Você já pensou em tudo o que faz com que um negócio funcione? Para conseguir bons resultados e se destacar no mercado, a área de vendas tem um papel crucial. Nesse sentido, o curso de Gestão Comercial prepara profissionais capazes de fazer a diferença.
Essa profissão cuida de todos os recursos ligados à atividade comercial, como as vendas para os clientes e as compras com os fornecedores. Como é responsável por permitir que o negócio ganhe dinheiro, seguir na área pode ser bastante promissor para esse profissional.
Na sequência, conheça o curso de Gestão Comercial e entenda quais são suas principais características!
Como funciona esse curso?
O curso de Gestão Comercial é do tipo tecnólogo e vai prepará-lo para todos os desafios do mercado. Para tomar uma decisão adequada, que tal descobrir como ele funciona e quais são as suas qualidades?
Confira, a seguir!
Estilo de formação
Ele é mais rápido que as graduações “tradicionais”, mas não deixa de abordar todos os temas importantes para uma formação de qualidade.
Muito dinâmico, o curso nessa modalidade traz a aplicação prática dos conceitos e permite que você se prepare para ser um profissional de sucesso.
Duração
E por falar em rapidez para obter a formação, não podemos nos esquecer da duração do curso.
Funciona assim: o curso é dividido em módulos e cada disciplina prevê 100 horas/aula. Tudo é distribuído em 10 semanas e, ao fim de cada 5 semanas, há a semana de provas relativa a uma das matérias.
No curso de Gestão Comercial, há 8 módulos, com cerca de 3 disciplinas cada. Agrupadas por tipo e assunto, garantem um estudo estruturado e que facilita o aprendizado rápido.
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Quais são as matérias mais importantes de Gestão Comercial?
A formação de um gestor comercial inclui alguns conhecimentos específicos bem relevantes. Você vai precisar entender sobre finanças, pessoas, oportunidades e processos.
Para que isso se torne realidade, há algumas matérias que se destacam por sua importância.
Estratégias e promoção de vendas
Cada produto tem características e necessidades, bem como os negócios. Para aproveitar todo o potencial, é fundamental utilizar as estratégias corretas. Com uma atuação voltada para a persuasão e para a atração de consumidores, é possível maximizar os resultados de vendas.
A disciplina de Estratégias e Promoção de Vendas envolve as melhores técnicas, como o merchandising e a divulgação. Também inclui o planejamento de ações para melhorar os resultados, além de cuidar do ponto de vendas (PDV).
Comportamento do consumidor
Segunda a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 47% dos brasileiros pesquisam online antes de comprar, mesmo em lojas físicas.
Isso só ocorre graças ao aumento do acesso à internet e às novidades tecnológicas. Então, é um bom exemplo de como o comportamento do consumidor muda ao longo do tempo.
Ficar de olho nessas questões é essencial para o gestor comercial e é por isso que a disciplina de Comportamento do Consumidor existe.
Ela aborda as principais teorias sobre o tema e permite conhecer como a maneira de agir, pensar e sentir das pessoas influencia nos resultados de todos os negócios. É a sua chance de aproveitar essas características para otimizar seu processo de decisão.
Logística e centros de distribuição
A logística tem a ver com toda a movimentação para que o produto chegue às mãos do cliente.
Afinal, é a responsável pelo estoque, abastecimento e distribuição de produtos entre as unidades, por exemplo. Na disciplina de Logística e Centros de Distribuição, você aprenderá os principais conceitos e ações.
É uma boa oportunidade para conhecer a cadeia de suprimentos, os canais de distribuição e até as técnicas de gerenciamento de estoque.
Vendas de serviços
Nem toda empresa vende um produto. Há aquelas que oferecem serviços, como as de tecnologia ou com profissionais especializados para certas funções técnicas.
Mas não é porque não se trata de algo físico que as estratégias são menos importantes — muito pelo contrário.
A disciplina de Venda de Serviços do curso de Gestão Comercial inclui todas as particularidades desse acordo comercial. Ela fala de contratos e suas condições, bem como dos níveis de serviço e qualidade de prestação.
Gestão de vendas
Como as atividades comerciais estão relacionadas às vendas, é preciso que elas sejam bem administradas. Com uma visão tática e estratégica, dá para implementar inovações e melhorar os resultados.
A disciplina de Gestão de Vendas trata disso e muito mais. Uma das mais importantes do curso, ajuda a amarrar todos os conceitos, pois vai da gestão de pessoas e financeira às ações de promoção e vendas.
Ao cursá-la, você estará pronto para atuar no feroz mundo das vendas!
Como é o perfil de um bom gestor comercial?
Ao conhecer o perfil de um bom gestor comercial, você consegue desenvolver as habilidades corretas. As características vão além dos conhecimentos técnicos do curso EAD, por exemplo.
Para saber como se desenvolver, veja quais são as características de um bom gestor comercial.
Visão ampla
A parte comercial do negócio afeta todos os outros setores. As estratégias desempenhadas na área vão transformar os resultados e ajudar o empreendimento a chegar ao sucesso. Então, não dá para ter uma visão parcial, não é mesmo?
Com a capacidade de enxergar o estabelecimento completo, você consegue fazer análises amplas e que envolvem todos os conceitos. Assim, fica mais fácil tomar boas decisões.
Bom relacionamento interpessoal
No papel de líder, você terá que inspirar pessoas e contar com a participação delas. Então, ter bons relacionamentos é essencial.
Além disso, a formação de parcerias comerciais e o contato com distribuidores e clientes fazem parte do trabalho. Portanto, é preciso ser capaz de desenvolver bons relacionamentos, com empatia e conexões valiosas.
Autonomia
Como gestor, você é o grande responsável por coordenar profissionais e atividades que levam ao sucesso. Portanto, é preciso ter motivação para exercer sua autonomia e dar um bom exemplo para toda a equipe. Buscar soluções criativas e se mostrar independente são pontos essenciais.
Inclusive, é uma qualidade para ser desenvolvida desde a graduação. Para obter seu diploma EAD, como quase 2 milhões de brasileiros, é necessário saber se virar corretamente.
Curso de Gestão Comercial: portas abertas para o sucesso
O curso de Gestão Comercial traz a oportunidade de atuar em vários segmentos.
Com a escolha de uma boa instituição, você saberá tudo o que é necessário para conquistar clientes e fortalecer a estratégia de negócios. Em um curso EAD, fica ainda mais fácil aprender e se capacitar para o mercado.
E para ficar por dentro de todas as oportunidades, baixe nosso conteúdo gratuito e conheça o mercado de trabalho para formados a distância.
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