Você adora pensar em pratos diferentes, brincar com ingredientes e ir além do básico? Saiba, então, que o curso de Gastronomia pode ser uma ótima pedida! A formação habilita profissionais para o manuseio de alimentos e o preparo de pratos, mas vai muito além disso.

Quem se forma nessa gradua√ß√£o est√° preparado para trabalhar em todas as fun√ß√Ķes da cozinha, chefiar equipes, produzir eventos ou mesmo na ind√ļstria de alimentos ‚ÄĒ h√° diversas op√ß√Ķes de carreira, viu?

Se voc√™ se interessa pela √°rea, est√° no lugar certo. Neste conte√ļdo, vamos mostrar:

  • o que √© Gastronomia;
  • o que faz o gastr√≥logo;
  • os principais disciplinas do curso de Gastronomia;
  • como funciona essa gradua√ß√£o EAD;
  • como se destacar na profiss√£o;
  • quais as √°reas de atua√ß√£o da Gastronomia?
  • os detalhes sobre o mercado de trabalho.

Venha com a gente e saiba tudo sobre o curso de Gastronomia!

cta1 - curso de gastronomia

Então, afinal, o que é gastronomia?

A gastronomia √© considerada a arte de preparar alimentos e bebidas ‚ÄĒ e tamb√©m diz a respeito dos instrumentos para a prepara√ß√£o destes. Cabe ao profissional unir ingredientes de modo que se tornem resultados mais ou menos elaborados, originais ou b√°sicos, mas muito bem-feitos.

Trata-se de um ramo tão antigo quanto a própria humanidade: os historiadores consideram que a gastronomia surgiu no período paleolítico. Foi quando o homem começou a caçar para se alimentar.

√Č claro que, ao longo da evolu√ß√£o, essa arte foi se tornando mais refinada e complexa. Entre os precursores da gastronomia como conhecemos hoje, est√£o chineses e indianos da √©poca do Imp√©rio Romano. Foi um per√≠odo hist√≥rico em que passou a ter mais variedade e quantidade de alimentos para serem combinados.

Hoje, a gastronomia já se consolidou como um traço cultural de países, estados e cidades. Cada região consegue expressar a sua identidade por meio dos pratos típicos. Como as massas na Itália e a culinária rica em manteiga e creme de leite na França. No Brasil, nossa miscigenação e riqueza de ingredientes faz a culinária típica ser supervariada, com pratos como feijoada, moqueca, tucupi, entre outros.

https://www.youtube.com/watch?v=KLo2cA_zAF0

O que faz o gastrólogo?

Um detalhe aqui que muita gente confunde: a pessoa formada em Gastronomia √© o gastr√≥logo. O gastr√īnomo √© aquele que tem conhecimento, trabalha no ramo, mas n√£o tem sua forma√ß√£o em Gastronomia, ok?

Assim, depois de concluir essa graduação, o indivíduo se torna um gastrólogo. Mas o que isso significa na prática? Em quais áreas é possível trabalhar?

Ser um chefe de cozinha √© uma das possibilidades para os egressos do curso de Gastronomia. No entanto, est√° longe de ser a √ļnica. Al√©m disso, antes de liderar uma cozinha, √© preciso vivenciar a profiss√£o e adquirir experi√™ncia.

Para ter uma boa base pr√°tica, √© indispens√°vel assumir fun√ß√Ķes como a de auxiliar de cozinha e outras que parecem menos glamourosas, mas s√£o essenciais.

Curso de Gastronomia - pr√°tica

Quais são as principais áreas de atuação da Gastronomia?

Se você tem interesse em estudar Gastronomia, veja só as principais áreas em que poderá trabalhar.

Chefe de cozinha

O chefe de cozinha planeja e prepara os cardápios de um ou mais locais. Pode atuar em restaurantes (próprios ou não), escolas, hospitais. Também é possível prestar serviços em residências particulares, nesse caso, como personal chefe.

