Certamente você já ouviu falar na importância do ensino a distância, certo? O que antes parecia ser só moda, agora já é uma realidade para 2.450.264 estudantes, de acordo com o Censo da Educação Superior 2019. Esse número representa 28,4% das matrículas nos cursos de graduação e só tende a crescer nos próximos anos. Você imagina o motivo?

Os benefícios do EAD são muitos: flexibilidade para estudos, desenvolvimento de habilidades e competências para o mercado, melhor gestão de tempo e por aí vai. Com a pandemia em 2020, a importância dessa modalidade ficou ainda mais evidente, permitindo que as pessoas não abandonassem seu aprendizado no meio do caminho.

Mas já parou para pensar como funciona a faculdade EAD, de fato? Para tirar as suas principais dúvidas, preparamos este post com as principais diferenças para um curso presencial, os valores da graduação, a validade do diploma e muito mais. Confira!

Como funciona a faculdade EAD?

Quem pensa que o EAD é só ligar o computador ou celular nas aulas está muito enganado. Por mais que, simplificando, possa parecer simples assim, existe toda uma estrutura para possibilitar um ensino completo e de qualidade.

Em uma plataforma de ensino, os professores disponibilizam videoaulas, materiais de consulta, referências para estudos e atividades que complementam o aprendizado. Existe um tutor facilitador para auxiliar em questões mais práticas –– geralmente, é um profissional formado na área do curso, para garantir mais precisão no atendimento.

Vale lembrar que, no geral, existem duas opções de EAD nos tipos de faculdades:

  • graduação híbrida: nesse caso, os estudantes precisam comparecer ao polo de ensino alguns dias da semana para aulas e outras atividades. Isso costuma acontecer em cursos que demandam uma prática maior para a atuação no mercado e esse ensino propõe a integração desses saberes;
  • totalmente online: já aqui, as aulas e atividades acontecem pelo ambiente virtual de aprendizado. O estudante só precisa ir à faculdade para realizar provas uma vez por semestre, algo combinado com a instituição de ensino previamente.

Um dos mitos do EAD é a falta de interação entre estudantes e professores. Porém, no ambiente virtual de aprendizagem, há espaço para a solução de dúvidas, trocas de ideias, diálogos construtivos e assim por diante. Também é possível resolver pendências com a secretaria da instituição no local apropriado, sem sair de casa.

Quais são as diferenças para a faculdade presencial?

O curso EAD é bem semelhante ao presencial no que diz respeito às disciplinas disponíveis e o apoio da faculdade durante a formação. A principal diferença é em relação à quantidade de vezes que é preciso comparecer à unidade de ensino durante a semana.

No ensino presencial, o aluno tem aulas todos os dias –– inclusive nos sábados, em alguns casos. Todas as provas e atividades extracurriculares são desempenhadas na faculdade. Em casa, ele se dedica para complementar o que vê em sala. Na graduação híbrida, essa frequência reduz consideravelmente. No geral, as instituições solicitam a presença de uma a duas vezes na semana somente.

Já no modelo online, é o próprio estudante quem define a sua rotina universitária. Se trabalhar na parte da manhã, por exemplo, pode se dedicar à faculdade durante a noite e até à tarde. É uma excelente opção também para quem mora em regiões distantes da instituição de ensino –– o que não é realidade para os cursos presenciais.

Tem diferença em relação ao diploma?

Não. Seja presencial, seja a distância, o seu diploma será o mesmo. Inclusive, a informação sobre a modalidade nem aparece no certificado de conclusão. Ainda mais quando você escolhe uma faculdade de excelência, sua formação no EAD tem qualidade, preocupação com o seu desenvolvimento e apoio.

As empresas também não procuram saber em qual formato o profissional se formou. Elas querem mesmo que esse futuro colaborador seja estratégico e decisivo para os resultados do negócio, que as ajude a crescer exponencialmente com ideias e soluções inovadoras. Caso perguntem, os alunos do EAD ainda ganham pontos extras pela afinidade com a tecnologia digital.

Quais são os valores da faculdade EAD?

Vimos que, na faculdade EAD, você frequenta pouco a unidade para ganhar em flexibilidade. Logo de cara, dá para perceber que os custos que a instituição tem com infraestrutura física já são menores, assim como de profissionais atuando localmente. A boa notícia é que isso reflete nos valores dos cursos, que são menores no ensino a distância.

Pagar a faculdade EAD, então, fica bem mais fácil. Vale lembrar ainda que é um investimento que logo terá retorno em sua carreira –– seja com a conquista de um emprego estável, seja com o aumento salarial na sua área de atuação.

Para quem é indicada a faculdade EAD?

Qualquer estudante pode ingressar em um curso EAD. Com os avanços da tecnologia, fica fácil acompanhar as aulas e fazer as atividades no espaço indicado pela faculdade. Mesmo quem não tem habilidades para lidar com computador, por exemplo, consegue um bom desempenho –– sendo uma alternativa até para quem deseja um novo diploma após anos de carreira.

De toda forma, a faculdade EAD é ideal para quem deseja ter maior controle da própria rotina. Em vez de se adaptar a horários impostos pela faculdade, é possível dedicar o tempo disponível aos estudos. Com isso, até facilita conciliar o curso de graduação com o trabalho, a vida pessoal e outras atividades.

A gestão de tempo é tão otimizada que se torna possível revisar conteúdos durante o intervalo de almoço no trabalho, por exemplo. Assim, o estudante não fica com aquele sentimento de que se dedicar aos estudos é impossível e, consequentemente, que o sonho da faculdade pode esperar.

A faculdade EAD já é uma realidade para milhões de pessoas e pode ser a sua também. Para isso, basta investir nos estudos e na preparação para o vestibular. Depois, é só aproveitar os benefícios que essa modalidade tem a oferecer e se formar com a qualidade da sua instituição de interesse.

Por falar em qualidade, venha para a EAD UniCesumar! Somos especialistas no ensino a distância e oferecemos diversos cursos com diferenciais poderosos para nossos alunos. Entre em contato para saber mais!

Avalie este post

Comentários

Comentários