Ser engenheiro eletricista significa mexer com diversos fenômenos físicos e suas leis. É ser capaz de gerar, aplicar e acompanhar o uso da energia em sua rotina profissional, além de trazer novas soluções para o cotidiano. Parece incrível e desafiador, certo? E é mesmo!

E tem mais: vivemos uma fase em que as tecnologias têm se renovado com frequência avassaladora, o que aumenta as possibilidades para quem se torna um especialista nessa área.

Para se dar bem na carreira, é essencial ir além dos conhecimentos da aula. Então, mergulhe nos fatos mais interessantes sobre essa carreira! A seguir, veja quais são 4 aspectos que todo engenheiro eletricista precisa explorar e descubra mais sobre os encantos e as possibilidades dessa profissão!

Curso de Engenharia Elétrica

Fatos interessantes para o engenheiro eletricista

A seguir, trazemos algumas curiosidades que podem fazer você se interessar ainda mais por ser um engenheiro eletricista! Acompanhe!

1. A iluminação elétrica brasileira foi trazida por Thomas Edison

Se você tem interesse em se tornar um engenheiro eletricista, deve saber que foi Thomas Edison o “inventor” da aplicação de energia elétrica nas lâmpadas. Mas sabia que ele também foi o responsável pela iluminação pública no Brasil? E não só por causa de suas ideias!

A pedido do próprio Dom Pedro II, o inventor trouxe os equipamentos para utilização nas vias da então colônia portuguesa. A cidade do Rio de Janeiro era a nossa capital, e foi em suas ruas que a inauguração da iluminação aconteceu, em 1879.

Na próxima vez em que olhar para as lâmpadas nos postes, saiba que tem mais do Thomas Edison ali do que você podia imaginar!

2. A Engenharia Elétrica foi a escolha de muitas celebridades

Ser engenheiro elétrico é só para anônimos? Não tem nada disso! Tem muitos famosos que fizeram essa graduação.

O comediante Rowan Atkinson, intérprete do famoso Mr. Bean, cursou a faculdade na tradicional Universidade de Oxford. E não parou por aí: depois, ele ainda se especializou.

Na década de 1950, Herbie Hancock já era um músico bem famoso de jazz, conhecido por sua habilidade com o piano. Mesmo assim, decidiu cursar Engenharia Elétrica. Isso é que é paixão, hein? Depois, uniu seus dois universos e criou algumas músicas de jazz eletrônico!

Anousheh Ansari, a primeira pessoa do Irã a chegar ao espaço, também se formou na área, assim como Michael Bloomberg, um famoso político dos Estados Unidos. Não faltam inspirações!

3. A hidrelétrica com maior geração do mundo fica no Brasil

Quando falamos em energia elétrica, é comum pensarmos nas usinas hidrelétricas, né? Afinal, elas são a principal matriz energética em nosso país.

Quando pensamos nas maiores do mundo, a usina de Três Gargantas é a que tem o maior potencial de produção. Ela fica na China e foi construída para também ajudar a evitar as catastróficas enchentes da região.

Mas você sabia que é no Brasil que está a hidrelétrica com maior produção mundial? Isso mesmo: a nossa Usina de Itaipu saiu à frente da gigante chinesa e mantém o recorde de geração. Em 2018, Três Gargantas chegou perto e gerou 101 milhões de MWh. Só que, em 2016, Itaipu já tinha produzido 103,1 milhões de MWh. Números impressionantes!

Além disso, Itaipu opera desde 1984 e, até hoje, já gerou 2,6 bilhões de MWh. Na prática, todo o mundo poderia ser iluminado com essa geração por 42 dias, sem precisar de nenhuma outra fonte. No mesmo período, a chinesa produziu “apenas” 1,2 bilhão de MWh.

Engenheiro eletricista - itaipu

4. O sucesso na profissão exige planejamento

A carreira é muito promissora porque, afinal, todos precisamos de energia elétrica em nossas vidas. No entanto, a competição também é grande. Então, todo engenheiro eletricista também deve saber que, para se dar bem, é essencial se preparar bastante.

Já que o planejamento é importante, nada melhor que já entrar no mercado sabendo o que esperar, certo? Por isso, veja algumas dicas essenciais para mandar bem na carreira!

Escolha uma boa faculdade

Agora que você já definiu que quer ser um engenheiro eletricista, vem outra decisão de destaque: onde estudar! É fundamental que a instituição seja reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e que tenha uma matriz curricular adequada. Portanto, confira todas essas informações antes de se matricular.

Além disso, é importante contar com professores que realmente entendam do assunto e com uma boa estrutura. Lembre-se de que estamos falando do seu futuro e sucesso profissional, certo?

Se quiser ter mais praticidade para estudar, invista na modalidade EAD. Fazer graduação de Engenharia Elétrica a distância tem grandes vantagens, como mais flexibilidade na rotina, além de fazer você desenvolver importantes características profissionais, como a autogestão.

Mas tenha atenção: a faculdade deve contar com tudo de que você vai precisar: um bom ambiente de aprendizagem, polos presenciais e uma reputação adequada no mercado. Combinado?

