Ser engenheiro eletricista significa mexer com diversos fen√īmenos f√≠sicos e suas leis. √Č ser capaz de gerar, aplicar e acompanhar o uso da energia em sua rotina profissional, al√©m de trazer novas solu√ß√Ķes para o cotidiano. Parece incr√≠vel e desafiador, certo? E √© mesmo!

E tem mais: vivemos uma fase em que as tecnologias têm se renovado com frequência avassaladora, o que aumenta as possibilidades para quem se torna um especialista nessa área.

Para se dar bem na carreira, é essencial ir além dos conhecimentos da aula. Então, mergulhe nos fatos mais interessantes sobre essa carreira! A seguir, veja quais são 4 aspectos que todo engenheiro eletricista precisa explorar e descubra mais sobre os encantos e as possibilidades dessa profissão!

Curso de Engenharia Elétrica

Fatos interessantes para o engenheiro eletricista

A seguir, trazemos algumas curiosidades que podem fazer você se interessar ainda mais por ser um engenheiro eletricista! Acompanhe!

1. A iluminação elétrica brasileira foi trazida por Thomas Edison

Se voc√™ tem interesse em se tornar um engenheiro eletricista, deve saber que foi Thomas Edison o ‚Äúinventor‚ÄĚ da aplica√ß√£o de energia el√©trica nas l√Ęmpadas. Mas sabia que ele tamb√©m foi o respons√°vel pela ilumina√ß√£o p√ļblica no Brasil? E n√£o s√≥ por causa de suas ideias!

A pedido do pr√≥prio Dom Pedro II, o inventor trouxe os equipamentos para utiliza√ß√£o nas vias da ent√£o col√īnia portuguesa. A cidade do Rio de Janeiro era a nossa capital, e foi em suas ruas que a inaugura√ß√£o da ilumina√ß√£o aconteceu, em 1879.

Na pr√≥xima vez em que olhar para as l√Ęmpadas nos postes, saiba que tem mais do Thomas Edison ali do que voc√™ podia imaginar!

2. A Engenharia Elétrica foi a escolha de muitas celebridades

Ser engenheiro el√©trico √© s√≥ para an√īnimos? N√£o tem nada disso! Tem muitos famosos que fizeram essa gradua√ß√£o.

O comediante Rowan Atkinson, intérprete do famoso Mr. Bean, cursou a faculdade na tradicional Universidade de Oxford. E não parou por aí: depois, ele ainda se especializou.

Na d√©cada de 1950, Herbie Hancock j√° era um m√ļsico bem famoso de jazz, conhecido por sua habilidade com o piano. Mesmo assim, decidiu cursar Engenharia El√©trica. Isso √© que √© paix√£o, hein? Depois, uniu seus dois universos e criou algumas m√ļsicas de jazz eletr√īnico!

Anousheh Ansari, a primeira pessoa do Ir√£ a chegar ao espa√ßo, tamb√©m se formou na √°rea, assim como Michael Bloomberg, um famoso pol√≠tico dos Estados Unidos. N√£o faltam inspira√ß√Ķes!

3. A hidrelétrica com maior geração do mundo fica no Brasil

Quando falamos em energia elétrica, é comum pensarmos nas usinas hidrelétricas, né? Afinal, elas são a principal matriz energética em nosso país.

Quando pensamos nas maiores do mundo, a usina de Três Gargantas é a que tem o maior potencial de produção. Ela fica na China e foi construída para também ajudar a evitar as catastróficas enchentes da região.

Mas voc√™ sabia que √© no Brasil que est√° a hidrel√©trica com maior produ√ß√£o mundial? Isso mesmo: a nossa Usina de Itaipu saiu √† frente da gigante chinesa e mant√©m o recorde de gera√ß√£o. Em 2018, Tr√™s Gargantas chegou perto e gerou 101 milh√Ķes de MWh. S√≥ que, em 2016, Itaipu j√° tinha produzido 103,1 milh√Ķes de MWh. N√ļmeros impressionantes!

