Com a pandemia do novo Coronavírus, modelos híbridos de trabalho vêm se tornando muito comuns dentro do mercado de trabalho. De fato, essas mudanças na maneira de se trabalhar estão ocorrendo gradualmente, principalmente por conta da necessidade do isolamento social decretado pelos órgãos de saúde.

Nesse caso, várias empresas foram obrigadas a adotar uma rotina de atuação a distância, sendo que muitos colaboradores se depararam com uma nova realidade: o trabalho remoto ou home office. Apesar de parecidos, esses dois formatos apresentam diferenças significativas, principalmente no jeito de atuar.

E aí, interessou-se pelo assunto e quer saber o que são esses dois modelos de trabalho? Então continue a leitura!

O que é trabalho remoto?

De modo geral, o trabalho remoto é um termo que se refere à forma de trabalho desempenhada em um lugar fora do escritório, que possibilite a separação física e que utilize tecnologias facilitadoras de comunicação.

Portanto, significa que o funcionário pode realizar a sua atividade fora do ambiente corporativo, usando qualquer tecnologia da comunicação e informação para se manter vinculado ao empregador. É muito comum que a corporação e os colaboradores optem por esse tipo de trabalho, não só pela praticidade, como pela economia de custos.

Outro benefício é que ele permite a flexibilização dos horários de trabalho, algo que tem sido buscado por pessoas de todo o mundo. Contudo, tenha em mente que escolher essa opção não quer dizer que haverá perda de qualidade ou descontrole em relação à jornada de trabalho.

Uma das diferenças principais do trabalho remoto para o modelo tradicional é a organização das horas trabalhadas. Logo, as metas continuam valendo e elas precisam ser cumpridas — mas não interessa se você cumpre a sua jornada das 8h até as 17h — o que importa é que isso não interfira na rotina de atuação.

O que é home office?

O termo home office significa escritório em casa. Assim, nada mais é do que os profissionais terem uma estrutura na própria residência para desempenhar suas funções de trabalho como se estivessem dentro da empresa.

Mesmo que seja comum encontrar pessoas autônomas trabalhando em home office, funcionários de diferentes áreas podem aproveitar esse modelo de atuação. É possível adaptá-lo tanto à rotina de quem trabalha como freelancer quanto daqueles que atuam sob regime de CLT.

Nesse caso, os colaboradores prestam serviços de carteira assinada, mas sem ter a obrigação de estar presencialmente nas dependências da corporação. Nesse tipo de trabalho, a companhia é responsável por oferecer a infraestrutura e os equipamentos necessários para que o trabalhador consiga executar suas funções fora do ambiente corporativo.

Além disso, não é porque está em casa que os colaboradores fazem suas próprias regras. É comum que eles tenham que bater ponto virtual e cumprir o horário estipulado pela empresa.

Existe diferença entre trabalho remoto e home office?

Apesar de serem bem parecidos, existem algumas diferenças entre o trabalho remoto e o home office. O primeiro consiste em um tipo de trabalho que deve ser prestado a distância, ou seja, quando os funcionários não estão presentes dentro da empresa.

Assim, é possível trabalhar de qualquer lugar: em outro estado, cidade, país, de casa, de um coworking etc. Por outro lado, realizar home office significa que o trabalhador deve estar necessariamente em casa em um período integral — bacana, não é mesmo?

É importante ressaltar que ambas as alternativas apresentam ótimas vantagens, tanto para a corporação quanto para o colaborador, como autonomia, economia de custos, equipe motivada e empregadores mais independentes.

Para se dar bem nessas modalidades de trabalho, lembre-se de que é essencial investir na qualificação profissional, viu? Isso porque, é cada vez mais comum que o mercado de trabalho exija que os profissionais desenvolvam habilidades do futuro, além das famosas soft skills e hard skills, como empatia, inteligência emocional, criatividade e boa comunicação.

Quais são as profissões que permitem o trabalho a distância?

Sabia que algumas profissões são mais flexíveis e permitem o trabalho a distância? Pois é! Confira, abaixo, algumas carreiras para quem está em busca de autonomia na rotina de atuação.

Publicidade

O publicitário é responsável por coordenar e avaliar campanhas publicitárias para diversas mídias. Nesse caso, é possível atuar como freelancer com fotografia, planejamento, produção de conteúdo etc.

Assim, você consegue definir preço, horário e prazos. Uma boa dica é divulgar os serviços pela internet.

Marketing

O profissional de Marketing é responsável por desenvolver ações de SEO e SEM para gerar visitas e leads a empresas. Além disso, executa papel fundamental no acompanhamento de resultados, seja por meio de pesquisas de mercado, seja a partir da análise de conteúdos.

Com as principais ferramentas em mãos e com as reuniões a distância, o trabalho pode ser feito de qualquer lugar do mundo.

Design Gráfico

O designer gráfico é responsável pelo desenvolvimento de projetos de comunicação visual, incluindo a criação de produtos e suas embalagens. O profissional também produz animações para os ambientes digitais, pensa em logotipos de marcas, cria anúncios, testa identidade visual para marcas, entre outros.

Logo, é possível desenvolver todas essas atividades no conforto de casa, basta ter um computador com acesso à internet.

Ciências Contábeis

Se você curte cálculos, matemática e estatística, a profissão de contador é uma boa alternativa. Os profissionais são responsáveis por cuidar do orçamento de pessoas físicas ou empresas, sendo uma carreira essencial para o desenvolvimento econômico do país.

Essa área permite que você preste concurso público, caso o trabalho a distância não seja mais uma opção. Assim, esse também é um campo indicado para o home office e o trabalho remoto, que permitem escolher diferentes modalidades de atuação.

As atividades podem ser desenvolvidas em um pequeno espaço. Assim, basta adaptar o cômodo de casa e transformá-lo em escritório.

Agora que já conhece as diferenças entre trabalho remoto ou home office, deu para perceber que essas opções têm se tornado cada vez mais comuns no mercado de trabalho, certo? Portanto, não fique para trás! Pesquise por vagas remotas de emprego em sites como Remotar, Remoteok, Na Prática, Black Vagas e Gitcoin!

Gostou de conhecer as diferenças entre os dois tipos de trabalho e quer expandir seu conhecimento? Então saiba quais são os tipos de trabalho e como eles funcionam!

Comentários

Comentários