A faculdade de Educação Física não é composta apenas por esportes ou academia. Ela tem tudo a ver com movimento, uso adequado das funções corporais e conquista de uma vida melhor. Só por isso já dá para notar que essa é uma ótima escolha de graduação para quem se interessa pelo tema, gosta de lidar com pessoas e se preocupa com o bem-estar coletivo.

Além disso, há outras vantagens para quem decide cursar a licenciatura — como o maior número de pessoas que se preocupam com a saúde, aquecendo esse mercado. Com uma boa formação, você estará com muita bagagem para encarar desafios e explorar as melhores oportunidades.

Quer saber mais motivos para cursar a faculdade de Educação Física? O que esperar dessa graduação? Ótimo! Este é seu texto. Então, acompanhe com a gente todos os detalhes!

faculdade de Educação Física - CTA2escolar

8 razões para entrar em uma faculdade de Educação Física

Para não ter dúvidas, veja as 8 razões para fazer uma faculdade de Educação Física e conheça todo o potencial da área!

1. Mercado em expansão

Sabia que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde? De 2009 a 2017, a prática de atividades físicas no Brasil aumentou em 24%. Tem mais gente se exercitando e interessada em criar um estilo saudável, mesmo com a correria do cotidiano. Além disso, depois dos hábitos que precisaram mudar com a pandemia, praticar exercício em casa também pediu mais orientação, já que as idas à academia nem sempre são possíveis.

Assim, ao se formar em Educação Física, você pode aproveitar esse mercado em pleno desenvolvimento. Afinal, o trabalho de bons instrutores é essencial para evitar lesões e garantir os melhores resultados. Sem falar que muita gente tem certa preguiça e precisa de um personal trainer pra sair, de fato, do sedentarismo.

Como a tendência é de crescimento nesse sentido, você tem a chance de se consolidar na carreira da maneira ideal!

2. Bom nível de empregabilidade

Apesar da grande capacidade de expansão do mercado, existe uma falta de pessoas qualificadas para ocupar as vagas. Para se ter uma ideia, basta pensar que, somente no Piauí, faltam 300 professores na rede pública. Isso sem contar os outros estados e as vagas disponíveis em academias e demais empresas particulares, além da área de consultoria.

Como o mercado tem uma procura maior que a oferta, o índice de empregabilidade é adequado. Desde que escolha uma boa instituição, é possível se qualificar e conquistar as posições desejadas. Inclusive, uma graduação EAD é recomendada, se for de um centro universitário de qualidade.

Hoje, você também pode pensar um pouco no empreendedorismo em Educação Física, desenvolvendo aplicativos pra fazer exercícios em casa ou dando aulas particulares.

Com as melhores escolhas para a carreira, o futuro educador físico tem menos riscos de sofrer com a falta de emprego, como acontece em áreas muito disputadas.

3. Atuação regulamentada

Se você fica ligado nas redes sociais, já deve ter visto algumas polêmicas em torno dos “influenciadores fitness”. Tem gente que cria perfis com milhares de seguidores e dá dicas de treinos e alimentação.

A prática, no entanto, é proibida pelo Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) e configura exercício ilegal da profissão. É preciso ter uma graduação adequada e realizar o registro em um conselho regional.

Se você decide cursar essa faculdade, portanto, tem a chance de ficar dentro do que manda a lei. Como o diploma EAD tem o mesmo peso do presencial, não será necessário encarar problemas e você terá mais segurança. Uma boa ideia é criar um perfil nas redes sociais que ajude outras pessoas com dicas e treinos, com a diferença de que você, sim, tem uma formação pra isso!

4. Grande versatilidade de profissões

Por falar na atuação profissional, a faculdade de Educação Física tem um ponto muito importante: ela oferece vários caminhos na carreira. Quem se forma na área não precisa se limitar a ser professor da disciplina, por exemplo.

É possível se tornar instrutor de academia, de espaços fitness ou até personal trainer. Você ainda pode se envolver com a tecnologia, como ao auxiliar na elaboração de treinos e de demonstrações para apps com o tema.

Dá até para atuar no setor de reabilitação. Já pensou poder ajudar a recuperar atletas ou pessoas que passaram por acidentes ou cirurgias?

Faculdade de Educação Física - áreas

5. Uso de diversas competências

Não é porque a faculdade é de Educação Física que ela depende apenas dos seus conhecimentos sobre a anatomia humana ou sobre os movimentos. É possível aproveitar várias habilidades e interesses que fazem parte do seu perfil profissional.

Saber se comunicar, por exemplo, é essencial para instruir as pessoas. Uma boa dose de criatividade também é bem-vinda, já que é comum ter que criar séries personalizadas de exercícios.

Você ainda pode utilizar outras qualidades, como o hábito de acompanhar as novidades, a facilidade de manter bons relacionamentos e a capacidade de ensinar os alunos.

