Ingressar no mercado, construir uma carreira e chegar ao emprego dos sonhos, com estabilidade e bons salários, é objetivo de muita gente. Para isso, o primeiro passo é investir em qualificação profissional. É na faculdade que você tem os primeiros contatos com a futura profissão e se desenvolve pessoalmente.

Em um mercado tão competitivo, adquirir diferenciais é essencial. Por isso, além da graduação, você precisa trabalhar as suas soft skills e hard skills. Já sabe o que significam esses termos? Ainda que pareçam complicados, são habilidades muitos simples de se desenvolver –– e algumas delas até já fazem parte da sua vida. Acompanhe para entender mais!

O que são soft skills?

As soft skills são habilidades comportamentais que não estão diretamente relacionadas à carreira, mas fazem toda a diferença em sua atuação. Você não precisa nascer com elas: pode desenvolvê-las ao longo de sua jornada de estudos, convivendo com outras pessoas em diversas situações e assim por diante.

O mercado busca profissionais que tenham algumas dessas habilidades para formar bons times multidisciplinares e trabalhar as melhores soluções para os consumidores. Por isso, cada tipo de cargo ou vaga valoriza determinadas soft skills, mesmo em um mesmo segmento. Veja as principais habilidades a se desenvolver, seja qual for a sua área de atuação!

Comunicação

A comunicação é uma das soft skills mais valorizadas no mercado. As empresas desejam profissionais que saibam trocar ideias, criar alinhamentos, discutir soluções e transmitir feedbacks. Pessoas com essa habilidade conseguem desenvolver muitas outras e proporcionar mudanças significativas nos processos do negócio.

Trabalho em equipe

Mesmo que você goste de se destacar com a atuação individual, é no trabalho em equipe que as empresas procuram talento em seus colaboradores. Afinal, aqueles que sabem compartilhar conhecimentos e orientar os colegas em diversos momentos contribuem com a qualificação de todos –– o que é muito valioso para o negócio e o desenvolvimento dos projetos.

Gestão de tempo

Para organizar a rotina em meio a tantas tarefas, você precisa gerir melhor seu tempo. Essa habilidade é essencial para profissionais darem conta de todas as atividades da agenda sem gerar impedimento aos colegas de trabalho. Também vale para a vida pessoal, para conciliar o lazer com a jornada profissional, mantendo um equilíbrio e, principalmente, a saúde mental.

Inteligência emocional

A inteligência emocional é, com certeza, uma das habilidades do futuro. É com ela que você se torna adaptável às mudanças do mercado e se motiva mesmo diante das críticas, reinventando-se durante as necessidades. Em vez de se entregar às reclamações, busca maneiras de contornar os problemas e vencer desafios com confiança nos seus talentos.

O que são hard skills?

As hard skills são habilidades técnicas, geralmente mais relacionadas à atuação profissional. É mais fácil mensurá-las e encontrar alternativas para adquiri-las. Basta procurar cursos, treinamentos, leituras, prática de exercícios e assim por diante. Também dá para adicioná-las ao currículo de forma a destacá-lo.

Por muito tempo, eram as hard skills que definiam se um profissional era bom para determinada vaga nas empresas. É por essa razão que muitos processos seletivos têm os testes técnicos como uma das etapas, além da entrevista de perfil e de fit cultural. Conheça alguns exemplos de hard skills!

Domínio de idiomas

O inglês é uma das línguas mais faladas no mundo. É por isso que não dá para ficar sem investir nesse domínio. Assim, você consegue se comunicar, seja qual for o cenário: viagens de lazer, entrevistas de emprego em multinacionais, reuniões com clientes estrangeiros e por aí vai. Imagine quantas oportunidades de trabalho se conquista com esse conhecimento!

Domínio da tecnologia

Hoje, toda atuação estratégica passa pela tecnologia. São ferramentas para todos os usos, desde a comunicação à divulgação de marcas. Há também conceitos e tendências que você deve acompanhar –– por exemplo, a computação em nuvem, a inteligência artificial e a realidade aumentada.

Gestão de equipes

Quem deseja assumir cargos de liderança ou mesmo se destacar em sua atuação precisa entender sobre Gestão de Pessoas. Isso envolve as formas de lidar com pensamentos diferentes, de se tornar exemplo, motivar os colegas e muito mais.

Gestão de projetos

Muitas empresas trabalham com projetos, que têm seus prazos, impedimentos, necessidades e assim por diante. É preciso saber quais são as etapas de planejamento e execução, mesmo que você não atue diretamente nessas equipes. Essa visão global de um negócio é importante para o seu crescimento profissional.

Como é possível desenvolver essas habilidades?

Vimos que as soft skills e hard skills são possíveis de se desenvolver durante a vida, principalmente na faculdade. Mas, como fazer isso? Veja só!

Aprenda a ouvir

Quando se fala em comunicação, logo pensamos que a ideia é saber falar bem, com eloquência e clareza para transmitir corretamente a mensagem. Mas essa habilidade (e muitas outras) dependem demais da sua capacidade de ouvir. Sempre faça o exercício de esperar a pessoa encerrar seu raciocínio e não a interrompa.

Nos momentos em que você corta a fala dos outros, pode perder grandes ensinamentos e oportunidades de aprender — e até de formular melhor sua resposta. Então, não seja aquela pessoa que só interrompe as conversas, combinado?

Busque experiências diversas

Como vimos, a faculdade é um excelente palco para desenvolver as soft skills e hard skills. Aproveite os anos de graduação para essas experiências diversas. Faça estágios, participe de eventos profissionais, frequente as atividades complementares propostas pela instituição (mesmo que faça EAD) etc. Trabalho voluntário e intercâmbio são outras boas apostas!

Use a tecnologia a seu favor

As redes sociais são bons lugares para passar o tempo, não é mesmo? Mas servem para muito mais que isso. É possível acompanhar profissionais com conteúdos interessantes ou até compartilhar seus aprendizados com sua audiência. Sem falar dos aplicativos que ajudam na organização, no treinamento de idiomas e por aí vai.

Saia um pouco das telas

Achou um pouco contraditório falar em sair da frente das telas logo após a dica de usar a tecnologia a seu favor? Calma, que a gente explica! De fato, a internet e suas ferramentas são essenciais para nosso desenvolvimento. Mas o convívio com as pessoas também é, na mesma medida.

Conversar com quem tem opiniões diferentes, entender pontos de vista e apresentar os seus é um excelente exercício para desenvolver habilidades –– e não estamos falando só das comportamentais, como a comunicação. Nesses diálogos, você tem a chance de aprender também algumas técnicas, trabalhar outros idiomas etc.

E nada melhor que essa interação pessoal, concorda? Aquela boa conversa que você não vê o tempo passando, pega um pedaço de papel para provar suas teorias e se empolga nos argumentos. Isso tudo soma demais à sua carreira.

Agora que você sabe o que são as soft skills e hard skills, busque formas de desenvolvê-las em sua trajetória. Lembrando que o convívio com outras pessoas de vivências e opiniões diferentes ajuda bastante no aprimoramento de diversas dessas habilidades.

Gostou do conteúdo? Não guarde as descobertas só para você! Compartilhe estas informações com seus amigos nas redes sociais!

Avalie este post

Comentários

Comentários