Eles são a base do corpo e permitem os mais diversos movimentos. Sabe do que estamos falando? Dos pés, é claro! Embora sejam muito importantes, nem sempre recebem a atenção devida. E é ao falar do cuidado com essa área que aparece a atuação do podólogo.

Esse profissional ajuda a corrigir e até evitar problemas variados nesses membros inferiores. Afinal, os pés merecem tanta atenção quanto qualquer outra parte do corpo.

Mas será que você sabe como é essa carreira?

Descubra, a seguir, o que é preciso para ser um podólogo e entenda quais são as características da carreira!

podólogo - cta1

 

A Podologia em alta

É comum cair na armadilha de achar que a Podologia cuida da estética dos pés. Contudo, a verdade é que essa área é a responsável pela saúde desses membros.

Com tantos desgastes no cotidiano, é possível sofrer com calos, joanetes, unhas encravadas e até infecções. Sem a devida atenção, as ocorrências podem até se complicar.

Para se ter uma ideia, 7 em cada 10 pessoas sentem dores ou desconfortos nos pés. É difícil encarar o cotidiano com uma unha encravada ou um joanete.

https://youtu.be/KHSuuuVUaUQ

Porém, recorrer a quem não entende do tema só piora o quadro — daí a importância de estar nas mãos de um profissional capacitado.

É o podólogo que surge para garantir os melhores procedimentos. Ele faz parte de uma ramificação da área da Saúde, e é preparado para oferecer um cuidado especial — e especializado.

A boa notícia é que cada vez mais pessoas entendem a importância da carreira. Atualmente, há cerca de 50 mil podólogos em todo o Brasil. Em pleno crescimento, o setor traz a chance ideal para quem deseja ter uma nova e promissora profissão.

Se quiser explorar as possibilidades de atuação, conheça as vertentes da área de Podologia e veja qual delas é a sua cara!

Os requisitos para trabalhar como podólogo

Para desempenhar a tarefa como manda a lei, um podólogo precisa atender a alguns requisitos.

Até pouco tempo atrás, qualquer pessoa poderia atuar na área. Mas agora é preciso ter formação técnica para ser um profissional da Podologia. Veja, a seguir, os requisitos para entrar no mercado de trabalho da maneira correta.

Formação técnica

Já que a saúde dos pés é o grande objetivo do profissional, ele deve conhecer essa parte do corpo muito bem: suas doenças, os problemas mais comuns e os procedimentos corretos para tratá-los. Além de tudo, tem que saber como manter a segurança e a higiene.

A maneira de conhecer os conceitos necessários é pela formação. Uma graduação na área oferece a capacitação para que você cuide dos clientes da melhor maneira.

Para entender como são os estudos nesse ramo, já apresentamos o curso de Podologia. Confira!

Registro profissional

Em 2018, um antigo pedido foi atendido. Com a Resolução nº 288, do Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), a profissão passou a ser regulamentada.

O que esse fato significa? Basicamente, somente quem estiver capacitado pode atuar na área. Quem não cumprir os requisitos, vai infringir a lei. Isso traz mais segurança para os clientes e, é claro, para os profissionais.

De acordo com o CFBM, é preciso:

  • ter diploma ou certificado profissional;
  • obter registro no órgão regional.

Para quem se forma agora, a proteção é muito maior e não é necessário se preocupar com a concorrência desleal.

Podólogo - atuação

As habilidades desejáveis de um podólogo

Além dos conhecimentos e do registro, um bom profissional da área tem que apresentar algumas qualidades. Pode acreditar: elas fazem toda a diferença para os resultados, então não podem ser ignoradas.

Ficou curioso? Veja quais capacidades merecem a sua atenção!

Bom relacionamento interpessoal

Mais que resolver um problema nos pés, o podólogo atende pessoas. É preciso ser gentil, cordial e prestativo, além de transmitir segurança. Não se esqueça de que muita gente vem de procedimentos que foram malsucedidos, com profissionais despreparados.

Por isso, é fundamental ter um bom relacionamento. Saber se comunicar e deixar as pessoas tranquilas é essencial para construir uma carreira de sucesso. Que tal começar a praticar desde já?

Capacidade de observação

Às vezes, alguém chega com a reclamação de uma pequena pele inflamada no canto da unha. Com o olhar treinado, o profissional identifica uma unha encravada ou até uma infecção que demanda maior atenção. Como isso é possível?

Além de ter conhecimento, é preciso ser observador. Cuidar do paciente de maneira completa garante um serviço de qualidade e mais bem-estar. Assim, o resultado tende a ser satisfatório.

Alto nível de concentração

Imagine estar no meio de um tratamento de verruga plantar e se distrair? No mínimo, você não vai ter sucesso na tarefa — e ainda corre o risco de machucar a outra pessoa.

É por isso que o profissional da área tem que ser capaz de se concentrar. Fazer tudo com agilidade é importante, mas sem deixar de lado a precisão. Paciência e disciplina também são bem-vindas para obter o resultado perfeito.

Flexibilidade para encarar desafios

Vamos falar a verdade: os quadros são sempre diferentes. Alguém pode aparecer com um pequeno calo, enquanto outra pessoa tem uma grande infecção para ser tratada. Quem não encara desafios, não consegue lidar com a profissão.

É muito importante ser flexível e capaz de usar seus conhecimentos para todas as necessidades. Com disposição e mente aberta, a sua carteira de clientes se torna cada vez maior.

A escolha de um curso de graduação

Já que a formação técnica é obrigatória, nada melhor que investir seu tempo da maneira certa, não é mesmo? Para ter bom desempenho e se destacar no mercado, a escolha de uma boa graduação é essencial.

Veja, por exemplo, quais serão as disciplinas estudadas e se a instituição é reconhecida. Além disso, confira o que dizem outros alunos para ter a certeza que o diploma vai ajudar a entrar no mercado.

Se quiser máxima conveniência, um curso a distância é a opção ideal. Todas as aulas podem ser assistidas pela internet, de onde e quando preferir. É perfeito para quem está em transição de carreira e precisa conciliar os estudos com o trabalho, por exemplo.

Ainda dá para visitar o polo EAD e aproveitar a estrutura física sempre que desejar. Já que traz a união do melhor entre os dois mundos, a modalidade acaba com todas as desculpas para não estudar o tema!

Podólogo: profissional com várias oportunidades

Atuar como podólogo oferece várias possibilidades e a chance de crescer com o mercado. Com um bom curso, você terá tudo o que é preciso para garantir a saúde dos pés de seus futuros clientes.

Para se formar com total qualidade, conheça o curso de Podologia da Unicesumar e capacite-se do jeito certo!

 

podólogo - cta2

Comentários

Comentários