O terceiro dia do Mão na Massa teve passeio, workshops de cozinha natural, comida de boteco e prova prática!

A manhã começou com muita emoção com uma vista pelo campus da sede da Unicesumar, em Maringá-PR. Os participantes fizeram um tour geral, inclusive no bloco onde acontecem as aulas da modalidade a distância. Foi muito interessante fazer uma visita aos bastidores e compreender como funciona toda a parte técnica de uma aula. Lá, eles puderam conhecer boa parte da equipe envolvida na produção de materiais da modalidade.

Workshop – Cozinha Natural

Depois do almoço, os participantes tiveram um workshop sobre comida natural com a professora Samara. No workshop, foi passada a importância de uma cozinha natural, livre de industrializados e equilibrada. Assim, foi possível entender como uma comida pode ser mais saudável sem perder o sabor.

Workshop – Comida de Boteco

Quem não gosta das tradicionais comidas de boteco? Bolinhos de queijo, de arroz, de carne etc. Foi neste clima gostoso que os participantes tiveram um workshop com a chef Ana Paula, do Boteco do Neco. Os participantes encheram a palestrante com perguntas e pedidos de dicas. Aconteceu também uma degustação deliciosa de bolinhos e molhos incríveis. Ao final do workshop, os participantes foram ao food truck do Boteco do Neco que estava na sede da Unicesumar para conhecer sobre a estrutura e o funcionamento do mesmo.

Workshop de Comida de Boteco

Jantar no Meu Chef, o famoso cachorrão de Maringá

Na hora do jantar, os participantes provaram um famoso e típico prato de Maringá, o cachorrão. Em Maringá, o cachorrão não é o tradicional pão com salsinha, mas sim uma mistura de vários ingredientes onde o lanche é prensado na chapa. E, claro, para acompanhar, diversos molhos.

Jantar no Meu Chef

Prova prática – Petisco de boteco

Na prova do dia, chamada Petisco de Boteco, os participantes tiveram uma surpresa atrás da outra. A prova contou com reaproveitamento dos alimentos.

Os participantes escolheram bandejas às cegas, as quais continham frutas, legumes e verduras quase estragando. Além disso, restos de proteínas, como carcaça de peixe, pés de galinha, rabo de boi etc.

Após as bandejas, cada equipe foi fazer a escolha de mais 10 ingredientes para o prato, em um período de 3 minutos. E você pensa que acabou por aí? Negativo!

Um participante de cada equipe teve que escolher dois envelopes surpresa. Cada um continha uma sinalização, podendo ser vantagens ou castigos para a prova. Um exemplo é a retirada de algum ingrediente escolhido no mercado, outro seria a escolha de mais um produto obrigatório para usar na receita. E, assim, cada equipe teve que elaborar 3 pratos diferentes com estes ingredientes em uma hora e meia de prova.

Prova Petisco de boteco

A mesa foi composta por 4 jurados, sendo:

_mg_5826
Equipe de jurados: Andrea Shima, Fernando Serra, Ana Paula e João Guilherme

E aí, quer saber o resultado disso tudo? Será que restos de alimentos podem virar petiscos de boteco? Confira algumas imagens da prova. No Instragram da EAD Unicesumar você pode encontrar todos os pratos feitos pelas equipes.

Equipe Açaí
Equipe Alecrim
Equipe Capim-Santo
Equipe Flor de Sal
Equipe Manjericão
Equipe Pimenta

Lembrete importante

Vote na sua equipe favorita através do Facebook e do Instagram oficiais da EAD Unicesumar.

Acompanhe a EAD Unicesumar nos canais FacebookInstagramYouTube e Pinterest e fique por dentro de tudo que acontece no reality Mão na Massa.

Faça Gastronomia a distância na Unicesumar.

Conheça o curso no site.

Avalie este post