Você sempre gostou de praticar esportes e as aulas de Educação Física eram as mais esperadas da escola? Saiba que tem grandes chances de você se dar bem no curso de Educação Física.

E isso não é somente pela sua afinidade com a área! Com o aumento da busca por uma vida mais longa e saudável, o profissional de Educação Física é cada vez mais requisitado no mercado de trabalho.

Ele é muito importante para que possamos realizar os exercícios corretamente, evitando lesões. Não importa o objetivo (emagrecimento, condicionamento físico, ganho de massa muscular etc.), esse profissional nos ajuda a alcançá-lo de modo benéfico e saudável.

Pensando nisso, preparamos este post para você conhecer o curso de Educação Física! Continue lendo para saber quais são as áreas de atuação do profissional e fazer a escolha certa. Vem com a gente!

Educação Física - CTA2

 

O que faz um profissional de Educação Física?

Em poucas palavras, quem é formado em Educação Física realiza treinamentos com atletas de diferentes modalidades esportivas, ensina técnicas desportivas e prescreve atividades físicas personalizadas.

Sua atuação pode abranger as áreas de planejamento, supervisão e coordenação de programas de atividades recreativas, físicas e esportivas.

Dependendo da formação, o profissional também pode ser professor em escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

https://www.youtube.com/watch?v=pwmeW5c5tT0

Como é o curso de Educação Física?

O curso de Educação Física tem duração média de 4 anos. Você pode optar por bacharelado ou licenciatura e estudar presencialmente ou a distância.

E o que exatamente se estuda ao longo da faculdade?

Durante a graduação, você vai aprender como funciona o corpo humano para poder prescrever os exercícios e atividades adequados à cada pessoa que atender. Além disso, vai conhecer as diversas técnicas da área para ser capaz de ensinar seu aluno a se exercitar e praticar esportes corretamente.

Dá uma olhada em algumas disciplinas:

  • Atividade Física e Qualidade de Vida;
  • Anatomia Aplicada à Educação Física;
  • Biologia e Bioquímica Humana;
  • Iniciação Esportiva;
  • Esportes Coletivos: Basquete, Handebol, Futsal, Futebol e Voleibol;
  • Fisiologia Geral e do Movimento;
  • Medidas e Avaliação em Educação Física.

Essas matérias são apenas uma amostra! A grade curricular é ampla e muda de acordo com a formação escolhida (bacharelado ou licenciatura). Se você optar pela licenciatura, vai ter diversas disciplinas que vão prepará-lo para o magistério.

Confira:

  • Psicologia da Educação;
  • Políticas Educacionais e Organização da Educação Básica;
  • Teorias Pedagógicas da Educação Física no Brasil;
  • Organização de Eventos Escolares;
  • Educação Física na Educação Infantil e Anos Iniciais;
  • Educação Física Inclusiva;
  • Educação Física no Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Vale frisar que os campos de atuação mudam de acordo com a sua formação. Por isso, tanto o bacharelado quanto a licenciatura exigem a realização de um estágio supervisionado nas suas respectivas áreas.

A Educação Física possibilita várias áreas de atuação

Em quais áreas o bacharel em Educação Física pode atuar?

Antes de entrar em detalhes, é importante ressaltar que o bacharel não pode atuar na educação formal. Ou seja, optando por esta formação você não pode ser professor do Ensino Básico.

Como bacharel, você vai poder trabalhar nas áreas de Esportes, Lazer e Saúde. Conheça um pouco mais cada uma delas:

Esportes

Atuando neste ramo, você pode trabalhar na iniciação e no treinamento de pessoas e atletas de diferentes modalidades esportivas: natação, basquete, ginástica rítmica, voleibol, atletismo, futsal, entre outras.

Lazer

Sabe quando tem algum evento ao ar livre cheio de atividades físicas? É o profissional de Educação Física que conduz todos os exercícios. Ao optar por atuar na área de Lazer, você pode trabalhar em colônia de férias, clubes, parques, hotéis, reservas ambientais, entre outros locais.

Mas não é só isso! Empresas e instituições que realizam eventos esportivos em locais públicos também contratam profissionais da área.

Saúde

Área de atuação mais conhecida de quem escolhe esse curso. Neste ramo, você pode trabalhar como personal trainer ou integrar equipes de academias, clínicas de fisioterapia, clubes, empresas, entre outros estabelecimentos. O objetivo é melhorar as condições de saúde e bem-estar dos alunos, trabalhadores e pacientes atendidos.

Em quais áreas o licenciado em Educação Física pode atuar?

Como licenciado em Educação Física, você vai poder trabalhar em instituições de ensino como professor, gestor ou pesquisador. Venha conhecer cada uma dessas áreas:

Docência

Como professor, você vai poder ensinar Educação Física em escolas públicas e privadas de Ensino Básico.

Gestão Escolar

Como gestor, pode auxiliar no desenvolvimento do currículo escolar, no planejamento, execução e avaliação das atividades que abrangem a Educação Física no ambiente escolar.

Pesquisa Acadêmica

Como pesquisador, pode realizar pesquisas científicas na área, dando enfoque ao ensino formal de Educação Física nos diferentes ambientes escolares.

Como está o mercado de trabalho em Educação Física?

Talvez você tenha ouvido alguém dizer que o mercado está abarrotado de profissionais da área e não há oportunidades. Ou até mesmo que é só para atletas.

Não dê ouvidos a comentários negativos sobre o ramo! A verdade é que as vagas só aumentam com a busca por mais saúde e qualidade de vida. Há oportunidades para diferentes perfis de profissional!

Se você prefere trabalhar como funcionário, aproveitando todos os benefícios do regime CLT, vai encontrar vagas em diferentes estabelecimentos. Academias, hospitais, clínicas e grandes empresas são alguns exemplos de organizações que contratam profissionais da área.

Se você tem um perfil empreendedor, pode atuar como personal trainer autônomo ou até mesmo criar o seu próprio negócio na área. As oportunidades surgem em grande quantidade para quem está de olho nas tendências e não tem medo de agir!

Se você prefere a estabilidade do serviço público, também encontra espaço para trabalhar em instituições municipais, estaduais e federais. E não se esqueça das forças militares! O Exército, a Aeronáutica e a Marinha também realizam concursos para contratar profissionais de Educação Física.

Mas não é só isso! Muitos estudos estão sendo realizados e reforçam ainda mais a importância das atividades físicas em nossas vidas. Como resultado, mais oportunidades surgem para empreendedores, concursados e profissionais em regime CLT.

Percebe como é importante conhecer bem o curso e o mercado de trabalho para fazer a escolha ideal? Considere todas essas informações e suas preferências para tomar a decisão certa!

Agora que você já sabe tudo sobre o curso de Educação Física, que tal conhecer em detalhes as duas opções de graduação? Saiba mais sobre o bacharelado e a licenciatura em Educação Física oferecidos a distância na Unicesumar.

 

Educação Física - CTA2

Comentários

Comentários