Você adora pensar em pratos diferentes, brincar com ingredientes e ir além do básico? Saiba, então, que o curso de Gastronomia pode ser uma ótima pedida! A formação habilita profissionais para o manuseio de alimentos e o preparo de pratos, mas vai muito além disso.

Quem se forma nessa graduação está preparado para trabalhar em todas as funções da cozinha, chefiar equipes, produzir eventos ou mesmo na indústria de alimentos — há diversas opções de carreira, viu?

Se você se interessa pela área, está no lugar certo. Neste conteúdo, vamos mostrar:

  • o que é Gastronomia;
  • o que faz o gastrólogo;
  • os principais disciplinas do curso de Gastronomia;
  • como funciona essa graduação EAD;
  • como se destacar na profissão;
  • quais as áreas de atuação da Gastronomia?
  • os detalhes sobre o mercado de trabalho.

Venha com a gente e saiba tudo sobre o curso de Gastronomia!

cta1 - curso de gastronomia

Então, afinal, o que é gastronomia?

A gastronomia é considerada a arte de preparar alimentos e bebidas — e também diz a respeito dos instrumentos para a preparação destes. Cabe ao profissional unir ingredientes de modo que se tornem resultados mais ou menos elaborados, originais ou básicos, mas muito bem-feitos.

Trata-se de um ramo tão antigo quanto a própria humanidade: os historiadores consideram que a gastronomia surgiu no período paleolítico. Foi quando o homem começou a caçar para se alimentar.

É claro que, ao longo da evolução, essa arte foi se tornando mais refinada e complexa. Entre os precursores da gastronomia como conhecemos hoje, estão chineses e indianos da época do Império Romano. Foi um período histórico em que passou a ter mais variedade e quantidade de alimentos para serem combinados.

Hoje, a gastronomia já se consolidou como um traço cultural de países, estados e cidades. Cada região consegue expressar a sua identidade por meio dos pratos típicos. Como as massas na Itália e a culinária rica em manteiga e creme de leite na França. No Brasil, nossa miscigenação e riqueza de ingredientes faz a culinária típica ser supervariada, com pratos como feijoada, moqueca, tucupi, entre outros.

https://www.youtube.com/watch?v=KLo2cA_zAF0

O que faz o gastrólogo?

Um detalhe aqui que muita gente confunde: a pessoa formada em Gastronomia é o gastrólogo. O gastrônomo é aquele que tem conhecimento, trabalha no ramo, mas não tem sua formação em Gastronomia, ok?

Assim, depois de concluir essa graduação, o indivíduo se torna um gastrólogo. Mas o que isso significa na prática? Em quais áreas é possível trabalhar?

Ser um chefe de cozinha é uma das possibilidades para os egressos do curso de Gastronomia. No entanto, está longe de ser a única. Além disso, antes de liderar uma cozinha, é preciso vivenciar a profissão e adquirir experiência.

Para ter uma boa base prática, é indispensável assumir funções como a de auxiliar de cozinha e outras que parecem menos glamourosas, mas são essenciais.

Curso de Gastronomia - prática

Quais são as principais áreas de atuação da Gastronomia?

Se você tem interesse em estudar Gastronomia, veja só as principais áreas em que poderá trabalhar.

Chefe de cozinha

O chefe de cozinha planeja e prepara os cardápios de um ou mais locais. Pode atuar em restaurantes (próprios ou não), escolas, hospitais. Também é possível prestar serviços em residências particulares, nesse caso, como personal chefe.

E, é claro, após o término do curso de Gastronomia, você pode se especializar em um tipo de alimento. Alguns buscam se aprofundar na confeitaria, outros no preparo de carnes, outros ainda em comida vegana e saudável, uma tendência bastante atual.

Consultoria

Para quem pensa em prestar serviços por conta própria, a área de consultoria é uma boa pedida. Trata-se de orientar pessoas que desejam abrir um restaurante ou até que estão em dúvidas sobre o cardápio de uma festa, de um hotel etc. Aqui, mais do que nunca, o espírito empreendedor se faz necessário, ok?

Segurança alimentar

Outra possibilidade é trabalhar no setor de segurança alimentar. A principal função desse profissional é vistoriar cozinhas para se certificar de que elas seguem as normas de segurança.

Indústria alimentícia

Que tal ser responsável pelas ideias por trás de grandes indústrias? Aqui, você pode atuar desde pequenas empresas às maiores. Lembrando que é um ramo em curva crescente, já que as opções veganas, vegetarianas, sem lactose e tantas outras têm ganhado a preferência das pessoas.

Gestão

Você é alguém superorganizado e que tem bom perfil de gestão? Saiba que atuar na administração de redes de hotel, restaurantes e buffets também é uma possibilidade ao gastrólogo.

Quais chefes de cozinha vale a pena acompanhar?

Muitos gastrônomos se destacam pelo mundo. É o caso de René Redzepi, chef do restaurante dinamarquês Noma, que figura entre os melhores do mundo.

Nascido em 1977, formado no curso de gastronomia e hotelaria, René trabalhou na Espanha, França e EUA. Em 2003, abriu o restaurante Noma junto com outro chef, Claus Meyer.