6. Possibilidade de atuar em qualquer lugar

Um dos pontos mais interessantes é que essa graduação é “global”. Afinal, o corpo humano tem as mesmas necessidades em qualquer canto do país ou do mundo, certo? Quem se forma na área, portanto, não precisa se limitar a uma região, podendo trabalhar no Brasil ou fora dele.

Se o seu objetivo for viver uma experiência internacional, poderá utilizar seus conhecimentos em outros lugares. Desde que respeite as regras de cada destino, como necessidade de registro, não há limites para a sua atuação.

Isso é bem diferente de várias carreiras que dependem do que acontece em determinado local. Em um mundo tão globalizado e conectado, é um ponto positivo para chegar mais longe!

7. Capacidade de mudar a vida das pessoas (para melhor!)

Ter satisfação pessoal também é muito importante para ter sucesso na carreira, concorda? Ao escolher a faculdade de Educação Física, dá para aproveitar exatamente essa questão.

Com as orientações adequadas e um cuidado personalizado, você tem a chance de tirar os indivíduos do sedentarismo. Isso gera impactos positivos na saúde e na vida de quem se envolver com suas atividades, por exemplo.

Mesmo quem está em movimento passa por esse processo. É o caso de conquistar um corpo ainda mais saudável ou um aumento na autoestima. Sua atuação, portanto, é determinante para gerar impactos positivos na realidade das pessoas em diversos aspectos. Ao sentir que faz a diferença, a sua satisfação tende a se ampliar!

8. Maior dinamismo sobre a vida e a carreira

Já andou de bicicleta? Manter-se em movimento é uma das condições para obter o equilíbrio. Com o aspecto pessoal e profissional, isso não é diferente. A zona de conforto impede o seu crescimento e novas descobertas, então é preciso ter um cotidiano adequado.

Ao fazer a faculdade de Educação Física, você não corre risco de ficar em um só lugar. Na verdade, tem a chance de se movimentar de vários modos — figurativa e literalmente. Com as tarefas do dia a dia, passa a ver o mundo de um jeito diferente e com mais mudanças.

Como a carreira muda bastante de acordo com as necessidades de cada um, o aspecto profissional também é favorecido. Então, não corre o risco de ficar com uma profissão que causa tédio por ser sempre igual.

3 fatos que você deve saber sobre a faculdade de Educação Física

A faculdade de Educação Física é versátil, repleta de potencial e ainda permite ao profissional que gere mudanças positivas na vida das pessoas. Com a escolha da instituição adequada, você poderá partir rumo a uma carreira de sucesso! Por isso, entenda algumas peculiaridades sobre a graduação a seguir.

1. Os objetivos do curso

Ao cursar a faculdade de Educação Física, você, como futuro profissional, terá todos os conhecimentos e informações para exercer a profissão da melhor maneira. Na prática, isso inclui:

  • conhecer diferentes doenças e deficiências, podendo indicar a melhor prática esportiva para corrigir esses problemas;
  • entender o corpo humano de uma forma ampla, com alto conhecimento sobre nossos movimentos;
  • trabalhar desenvolvendo, promovendo e avaliando programas esportivos, seja em escolas, clubes ou academias;
  • atuar em atividades relacionadas à cultura esportiva;
  • desenvolver fundamentos para treinos de alto nível, seja para atletas ou não.

2. A grade curricular da faculdade de Educação Física

Para que você esteja apto a todas essas possibilidades que trouxemos acima, as disciplinas da faculdade de Educação Física são bem amplas. Podemos citar:

  • Atividade Física e Qualidade de Vida;
  • Desenvolvimento Psicomotor na Infância;
  • Recreação e Lazer;
  • Biologia e Bioquímica Humana;
  • Esportes Coletivos;
  • Esportes Individuais;
  • Biomecânica;
  • Técnicas e Procedimentos de Primeiros Socorros.

Lembrando que, ao escolher a Faculdade de Educação Física, é possível optar pela licenciatura, que prepara você para atuar com foco na educação, ou bacharelado, interessante para quem desejar atuar em academias, como personal trainer, consultor etc.

3. A formação EAD em Educação Física

Estudar Educação Física EAD, seja em licenciatura ou bacharelado, é uma possibilidade na EAD Unicesumar, viu? As aulas são ao vivo e sob demanda, disponíveis em nosso AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

A Metodologia da Unicesumar é bastante tecnológica, com recursos de realidade aumentada, inteligência artificial e robótica. Assim, seu aprendizado é otimizado. Lembrando que nos dois tipos de cursos o estágio é obrigatório.

A parte boa de estudar Educação Física é que você pode fazer isso a distância e, na EAD Unicesumar, você ainda tem uma graduação de alto nível — turbinando suas possibilidades profissionais, seu currículo e seu aprendizado. Se esse é seu sonho, não deixe pra depois, não!

A decisão em cursar uma faculdade de Educação Física ficou ainda mais certa na sua cabeça? Maravilha! Então, fale com a gente pra ter mais detalhes!

faculdade de Educação Física - CTA2

Comentários

Comentários