Por Mestre Marie Eliza Zamberlan da Silva – Professora do Curso de Gestão Ambiental da Unicesumar

No dia 21 de setembro, inicia-se a primavera no hemisfério sul. Essa estação está ligada ao reflorescimento das plantas, por isso, em nosso país, comemoramos o Dia da Árvore nessa data.

Não podemos nos esquecer que o nome do nosso país vem de uma árvore: o pau-brasil (Caesalpinia echinata). Em 2004, entrou na lista oficial de espécies da flora ameaçadas de extinção, sendo atualmente protegida por lei.

O Dia da Árvore foi formalizado através do Decreto Federal nº 55.795, de 24 de fevereiro de 1965. Esse decreto, no seu artigo 2º, instituiu a Festa Anual das Árvores, que tem por objetivo difundir ensinamentos sobre a conservação das florestas e estimular essa prática. Além disso, divulgar a importância das árvores no progresso da pátria e no bem-estar dos cidadãos.

Essa data tem o objetivo de sensibilizar os cidadãos quanto a importância das árvores para o meio ambiente e para a qualidade de vida da sociedade humana. Com isso, gerando uma cultura de preservação ambiental.

O Serviço Florestal Brasileiro apresenta estudos que apontam para a existência de pelo menos 7.880 espécies florestais arbóreas nativas no Brasil. Estima-se, porém, que esse número represente apenas 80% do total existente. Recentemente, alguns autores estimaram a existência de cerca de 11.120 espécies arbóreas somente na floresta Amazônica. Lamentavelmente, 472 espécies compõem a lista oficial das espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção. Os biomas com maior número de espécies ameaçadas são: a Mata Atlântica (276), o Cerrado (131) e a Caatinga (46). A Amazônia aparece com 24 espécies, o Pampa com 17 e o Pantanal com duas.

Segundo dados divulgados pelo Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), em março deste ano, a Amazônia perdeu 287 quilômetros quadrados. No Estado do Mato Grosso, perdemos 40% da florestal. Em fevereiro, a perda florestal foi de 214 quilômetros quadrados.

De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA, as árvores desempenham um papel crucial! Elas são componentes fundamentais da biodiversidade, que constitui a base das redes da vida e dos sistemas. Sendo assim, permite-nos saúde, bens, alimentação, combustível e outros serviços ecossistêmicos dos quais a nossa vida depende. Elas ajudam a fornecer ar puro, água potável, solos férteis e um clima estável. As árvores formam a fundação de muitos sistemas naturais. Elas ajudam a conservar o solo e a água, controlam inundações, preveem desertificação, protegem áreas costeiras e estabilizam dunas de areia. As florestas são os mais importantes repositórios de biodiversidade terrestres, pois abrigam 90% das espécies terrestres conhecidas.

São elas as captadoras vitais de dióxido de carbono. Estima-se que as florestas do mundo armazenam 283 giga toneladas de carbono somente em suas biomassas. Essa quantia, somada ao percentual de carbono estocado nas madeiras cortadas, nas palhas e no solo, representa aproximadamente 50% mais que o carbono na atmosfera.

A perda das florestas naturais ao redor do mundo contribui para as emissões globais a cada ano. Controlar o desmatamento é uma forma altamente efetiva de reduzir emissões e mitigar os efeitos das mudanças climáticas.

tumblr_opwt49jw941urp6nwo1_1280
Site: Árvore, ser tecnológico. https://goo.gl/XwEoDs. Acesso em 20/09/2018.
tumblr_nltvuyfpqa1urp6nwo1_1280
Site: Árvore, ser tecnológico. https://goo.gl/wfyTSP. Acesso em 20/09/2018.
36880209_1614409002003708_7117478919413956608_n
Site: Árvore, ser tecnológico. https://goo.gl/JDPHFM. Acesso em 20/09/2018.

O Gestor Ambiental tem um papel fundamental no processo de conservação da flora. Pois é através do parecer desse profissional que se autoriza a supressão vegetal, bem como se realizam projetos de recuperação de áreas degradadas e de reflorestamento. É o gestor ambiental quem realiza também a Certificação Florestal.

Curso de Gestão Ambiental

Para a Unicesumar, o gestor ambiental é um administrador do meio ambiente, pois é ele quem toma decisões relacionadas à exploração dos recursos naturais e ao impacto das atividades humanas sobre o meio ambiente. Portanto, é o profissional que concilia a relação da sociedade humana com a natureza, buscando a harmonia e o desenvolvimento sustentável.

Dentro do curso de Gestão Ambiental, comemoramos também essa data para incentivar a conservação e o manejo de nossas florestas, buscando a produção racional de bens e serviços de forma sustentável.

Sabe-se que a sociedade humana explorou demasiadamente o setor florestal, buscando garantir sua sobrevivência e o progresso econômico. Mas temos que nos conscientizar que esse importante elemento da natureza é a base do nosso ecossistema e, somente assim, garantiremos a sobrevivência das futuras gerações. Vale destacar que o Brasil abriga uma das floras mais diversas e exuberantes do planeta.

E nós, o que podemos fazer? Plante árvores! Por isso, estamos aqui para falar do Dia da Árvore e sua importância para a sociedade.

tumblr_pei7ntcujg1urp6nwo1_1280
Site: Árvore, ser tecnológico. https://goo.gl/G7gbGG. Acesso em 20/09/2018.

Celebre o Dia da Árvore!

Apoie campanhas de replantio! Somente corte uma árvore com autorização do órgão ambiental competente. Abrace uma árvore e tome um banho de floresta!

tumblr_pei7ccfqm41urp6nwo1_1280
Site: Árvore, ser tecnológico. https://goo.gl/GEBrR1. Acesso em 20/09/2018.

Você tem interesse no curso de Gestão Ambiental?

Visite o site e conheça as vantagens de estudar na modalidade a distância.

gestao-ambiental

Avalie este post

Comentários

Comentários