René é reconhecido por apresentar sabores impecáveis. Além disso, também tem a fama de aprimorar as características da culinária nórdica.

O restaurante Noma foi eleito o melhor do mundo por cinco anos consecutivos, de 2010 a 2014, pela revista especializada Restaurant Magazine.

Alex Atala, Helena Rizzo e Roberta Sudbrack são grandes nomes da gastronomia nacional para você acompanhar. Aliás, Alex Atala é um dos precursores em fazer a gastronomia brasileira ainda mais famosa — seu restaurante, o D.O.M., frequentemente, aparece nas listas de melhores restaurantes do mundo.

E quanto às disciplinas do curso de Gastronomia?

O curso de Gastronomia existe na versão bacharelado (quatro anos) e tecnólogo (dois anos), sendo que a primeira opção tem um pouco mais de teoria do que a segunda.

A grade curricular traz matérias como a de História da Gastronomia, sua evolução e a relação com a cultura. Há disciplinas que mais parecem do curso de Química, como Bioquímica e Microbiologia — muitas delas são focadas nos princípios da nutrição.

Além disso, também conta com a parte prática que envolve técnicas específicas, como panificação e preparo de bebidas, por exemplo.

O aluno do curso de Gastronomia também tem matérias de administração, como Gestão Financeira e Planejamento de Cardápios. Veja algumas outras disciplinas desta graduação a seguir:

  • História e Cultura Gastronômica;
  • Cozinha Natural e Produção de Ingredientes;
  • Gestão de Alimentos e Bebidas;
  • Cozinha Brasileira de Raiz;
  • Cozinha Internacional;
  • Gestão de Equipes e Restaurantes;

Como funciona o curso de Gastronomia a distância?

Desde 2010, é possível estudar Gastronomia a distância no Brasil. Esse é mais um dos sinais de que esse mercado está em alta, pois há demanda de estudantes pelo curso. Mas muita gente se pergunta: como ficam as aulas práticas? Afinal, é preciso criar experiência na hora de cortar, assar, cozinhar, lidar com instrumentos etc.

No caso do curso de Gastronomia, periodicamente, os alunos terão que ir ao polo presencial para, de fato, colocar a mão na massa. As aulas práticas precisam ser feitas dessa forma.

Mesmo assim, a frequência de comparecimento na instituição será bem menor do que a de quem estuda presencialmente. Isso significa que o curso à distância continua sendo uma boa opção para quem deseja mais flexibilidade nos estudos.

As disciplinas teóricas são feitas via internet. Nesse caso, as instituições lançam mão de diferentes recursos — videoaulas, chats, fóruns de discussão, e-books e vídeos são algumas das opções. Com essa diversificação, o curso não fica monótono e o aluno não se cansa, podendo assistir às aulas digitais nos momentos em que fica melhor para ele. Bacana, não é?

Vale ressaltar que, mesmo nas aulas a distância, o aluno pode se comunicar com o professor e os colegas. Basta utilizar as ferramentas de chat. Assim, quem opta pela EAD não aprende sozinho e também pode ir construindo networking que vai ajudar a se posicionar no mercado de trabalho. Moral da história? O compartilhamento de conhecimentos existe, ainda que em ambiente virtual.

Como se destacar como gastrólogo?

Assim como toda profissão, há um mercado concorrido para quem estuda Gastronomia e é preciso criar um diferencial competitivo para sempre se destacar. Nesse caso, algumas dicas vão ajudar nesse caminho:

  • acompanhe grandes chefes — siga-os nas redes sociais e acompanha o site e o cardápio de seus restaurantes. Assim, você identifica tendências importantes para esse mercado;
  • faça cursos de especialização. Você pode se especializar em carnes, culinária japonesa, patisserie, entre outras. Na prática, isso lhe dá mais competências, seja para sua carreira como autônomo, seja para aplicar em seu restaurante;
  • leve a sério sua graduação desde as primeiras matérias. Mantenha um contato próximo com professores e alunos, o que amplia sua rede de networking;
  • Seja proativo, tanto nos estudos quanto no dia a dia da profissão. Busque estágios e amplie sempre seu conhecimento.

Como está o mercado de trabalho para quem se forma em Gastronomia?

Podemos dizer que o mercado para quem estuda Gastronomia está aquecido. Afinal, trata-se de um setor que segue crescendo mesmo em tempos de incerteza.

Por exemplo, durante a pandemia, muitos restaurantes tiveram que se reinventar, mas o delivery cresceu muito, assim como a necessidade de ter comidas prontas em casa — o que trouxe mais potencial para a indústria alimentícia.

Se você é daquele tipo de pessoa que faz mágica na cozinha, mesmo com poucos ingredientes, e ama um reality show sobre o assunto, estudar Gastronomia pode fazer com que você seja bem-sucedido em sua carreira. Então, comece a considerar essa formação!

Quer saber mais sobre o curso de Gastronomia a distância? Ou sobre os diferenciais da EAD Unicesumar? Ótimo! Entre em contato com a gente: estamos esperando!

cta2 - curso de gastronomia

Avalie este post

Comentários

Comentários