Mais um ano que se inicia e, com ele, mais um período de estudos para conseguir uma vaga em uma universidade. Mas como se preparar para o Enem e se dar bem nesse teste que parece ficar cada vez mais desafiador? É o que abordaremos neste artigo.

Aqui, você verá como se preparar para o Enem, aproveitando seu tempo da forma mais eficiente possível.

Acompanhe nossas dicas e vamos lá!

cta1-rotina-enem

Entenda a lógica da prova

Para começar, entenda a lógica da prova, que é bastante distinta dos vestibulares mais tradicionais. Mesmo que você já tenha feito o Enem antes, vale lembrar que a habilidade mais cobrada é a interpretação textual e a capacidade de contextualizar informações.

Os enunciados, que são bem extensos, mudam a forma de se chegar à resposta certa. Então, é preciso começar a estudar levando isso em conta.

Encontre e mentalize sua motivação

Qual é seu objetivo em prestar o Enem? Ganhar uma bolsa de estudos? Entrar na universidade dos sonhos no curso que sempre desejou? Conseguir financiamento? É preciso ter em mente que o Enem é como um trampolim que o levará até seus objetivos.

Ele é um importante passo em seu caminho. Portanto, mantenha-se motivado sempre que o desânimo bater!

Mantenha um ambiente de estudos adequado

O ambiente no qual você estuda precisa ser silencioso, bem arejado e iluminado. Pode ser um escritório, uma biblioteca ou um cantinho de sua sala; o essencial é que seja ergonômico e que você fique confortavelmente sentado.

Jamais caia na tentação de estudar deitado, sobre a cama ou sofá. Você acabará ficando com sono e se concentrar na leitura e realização de exercícios será muito mais difícil. 

No momento em que você se questiona sobre como se preparar para o Enem, essa é uma das questões mais importantes para você se preocupar.

Elabore um cronograma de estudos

Assim que o ano começar, reserve um dia para montar um cronograma de estudos. Muitos estudantes, ao ouvirem falar em cronograma, ficam apavorados porque acreditam que isso vai fazê-los estudar em todos os horários, sem descanso ou lazer. Pelo contrário, um cronograma vai ajudar você a canalizar melhor seu tempo e garantir que você possa desfrutar de seus momentos de lazer sem aquela pulguinha atrás da orelha sussurrando: “Você deveria estar estudando!”.

Para chegar a um planejamento eficaz, seja honesto consigo mesmo e pense nos horários que você pode e quer dedicar aos estudos, independentemente do período do dia. Você tem duas horas diárias? Três? Quatro? Então divida as disciplinas de acordo com esse período pré-definido.

Há pessoas que rendem muito à noite, outras à tarde, outras, ainda, pela manhã. Saiba qual é seu melhor horário, liste seus compromissos diários e defina o período de estudo!

Se for estudar à noite…

Se você trabalha durante o dia e vai estudar à noite, construa uma rotina de estudo, mas não se esqueça de cuidar da saúde física e mental.

Por exemplo, ao chegar em casa do trabalho, alimente-se bem, tome um banho e faça alguns exercícios de alongamento. Só então, depois desse ritual, sente para estudar. Seu corpo precisa compreender o final de um ciclo e o início de outro, só assim sua mente poderá focar, de fato, no aprendizado.

No momento de definir como se preparar para o Enem, você deve se programar para melhorar seus estudos notunos

Saiba priorizar matérias

Saiba priorizar o que deve ser estudado ao elaborar seu plano de estudo semanal. Identifique pontos de dúvida e dedique mais tempo e esforço aos assuntos nos quais tem mais dificuldade. Intercale, no entanto, com matérias que despertem seu interesse, assim, nenhum dia da semana ficará pesado e cansativo demais.

Programe seus finais de semana

Não há como se preparar para o Enem sem momentos de descanso.

Se você já estuda de segunda à sexta-feira, não use os dois dias de seu final de semana para continuar estudando. Você até pode programar algumas horas para revisar o conteúdo da semana, por exemplo, mas tenha em mente que seu cérebro precisa de um descanso prolongado para ter energia para a próxima semana.

Portanto, reserve um dia para fazer o que ama. Ir ao cinema, sair para dançar, visitar amigos e familiares. Não se isole.

Uma dica de como você pode usar alguns momentos do sábado, por exemplo, para relaxar e ainda assim contribuir para a qualidade dos estudos da próxima semana é limpar e organizar seu escritório.

Utilize técnicas de concentração

Já ouviu falar da Técnica Pomodoro? Segundo ela, rendemos mais quando intercalamos picos de estudo com intervalos pré-programados.

Por exemplo, vamos supor que você estuda três horas todo dia. Você pode dividir esse tempo em pequenos blocos de 30 minutos intercalados com intervalos de 10. Essa dinâmica garante que seu cérebro consiga se dedicar sem distrações durante o tempo estipulado, pois logo terá alguns momentos de descanso.

Uma dica: estudar ouvindo músicas instrumentais e relaxantes tende a ajudar a manter o foco e aumentar a produtividade. Encontre o ritmo que mais embala sua concentração!

Crie o hábito da leitura

O hábito de ler é benéfico ao ser humano de maneira geral e não apenas na preparação para o Enem. Por meio da leitura, você expande seus conhecimentos, vive diferentes experiências e passa a enxergar o mundo de uma forma mais ampla.

Você precisará de todas essas competências na hora de interpretar as questões da prova e, sobretudo, ao escrever a redação. Se você não é um leitor nato, não há problemas: vá, aos poucos, incluindo a leitura em sua rotina. Leia notícias sobre assuntos que despertam seu interesse e vá ampliando a partir daí. Um romance, um conto; uma reportagem completa: todas essas fontes vão enriquecer sua bagagem de saberes e argumentos.

Bem, essas foram nossas dicas de como se preparar para o Enem. Esperamos que elas tenham ajudado você a pensar em um bom planejamento de estudos para o próximo ano! Quando você já tiver ingressado na universidade, lembre-se dessas regras, pois elas continuarão sendo de grande ajuda.

Ainda está em dúvida sobre qual curso de graduação escolher? Então confira nossas opções!

cta2-rotina-nem

Avalie este post

Comentários

Comentários