Você já pensou em tudo o que influencia o seu futuro? Ao pensar nos estudos, não basta encontrar o curso certo de graduação. É fundamental saber como escolher uma faculdade de qualidade, já que uma boa instituição também impacta o seu futuro.

Ao mesmo tempo, o ideal é fugir de conceitos que não são precisos. Ouvir apenas a opinião de estudantes, por exemplo, pode não ser o suficiente. Em vez disso, é muito importante ter bons instrumentos de medição.

Quer conhecer quais são os principais? Veja como escolher uma faculdade de qualidade e tire suas dúvidas!

cta1-guia-ead-novo

Entenda como escolher uma faculdade

Quando falamos em tomar a decisão correta, o motivo é importante: o conhecimento que vai adquirir e guiar a sua carreira profissional.

Obter o diploma em uma boa instituição te ajuda a estar melhor preparado para o mercado de trabalho competitivo. Assim, se sentirá mais confiante quando estiver concorrendo a uma vaga de emprego, por exemplo.

Além disso, optar por uma faculdade reconhecida dá peso ao seu currículo e gera uma impressão positiva nos recrutadores.

Afinal, toda empresa deseja ter profissionais qualificados, não é mesmo?

Não menos importante, essa decisão faz com que você tenha uma boa experiência. É a melhor forma de conseguir suporte, ter estrutura e ferramentas adequadas para o seu processo de aprendizagem.

Descubra os principais indicadores

Ao pensar em como escolher uma faculdade de qualidade, é essencial utilizar critérios objetivos. Afinal, é do seu futuro que estamos falando — não dá para arriscar, não é mesmo?

Então, o ideal é recorrer aos indicadores. No Brasil, o Ministério da Educação (MEC) é o órgão responsável pela regulamentação e avaliação recorrente das instituições de ensino.

Por isso, vamos explicar abaixo quais indicadores utilizados pelo MEC que você deverá checar ao fazer a escolha do seu curso superior.

A seguir, veja como funcionam os principais indicadores e entenda a relevância de cada um.

Como escolher uma faculdade - conceito

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade)

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um dos mais importantes para o curso superior. Ele serve para medir o grau de conhecimento dos estudantes que se formam em determinado curso.

Elaborado e realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), oferece uma visão clara de quais são as faculdades que trazem a melhor formação.

Conceito Preliminar de Cursos (CPC)

O Conceito Preliminar de Cursos (CPC) também é calculado pelo INEP. Ele é baseado  no desempenho dos estudantes no Enade, mas inclui outras análises.

Ele tem a ver, por exemplo, com o corpo docente, com a infraestrutura da instituição e até com a percepção dos professores sobre o processo de formação.

Isso o torna um indicador objetivo e que ajuda a perceber como uma faculdade se posiciona no mercado.

Conceito Institucional (CI)

O Conceito Institucional (CI) é uma medida objetiva da qualidade e até da infraestrutura do local.

Ele é calculado a partir de visitas realizadas pelo Ministério da Educação, onde são conferidos alguns aspectos. Entre os fatores, estão o desempenho da gestão, as políticas de ensino, infraestrutura, corpo docente e administrativo.

O CI é uma das medidas mais importantes e é associado ao Enade, CPC e IGC. Para completar, há o Índice de Desenvolvimento Docente (IDD) e os 5 compõem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

Conheça a Unicesumar e seus atributos

A Unicesumar se preocupa com os indicadores e com a sua tarefa de como escolher uma faculdade de qualidade. É por isso que o centro universitário desenvolveu uma estrutura reconhecida pelos órgãos públicos.

Diversos cursos têm conceito 4 e 5, pelo Enade. Como a escala vai de 1 a 5 em todos os indicadores, esse é um excelente resultado.

Além disso, a instituição tem IGC 4, de acordo com os dados do MEC de 2017 por 8 anos consecutivos. Ou seja, a comprovação de que há quase uma década a instituição mantém seu cuidado e manutenção da qualidade em vários âmbitos.

Para completar, o órgão público concedeu à Unicesumar o CI de 5, que é o valor máximo.

Demais, não é?

Tudo isso demonstra que a instituição está preparada para garantir uma formação completa e que agrega valor ao currículo. O centro universitário conta, ainda, com outras qualidades que justificam a escolha. Veja abaixo!

Variedade de cursos

A EAD Unicesumar tem uma oferta completa de cursos, para várias especialidades exigidas no mercado de trabalho. São mais de 100 cursos de graduação e pós-graduação. De Engenharia Civil e Administração ao Marketing ou Teologia, não faltam alternativas para quem deseja se capacitar.

O melhor é que tudo é feito com qualidade. Por exemplo, dos 13 cursos EAD mais recentes avaliados pelo MEC em 2019,  todos foram reconhecidos com nota 5, ou seja, nota máxima! Com bons professores e metodologia que utiliza vários recursos tecnológicos como a realidade aumentada, estudar na educação a distância da Unicesumar traz a chance de aprender e de se preparar para o mercado de trabalho.

Educação a distância

Diante de uma rotina atarefada, pode ser difícil conciliar todas as atividades. Portanto, a educação a distância aparece para te dar flexibilidade e, ao mesmo tempo, possibilita menor investimento do que o ensino presencial.

A modalidade EAD conta com material didático completo e aprofundado, sistema atualizado e fórum para dúvidas e tutoria. A instituição ainda tem mais de 600 polos EAD, onde você faz avaliações e pode aproveitar parte da estrutura física no seu aprendizado.

Pronto para escolher uma faculdade?

Ao usar esses indicadores, você sabe como escolher uma faculdade de qualidade. Assim, suas chances de sucesso serão multiplicadas! Que tal?

Já que a Unicesumar se destaca com ótimos conceitos nos indicadores, aproveite e conheça os nossos cursos de graduação EAD!

cta2-guia-ead-novo

Avalie este post