Al√©m disso, Itaipu opera desde 1984 e, at√© hoje, j√° gerou 2,6 bilh√Ķes de MWh. Na pr√°tica, todo o mundo poderia ser iluminado com essa gera√ß√£o por 42 dias, sem precisar de nenhuma outra fonte. No mesmo per√≠odo, a chinesa produziu ‚Äúapenas‚ÄĚ 1,2 bilh√£o de MWh.

Engenheiro eletricista - itaipu

4. O sucesso na profiss√£o exige planejamento

A carreira é muito promissora porque, afinal, todos precisamos de energia elétrica em nossas vidas. No entanto, a competição também é grande. Então, todo engenheiro eletricista também deve saber que, para se dar bem, é essencial se preparar bastante.

Já que o planejamento é importante, nada melhor que já entrar no mercado sabendo o que esperar, certo? Por isso, veja algumas dicas essenciais para mandar bem na carreira!

Escolha uma boa faculdade

Agora que voc√™ j√° definiu que quer ser um engenheiro eletricista, vem outra decis√£o de destaque: onde estudar! √Č fundamental que a institui√ß√£o seja reconhecida pelo Minist√©rio da Educa√ß√£o (MEC) e que tenha uma matriz curricular adequada. Portanto, confira todas essas informa√ß√Ķes antes de se matricular.

Além disso, é importante contar com professores que realmente entendam do assunto e com uma boa estrutura. Lembre-se de que estamos falando do seu futuro e sucesso profissional, certo?

Se quiser ter mais praticidade para estudar, invista na modalidade EAD. Fazer gradua√ß√£o de Engenharia El√©trica a dist√Ęncia tem grandes vantagens, como mais flexibilidade na rotina, al√©m de fazer voc√™ desenvolver importantes caracter√≠sticas profissionais, como a autogest√£o.

Mas tenha atenção: a faculdade deve contar com tudo de que você vai precisar: um bom ambiente de aprendizagem, polos presenciais e uma reputação adequada no mercado. Combinado?

Desenvolva as habilidades certas

Ter conhecimento t√©cnico √© muito importante na hora de lidar com circuitos el√©tricos ou de fazer um bom projeto. Mas, como engenheiro eletricista, os n√ļmeros n√£o ser√£o seus √ļnicos companheiros. Ser√° preciso lidar com outros profissionais, bem como com problemas e objetivos estrat√©gicos.

Por isso, o ideal é construir um perfil profissional com habilidades diversas. Isso aumentará suas chances no mercado de trabalho e permitirá que você alcance melhores resultados. Veja as competências essenciais:

  • boa comunica√ß√£o;
  • capacidade anal√≠tica;
  • habilidade de lideran√ßa;
  • proatividade;
  • resolu√ß√£o de problemas;
  • delega√ß√£o de tarefas;
  • atua√ß√£o cr√≠tica;
  • criatividade na busca por novas solu√ß√Ķes.

Fique de olho nas tendências e novidades

A energia el√©trica de hoje j√° n√£o √© a mesma de 50 anos atr√°s ‚ÄĒ e n√£o ser√° a mesma que daqui a 10 ou 15 anos.

Estamos em um momento que busca mais sustentabilidade e novas formas de gerar energia. Temos as fontes limpas e renováveis chegando com força para substituir a queima de combustíveis fósseis e as termelétricas. Alguns exemplos são a solar, a eólica e a com materiais ecoeficientes.

Para o futuro, veremos um n√ļmero crescente de sistemas fotovoltaicos, solu√ß√Ķes para evitar desperd√≠cios e, √© claro, bastante integra√ß√£o tecnol√≥gica.

Para ter sucesso na carreira, √© fundamental n√£o ficar para tr√°s. Por isso, durante a faculdade e ap√≥s se formar, √© preciso acompanhar as tend√™ncias e novidades. Buscar novos conhecimentos e especializa√ß√Ķes tamb√©m √© importante e vai fazer com que voc√™ se destaque!

A diferen√ßa entre as atua√ß√Ķes de engenheiro el√©trico e eletricista

Muita gente interessada na forma√ß√£o pode ter d√ļvidas em rela√ß√£o √†s diferen√ßas entre o que √© ser um engenheiro eletricista e um eletricista.