Desenvolva as habilidades certas

Ter conhecimento técnico é muito importante na hora de lidar com circuitos elétricos ou de fazer um bom projeto. Mas, como engenheiro eletricista, os números não serão seus únicos companheiros. Será preciso lidar com outros profissionais, bem como com problemas e objetivos estratégicos.

Por isso, o ideal é construir um perfil profissional com habilidades diversas. Isso aumentará suas chances no mercado de trabalho e permitirá que você alcance melhores resultados. Veja as competências essenciais:

  • boa comunicação;
  • capacidade analítica;
  • habilidade de liderança;
  • proatividade;
  • resolução de problemas;
  • delegação de tarefas;
  • atuação crítica;
  • criatividade na busca por novas soluções.

Fique de olho nas tendências e novidades

A energia elétrica de hoje já não é a mesma de 50 anos atrás — e não será a mesma que daqui a 10 ou 15 anos.

Estamos em um momento que busca mais sustentabilidade e novas formas de gerar energia. Temos as fontes limpas e renováveis chegando com força para substituir a queima de combustíveis fósseis e as termelétricas. Alguns exemplos são a solar, a eólica e a com materiais ecoeficientes.

Para o futuro, veremos um número crescente de sistemas fotovoltaicos, soluções para evitar desperdícios e, é claro, bastante integração tecnológica.

Para ter sucesso na carreira, é fundamental não ficar para trás. Por isso, durante a faculdade e após se formar, é preciso acompanhar as tendências e novidades. Buscar novos conhecimentos e especializações também é importante e vai fazer com que você se destaque!

A diferença entre as atuações de engenheiro elétrico e eletricista

Muita gente interessada na formação pode ter dúvidas em relação às diferenças entre o que é ser um engenheiro eletricista e um eletricista.

Bem, este último é o responsável pela manutenção dos sistemas elétricos de casas, prédios e demais instalações. Por exemplo, supondo que a sua casa tenha tido um problema de curto-circuito no banheiro, você deve chamar o eletricista para cuidar disso, cuja formação pode ser de ensino técnico ou tecnólogo. Ele não precisa de ensino superior.

Já o engenheiro eletricista é quem vai desenvolver o projeto elétrico de prédios, casas e demais instalações. Também é o responsável por criar estruturas e componentes elétricos, além de trabalhar a automação de processos.

Entre suas funções, estão projetar plantas de geração de energia; entender o efeito das automações criadas, a fim de sempre aperfeiçoá-las; e compreender as demandas por energias mais limpas. Trabalhar com energia solar e eólica pode trazer ótimas oportunidades a esse especialista.

Engenheiro eletricista: um profissional com muitas possibilidades

Como deu pra você sentir, um engenheiro eletricista tem múltiplas oportunidades de trabalho. Na sequência, trazemos as opções em detalhes.

Automação

Com o avanço da tecnologia, muitos processos foram redesenhados e evoluíram, como a questão da automação em diversas indústrias. O engenheiro eletricista estuda disciplinas que lhe permitem analisar problemas e desenvolver soluções que impactem positivamente os fluxos de produção, trazendo mais rapidez, menos erros humanos e mais sustentabilidade aos processos.

Construção civil

Na construção civil, o especialista em Engenharia Elétrica também tem uma atuação importante. Ele desenvolve os sistemas elétricos para diversas construções e indústrias. Aqui, ele deve considerar as melhores opções e pode desenvolver instalações inteligentes, com mais segurança, bom custo-benefício e sustentabilidade.

Telecomunicações

Sistemas de telefonia e telecomunicações não param de avançar. Fomos, por exemplo, do 3G ao 5G em pouco tempo, o que pede manutenções, trocas e novos sistemas. Cabe ao engenheiro eletricista tornar tudo possível.

Eletroeletrônica

O engenheiro eletricista tem uma atuação superimportante na eletrônica, criando sistemas elétricos para diversos aparelhos, de notebooks a TVs, passando por eletrodomésticos.

Além dessas quatro áreas que trouxemos, os campos de hardware e software, nanotecnologia e geração de energia sempre pedem engenheiros eletricistas. Ou seja, as vagas existem e são variadas!

Engenheiro eletricista: um profissional com muitas possibilidades

A formação em Engenharia Elétrica traz muitas possibilidades para a sua vida profissional e para a sua realização. Com bastante planejamento, vai ser mais fácil aproveitar todas as boas oportunidades que surgirem.

Além disso, você pode optar por fazer algumas especializações, trazendo ainda mais know-how e chances de emprego ou de crescer na empresa em que já atua.

Ser um engenheiro eletricista em uma época onde as tecnologias se reinventam a toda hora é uma excelente escolha. Com empenho e uma ótima formação, como a oferecida pela EAD UniCesumar, você consegue se destacar!

E já que conversamos sobre a importância de uma boa graduação, aproveite para falar com a gente agora mesmo! Nossa equipe está preparada para tirar suas dúvidas!

Curso de Engenharia Elétrica

Avalie este post

Comentários

Comentários