O Desafio Houdini foi aplicado em 39 polos que ofertam a Metodologia Híbrida nos cursos de Engenharias da Unicesumar. Houdini foi um famoso mágico e ilusionista cujas atrevidas performances são conhecidas até hoje. O desafio recebeu o nome dele, pois o objetivo da atividade foi abrir um cadeado com senha em uma corrida contra o tempo.
Mas não é tão simples assim! Para ter acesso à senha, os estudantes resolveram, em seis etapas, desafios aplicados de Geometria Analítica e Álgebra Linear. Com o resultado do último desafio, os estudantes descobriram a senha do cadeado numérico. O grupo vencedor foi o que concluiu em menor tempo todos os cálculos previstos!
“Como o maior objetivo das atividades é que os estudantes apropriem-se dos conhecimentos e desenvolvam as competências necessárias para o exercício profissional, é preciso criar situações que geram engajamento e motivação para o aprendizado. O Desafio Houdini é uma destas estratégias pedagógicas que mobiliza a motivação dos estudantes. A atividade é organizada por meio da realização de desafios reais do campo profissional”, conta Thuinie Daros, head de cursos Híbridos/Metodologias Ativas.
Já o coordenador dos cursos de Engenharias, professor Fábio Gentilin, aponta que “o desafio estimula o raciocínio lógico e aplica os conhecimentos matemáticos para a solução de problemas, da mesma forma com que o engenheiro atua em sua vida profissional. O sucesso depende do domínio de ferramentas, como os conceitos de geometria analítica e álgebra linear.”
O polo vencedor deste grande desafio foi Itabira – MG. O grupo estava representado pela tutora facilitadora Arielle Duarte Alves, com um tempo de 9 minutos e 13 segundos.
Equipe vencedora do Desafio Houdini conquistou ingressos de cinema fornecidos pelo polo de Itabira/MG.
Confira o ranking das 20 primeiras posições:
Polo | Turmas | Tutor Facilitador | Tempo (min) |
ITABIRA – MG | 3 | ARIELLE DUARTE ALVES | 9,13 |
CAMPO GRANDE – MS | 1 | MARIANA PRADO | 12,18 |
CAXIAS DO SUL – RS | 2 | RITA ELISE VOGHETTI RIBEIRO | 12,35 |
CASCAVEL – PR * | 2 | ANNA ARALDI | 15,17 |
APUCARANA – PR | 2 | DAYANE JACKES DE CAMARGO | 16,5 |
SANTOS – SP | 1 | WILSON DE SOUZA NETTO | 21,13 |
CRICIÚMA – SC | 1 | FLAVIA BONADEU | 21,14 |
PONTA GROSSA – PR | 3 | ALVARO FRANCISCO GOMES JUNIOR | 23,3 |
CURITIBA – CAMPUS – PR | 3 | PRISCILLA KOHIYAMA DE MATOS SILVA | 25,09 |
MARINGÁ – PR | 2 | ARQUIMEDES ROTTA NETO | 25,44 |
RIO DE JANEIRO – RJ | 2 | DANIEL PRADO DO ESPÍRITO SANTO | 28,3 |
SINOP – MT | 1 | ALINE CRISTINA SOUZA DOS SANTOS | 29,19 |
FOZ DO IGUAÇU – PR | 2 | LETICIA ALMEIDA GAMA | 29,23 |
GUARAPUAVA – PR | 2 | JOÃO MANOEL FOLADOR RODRIGUEZ | 30,43 |
CURITIBA – CAMPUS – PR | 1 | ANA CAROLINA MENDONÇA MANSUR | 31,24 |
TRÊS LAGOAS – MS | 3 | MELQUIDES CAVALCANTE | 34 |
BETIM – MG | 1 | HENRIQUE ALVES | 34,51 |
PARÁ DE MINAS – MG | 1 | FELLIPE DE ALMEIDA FONSECA | 35,16 |
É importante destacar que o sucesso de atividades como esta depende muito do engajamento e da motivação da equipe da sede e, principalmente, dos polos, visto que é lá que a prática ocorre!
Para manter a motivação dos estudantes, o gestor Rodolpho Bernardi Neto, de Bauru/SP, juntamente com sua equipe, tem se dedicado na preparação dos desafios e recepção dos estudantes no polo, conforme explica: “Sabemos que a motivação precisa de elementos externos de terceiros, mas também tem muito a ver com comportamento interno, ou seja, a pessoa se motiva externamente, mas o movimento em relação a fazer ou não fazer é interno, é pessoal! Como equipe do polo, estamos fazendo a nossa parte nos dois aspectos. Fazemos a motivação externa com troféus, brindes, prêmios; coisas simples e baratas, mas significativas! Acredito que é o elemento externo que leva ao movimento interno da pessoa a cumprir a tarefa. Este é um trabalho realizado pelo tutor facilitador e também por toda a equipe, levando a pessoa a desenvolver os desafios propostos pelas atividades”.
Troféu entregue aos ganhadores do Houdini no Polo Bauru/SP.
“São grandes os desafios hoje para manter o aluno ativo e matriculado. O mundo está muito acelerado, e atividades diferenciadas e incentivos auxiliam os estudantes a realizarem os desafios acadêmicos que demandam dedicação, tempo e muito ensino! Nosso desafio é manter a motivação para nosso aluno aprender mais e se tornar um excelente profissional”, finaliza Rodolpho.
O sucesso da atividade realizada pelos estudantes de Engenharias está na dedicação de toda equipe. A realização deste desafio foi recebida com grande entusiasmo pelos polos e, principalmente, pelos estudantes. Uma grande lição, que demonstra a importância do estudo prévio e do trabalho em equipe”, diz Natália Dofini, tutora pedagógica.






A equipe pedagógica dos cursos híbridos da Unicesumar agradece muito a participação de cada um neste Desafio Houdini. Foi uma experiência muito significativa para o crescimento dos alunos de Engenharias.
Conheça a metodologia híbrida para os cursos de Engenharia.