Bem, este √ļltimo √© o respons√°vel pela manuten√ß√£o dos sistemas el√©tricos de casas, pr√©dios e demais instala√ß√Ķes. Por exemplo, supondo que a sua casa tenha tido um problema de curto-circuito no banheiro, voc√™ deve chamar o eletricista para cuidar disso, cuja forma√ß√£o pode ser de ensino t√©cnico ou tecn√≥logo. Ele n√£o precisa de ensino superior.

J√° o engenheiro eletricista √© quem vai desenvolver o projeto el√©trico de pr√©dios, casas e demais instala√ß√Ķes. Tamb√©m √© o respons√°vel por criar estruturas e componentes el√©tricos, al√©m de trabalhar a automa√ß√£o de processos.

Entre suas fun√ß√Ķes, est√£o projetar plantas de gera√ß√£o de energia; entender o efeito das automa√ß√Ķes criadas, a fim de sempre aperfei√ßo√°-las; e compreender as demandas por energias mais limpas. Trabalhar com energia solar e e√≥lica pode trazer √≥timas oportunidades a esse especialista.

Engenheiro eletricista: um profissional com muitas possibilidades

Como deu pra voc√™ sentir, um engenheiro eletricista tem m√ļltiplas oportunidades de trabalho. Na sequ√™ncia, trazemos as op√ß√Ķes em detalhes.

Automação

Com o avan√ßo da tecnologia, muitos processos foram redesenhados e evolu√≠ram, como a quest√£o da automa√ß√£o em diversas ind√ļstrias. O engenheiro eletricista estuda disciplinas que lhe permitem analisar problemas e desenvolver solu√ß√Ķes que impactem positivamente os fluxos de produ√ß√£o, trazendo mais rapidez, menos erros humanos e mais sustentabilidade aos processos.

Construção civil

Na constru√ß√£o civil, o especialista em Engenharia El√©trica tamb√©m tem uma atua√ß√£o importante. Ele desenvolve os sistemas el√©tricos para diversas constru√ß√Ķes e ind√ļstrias. Aqui, ele deve considerar as melhores op√ß√Ķes e pode desenvolver instala√ß√Ķes inteligentes, com mais seguran√ßa, bom custo-benef√≠cio e sustentabilidade.

Telecomunica√ß√Ķes

Sistemas de telefonia e telecomunica√ß√Ķes n√£o param de avan√ßar. Fomos, por exemplo, do 3G ao 5G em pouco tempo, o que pede manuten√ß√Ķes, trocas e novos sistemas. Cabe ao engenheiro eletricista tornar tudo poss√≠vel.

Eletroeletr√īnica

O engenheiro eletricista tem uma atua√ß√£o superimportante na eletr√īnica, criando sistemas el√©tricos para diversos aparelhos, de notebooks a TVs, passando por eletrodom√©sticos.

Além dessas quatro áreas que trouxemos, os campos de hardware e software, nanotecnologia e geração de energia sempre pedem engenheiros eletricistas. Ou seja, as vagas existem e são variadas!

Engenheiro eletricista: um profissional com muitas possibilidades

A formação em Engenharia Elétrica traz muitas possibilidades para a sua vida profissional e para a sua realização. Com bastante planejamento, vai ser mais fácil aproveitar todas as boas oportunidades que surgirem.

Al√©m disso, voc√™ pode optar por fazer algumas especializa√ß√Ķes, trazendo ainda mais know-how e chances de emprego ou de crescer na empresa em que j√° atua.

Ser um engenheiro eletricista em uma época onde as tecnologias se reinventam a toda hora é uma excelente escolha. Com empenho e uma ótima formação, como a oferecida pela EAD UniCesumar, você consegue se destacar!

E j√° que conversamos sobre a import√Ęncia de uma boa gradua√ß√£o, aproveite para falar com a gente agora mesmo! Nossa equipe est√° preparada para tirar suas d√ļvidas!

Curso de Engenharia Elétrica

Coment√°rios

Coment√°rios