Você já pensou no que acontecerá nos próximos anos? Para onde vamos? Quais serão os impactos da tecnologia? Parece difícil acertar qualquer previsão, mas de uma coisa pode ter certeza: o jovem no mercado de trabalho precisa se adaptar.

O assunto é tão importante que 65% das crianças que estão na escola hoje ocuparão profissões que ainda nem existem. Já pensou? Você já está mais próximo de entrar no mercado profissional, então ainda tem vantagens, mas é necessário se preparar.

Para começar do jeito certo e conquistar os melhores resultados, veja 5 dicas indispensáveis para aumentar suas chances como jovem no mercado de trabalho!

unicesumar_cta_1_3_modelos_de_curriculo_para_encher_os_olhos_das_empresas

Passos para o sucesso do jovem no mercado de trabalho 

1. Conheça os desafios e esteja pronto para eles

Vamos falar a verdade: o mercado de trabalho não é fácil para ninguém.

De iniciantes a profissionais com 40 anos de carreira, todos encontram desafios ao longo do processo — e isso é bom! Afinal, é por meio das dificuldades que podemos crescer e alcançar novos patamares, não é?

Para começar com o pé direito, o ideal é já entender quais são as principais dificuldades e como você pode se preparar para elas. Dessa maneira, será mais fácil trilhar um caminho de sucesso.

Veja quais são alguns pontos principais!

Falta de experiência

Uma das maiores contradições é a experiência exigida. Afinal, o profissional jovem no mercado de trabalho precisa de oportunidades, mas muitas estão destinadas a quem já tem experiência. Parece confuso, não é? Mas é possível resolver!

A dica é investir em estágios, trabalhos voluntários ou mesmo em projetos próprios. Demonstrar que já entende um pouco do mercado é sinal de proatividade — o que é um destaque e tanto.

Exigência de qualificação

Além disso, é comum que um desafio esteja ligado à qualificação que você deve apresentar. A formação é só o primeiro passo e pode ser necessário ter que conhecer outro idioma, entender sobre o uso de tecnologia e assim por diante.

Para não ficar para trás, a dica é consumir um pouco de tudo. Aprenda os conceitos básicos que puder, pelo menos para demonstrar que já tem algum interesse.

Alta competição

Ter experiência e os conhecimentos certos já não garante uma vaga. Você vai encarar uma forte concorrência, então é bom estar preparado. Tente entender quais são seus diferenciais e como pode ajudar cada empresa. Na hora da entrevista, use essas características como uma forma de se destacar.

Demanda de performance

Você conseguiu a vaga? Ótimo, mas os desafios não acabaram.

Agora, surgem as cobranças sobre o desempenho e é preciso ter jogo de cintura para dar conta de tudo. Um bom plano de carreira, um gerenciamento de tempo adequado e organização de prioridades devem ser seus melhores amigos se você quiser chegar lá!

2. Não deixe de buscar uma boa formação

Sabe aquela história de que “os profissionais do futuro não vão precisar de diploma”? Pois é, essa é uma grande besteira.

Não é porque caminhamos para o maior uso da tecnologia ou novas gerações no mercado que se deve abrir mão da qualificação — muito pelo contrário. A competição será cada vez mais acirrada e você deve ter bons conhecimentos.

Por isso, é indispensável selecionar uma formação adequada. Estar na faculdade pode até não ser o único passo necessário, mas é o que vai ensinar a profissão que pretende seguir.

Se quiser ter praticidade, sem abrir mão da qualidade, vale escolher a modalidade EAD. Nesse estilo, você poderá estudar pela internet, quando e onde quiser, sem deixar de aprender. Tem tudo a ver com o futuro e ainda garante que se prepare corretamente.

Jovem no mercado de trabalho - networking

3. Use o networking como uma de suas armas secretas

Os relacionamentos interpessoais já são importantes para o jovem no mercado de trabalho. Para os profissionais do futuro, serão ainda mais relevantes.

Afinal, o trabalho colaborativo terá mais força em um ambiente repleto de máquinas e da necessidade de boas soluções. Por isso, você não deve se esquecer do networking.

Basicamente, ele consiste em criar uma rede de contatos de interesse para a sua profissão. Com essa prática, terá um suporte para trocar experiências e, é claro, oportunidades sobre a área.

Como muitas vagas nem sequer chegam aos anúncios tradicionais, você deve se preocupar em fazer boas conexões. Utilize a faculdade (como nos fóruns EAD) e vá a eventos ligados à sua carreira.

Assim, é possível se cercar de gente capacitada e que pode ajudá-lo a crescer!

4. Não pare de se atualizar

Parece um conselho antigo, mas não é. Mais do que nunca, a atualização dos conhecimentos é essencial para quem deseja o sucesso.

Para o jovem no mercado de trabalho com olhos no futuro, isso é especialmente importante por causa da grande concorrência e dos avanços acelerados.

Novidades em termos de tecnologia, métodos e exigências surgem o tempo inteiro. Se você não ficar ligado, será deixado para trás e não conseguirá alcançar o que deseja na carreira. E não é isso que queremos, certo?

Por isso, é fundamental se atualizar de maneira constante. Faça novas capacitações, aprenda outras habilidades e acompanhe as novidades do seu mercado. Assim, você se tornará um profissional muito mais interessante!

5. Saiba cuidar de si e dos seus resultados

Estamos caminhando para um mercado de trabalho cada vez mais automatizado e com integração da tecnologia. Para o jovem no mercado de trabalho, não significa apenas acompanhar as tendências.

É preciso se adaptar a essa nova realidade se você quiser se dar bem. Mas como fazer isso? A resposta é simples: com o autogerenciamento.

Em vez de esperar que alguém dê as ordens, trabalhe a produtividade e resolva o que for possível. Saiba usar sua autonomia de maneira inteligente e não dependa somente do feedback alheio para saber que fez um bom trabalho.

Esse nível de independência é muito bem-vindo em um cenário dinâmico e cheio de mudanças. Com essa atitude, pode ter certeza que sua presença não vai passar despercebida!

Jovem no mercado de trabalho: muitas possibilidades para chegar longe

Ser jovem no mercado de trabalho não é moleza, mas é possível driblar as dificuldades e começar a integrar o time de profissionais do futuro.

Não deixe de aplicar essas dicas e aproveite todo o potencial das oportunidades que aparecerem!

Se quiser mais dicas para mandar bem, curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram!

Avalie este post

Comentários

Comentários