E, é claro, após o término do curso de Gastronomia, você pode se especializar em um tipo de alimento. Alguns buscam se aprofundar na confeitaria, outros no preparo de carnes, outros ainda em comida vegana e saudável, uma tendência bastante atual.

Consultoria

Para quem pensa em prestar servi√ßos por conta pr√≥pria, a √°rea de consultoria √© uma boa pedida. Trata-se de orientar pessoas que desejam abrir um restaurante ou at√© que est√£o em d√ļvidas sobre o card√°pio de uma festa, de um hotel etc. Aqui, mais do que nunca, o esp√≠rito empreendedor se faz necess√°rio, ok?

Segurança alimentar

Outra possibilidade é trabalhar no setor de segurança alimentar. A principal função desse profissional é vistoriar cozinhas para se certificar de que elas seguem as normas de segurança.

Ind√ļstria aliment√≠cia

Que tal ser respons√°vel pelas ideias por tr√°s de grandes ind√ļstrias? Aqui, voc√™ pode atuar desde pequenas empresas √†s maiores. Lembrando que √© um ramo em curva crescente, j√° que as op√ß√Ķes veganas, vegetarianas, sem lactose e tantas outras t√™m ganhado a prefer√™ncia das pessoas.

Gest√£o

Você é alguém superorganizado e que tem bom perfil de gestão? Saiba que atuar na administração de redes de hotel, restaurantes e buffets também é uma possibilidade ao gastrólogo.

Quais chefes de cozinha vale a pena acompanhar?

Muitos gastr√īnomos se destacam pelo mundo. √Č o caso de Ren√© Redzepi, chef do restaurante dinamarqu√™s Noma, que figura entre os melhores do mundo.

Nascido em 1977, formado no curso de gastronomia e hotelaria, René trabalhou na Espanha, França e EUA. Em 2003, abriu o restaurante Noma junto com outro chef, Claus Meyer.

René é reconhecido por apresentar sabores impecáveis. Além disso, também tem a fama de aprimorar as características da culinária nórdica.

O restaurante Noma foi eleito o melhor do mundo por cinco anos consecutivos, de 2010 a 2014, pela revista especializada Restaurant Magazine.

Alex Atala, Helena Rizzo e Roberta Sudbrack s√£o grandes nomes da gastronomia nacional para voc√™ acompanhar. Ali√°s, Alex Atala √© um dos precursores em fazer a gastronomia brasileira ainda mais famosa ‚ÄĒ seu restaurante, o D.O.M., frequentemente, aparece nas listas de melhores restaurantes do mundo.

E quanto às disciplinas do curso de Gastronomia?

O curso de Gastronomia existe na versão bacharelado (quatro anos) e tecnólogo (dois anos), sendo que a primeira opção tem um pouco mais de teoria do que a segunda.

A grade curricular traz mat√©rias como a de Hist√≥ria da Gastronomia, sua evolu√ß√£o e a rela√ß√£o com a cultura. H√° disciplinas que mais parecem do curso de Qu√≠mica, como Bioqu√≠mica e Microbiologia ‚ÄĒ muitas delas s√£o focadas nos princ√≠pios da nutri√ß√£o.

Além disso, também conta com a parte prática que envolve técnicas específicas, como panificação e preparo de bebidas, por exemplo.

O aluno do curso de Gastronomia também tem matérias de administração, como Gestão Financeira e Planejamento de Cardápios. Veja algumas outras disciplinas desta graduação a seguir:

  • Hist√≥ria e Cultura Gastron√īmica;
  • Cozinha Natural e Produ√ß√£o de Ingredientes;
  • Gest√£o de Alimentos e Bebidas;
  • Cozinha Brasileira de Raiz;
  • Cozinha Internacional;
  • Gest√£o de Equipes e Restaurantes;

Como funciona o curso de Gastronomia a dist√Ęncia?

