está a concorrência, quais as tendências do momento, o que os pacientes esperam e como se destacar.

Basicamente, ao estudar o mercado, você tem mais recursos e conhecimento para entender quais serão os principais desafios a serem enfrentados e quais são as oportunidades para aproveitar. Desse modo, é possível fazer um plano de negócios estratégico.

2. Conheça as normas

O Conselho Federal de Medicina (CFM) conta com uma série de normas, descritas no Código de Ética Médica, que precisam ser seguidas em seu consultório. Dessa forma, é necessário conhecer a fundo os critérios para realizar publicidade, contratação de colaboradores, atenção às legislações sanitárias e apresentação dos procedimentos corretamente.

Vale a pena destacar também a necessidade de atenção às normas do mercado em relação a regime tributário, tipo de empresa e demais critérios fiscais e contábeis a definir na hora de abrir um consultório médico. 

3. Escolha a localização

O ponto escolhido para montar o consultório também é relevante. Afinal, vai definir também o seu público-alvo, o que influencia na precificação, nos procedimentos adotados, na infraestrutura e em demais fatores para manter a competitividade.

A localização em um bairro nobre, por exemplo, vai exigir maiores investimentos na atratividade do consultório. Ao mesmo tempo, é possível aumentar a precificação, uma vez que a renda média da população local pode atender aos valores praticados. No entanto, é preciso oferecer atendimento, serviços e qualidade à altura.

Por outro lado, a localização em bairros centrais, de alta circulação de pessoas, pode ajudar a conquistar um maior volume de pacientes. Nesse caso, é necessário também caprichar na apresentação do consultório, a fim de ter um diferencial da concorrência, e adotar preços competitivos.

4. Defina os valores de estrutura

Ao planejar a localização, torna-se mais fácil fazer um orçamento. Afinal, é possível estimar o público-alvo, as estratégias de atratividade de pacientes e a concorrência. Com isso, você consegue pontuar o espaço necessário, os principais itens na recepção e os equipamentos para os procedimentos.

É importante ter uma lista dos principais materiais, equipamentos, móveis e insumos a serem adquiridos para fazer também uma pesquisa de mercado. Dessa maneira, é possível encontrar valores mais estratégicos, que não comprometem o seu orçamento.

5. Determine as categorias de atendimento

É fundamental que as categorias de atendimento em seu consultório médico estejam muito claras. Com essa definição, torna-se mais fácil registrar o espaço, criar um site para a empresa, descrever os procedimentos apresentados e explicar aos pacientes as especializações do local.

Tenha em mente também as normas do CFM na hora de determinar as categorias de atendimento. Verifique igualmente as suas especializações e a de seus sócios, se houver, para garantir que todos tenham a qualificação necessária para o atendimento.

Os pacientes precisam saber os tipos de médicos que atendem no local para saber se as suas necessidades podem ser atendidas no consultório. Portanto, garanta a transparência das categorias de atendimento e as especialidades com as quais o seu negócio trabalha.

6. Adquira os equipamentos

Com um planejamento prévio, chega a hora de fazer a aquisição das principais ferramentas que serão usadas na rotina de trabalho. Em outras palavras, é o momento de comprar os equipamentos.

Nessa etapa, priorize a parceria com empresas confiáveis e cheque sempre o número de série dos equipamentos. A confiabilidade de cada item usado em seu consultório médico traz impactos diretos na segurança do paciente e na qualidade do atendimento.

Por essa razão, é necessário ter um cuidado redobrado com a aquisição dos equipamentos. Para isso, conte sempre com empresas que apresentam um bom histórico no mercado e, sobretudo, com boas recomendações na área da saúde.

7. Reúna a documentação

Não se esqueça de manter todos os documentos em ordem. Ao começar a montar um consultório, torna-se essencial reunir a documentação necessária para abrir o consultório médico, contratar os colaboradores, organizar os atendimentos e garantir a conformidade legal, fiscal e contábil.

Além disso, é importante arquivar e fazer uma boa gestão dos documentos para facilitar o acesso às pessoas autorizadas. Desse modo, na hora de fazer declarações, procedimentos de fiscalização e auditorias, toda a documentação está em ordem e pode ser apresentada de maneira transparente.

8. Realize um bom gerenciamento de custos

Montar um consultório médico pode gerar gastos acima do planejado. Por essa razão, prestar atenção no orçamento faz toda a diferença para não ultrapassar o teto de gastos.

Além disso, certifique-se de anotar todos os custos, previstos ou imprevistos, que você está tendo com a abertura do negócio. Esse cuidado ajuda na organização financeira e previne surpresas em relação aos recursos disponíveis.

Aproveite também as facilidades financeiras que você pode adquirir com a montagem do consultório médico. O parcelamento do preço de aquisição dos equipamentos, por exemplo, ajuda a poupar dinheiro e gerar fluxo de caixa para os meses iniciais do negócio.

Na verdade, para saber como montar um consultório médico, é preciso colocar tudo na ponta do papel. Com um bom planejamento, é possível passar por todas as etapas necessárias para tornar a inauguração um sucesso. Dessa forma, o seu negócio pode ser divulgado com estratégia e mais pacientes podem chegar até o local para contar com o seu atendimento.

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