Desde 2010, √© poss√≠vel estudar Gastronomia a dist√Ęncia no Brasil. Esse √© mais um dos sinais de que esse mercado est√° em alta, pois h√° demanda de estudantes pelo curso. Mas muita gente se pergunta: como ficam as aulas pr√°ticas? Afinal, √© preciso criar experi√™ncia na hora de cortar, assar, cozinhar, lidar com instrumentos etc.

No caso do curso de Gastronomia, periodicamente, os alunos ter√£o que ir ao polo presencial para, de fato, colocar a m√£o na massa. As aulas pr√°ticas precisam ser feitas dessa forma.

Mesmo assim, a frequ√™ncia de comparecimento na institui√ß√£o ser√° bem menor do que a de quem estuda presencialmente. Isso significa que o curso √† dist√Ęncia continua sendo uma boa op√ß√£o para quem deseja mais flexibilidade nos estudos.

As disciplinas te√≥ricas s√£o feitas via internet. Nesse caso, as institui√ß√Ķes lan√ßam m√£o de diferentes recursos ‚ÄĒ videoaulas, chats, f√≥runs de discuss√£o, e-books e v√≠deos s√£o algumas das op√ß√Ķes. Com essa diversifica√ß√£o, o curso n√£o fica mon√≥tono e o aluno n√£o se cansa, podendo assistir √†s aulas digitais nos momentos em que fica melhor para ele. Bacana, n√£o √©?

Vale ressaltar que, mesmo nas aulas a dist√Ęncia, o aluno pode se comunicar com o professor e os colegas. Basta utilizar as ferramentas de chat. Assim, quem opta pela EAD n√£o aprende sozinho e tamb√©m pode ir construindo networking que vai ajudar a se posicionar no mercado de trabalho. Moral da hist√≥ria? O compartilhamento de conhecimentos existe, ainda que em ambiente virtual.

Como se destacar como gastrólogo?

Assim como toda profissão, há um mercado concorrido para quem estuda Gastronomia e é preciso criar um diferencial competitivo para sempre se destacar. Nesse caso, algumas dicas vão ajudar nesse caminho:

  • acompanhe grandes chefes ‚ÄĒ siga-os nas redes sociais e acompanha o site e o card√°pio de seus restaurantes. Assim, voc√™ identifica tend√™ncias importantes para esse mercado;
  • fa√ßa cursos de especializa√ß√£o. Voc√™ pode se especializar em carnes, culin√°ria japonesa, patisserie, entre outras. Na pr√°tica, isso lhe d√° mais compet√™ncias, seja para sua carreira como aut√īnomo, seja para aplicar em seu restaurante;
  • leve a s√©rio sua gradua√ß√£o desde as primeiras mat√©rias. Mantenha um contato pr√≥ximo com professores e alunos, o que amplia sua rede de networking;
  • Seja proativo, tanto nos estudos quanto no dia a dia da profiss√£o. Busque est√°gios e amplie sempre seu conhecimento.

Como est√° o mercado de trabalho para quem se forma em Gastronomia?

Podemos dizer que o mercado para quem estuda Gastronomia est√° aquecido. Afinal, trata-se de um setor que segue crescendo mesmo em tempos de incerteza.

Por exemplo, durante a pandemia, muitos restaurantes tiveram que se reinventar, mas o delivery cresceu muito, assim como a necessidade de ter comidas prontas em casa ‚ÄĒ o que trouxe mais potencial para a ind√ļstria aliment√≠cia.

Se você é daquele tipo de pessoa que faz mágica na cozinha, mesmo com poucos ingredientes, e ama um reality show sobre o assunto, estudar Gastronomia pode fazer com que você seja bem-sucedido em sua carreira. Então, comece a considerar essa formação!

Quer saber mais sobre o curso de Gastronomia a dist√Ęncia? Ou sobre os diferenciais da EAD Unicesumar? √ďtimo! Entre em contato com a gente: estamos esperando!

cta2 - curso de gastronomia

Coment√°rios

Coment√°rios