Você curte assistir filmes e séries como Dexter, Criminal Minds e CSI e se imagina atuando junto à polícia para fazer exames de laboratórios, ajudar a descobrir pistas e realizar análises nas cenas de crime? Então, saiba que o Tecnólogo em Investigação Forense e Perícia Criminal é a graduação certa!

Os profissionais desse ramo são responsáveis pela coleta de evidências e informações que, com o auxílio de outras pesquisas, ajudam na solução de diferentes crimes. Assim, você poderá coletar amostras biológicas, averiguar provas, entre outras funções.

E aí, ficou interessado e está em dúvida sobre como é o curso de Investigação Forense e Perícia Criminal? Então, vem com a gente que vamos explicar!

O que faz esse profissional?

Só de falar em Investigação Forense e Perícia Criminal, muitos já se imaginam em cenas de crime, concorda? Essas pessoas não estão erradas, mas é essencial entender o que é e o que fazem os profissionais da área.

De maneira geral, eles atuam na investigação de crimes, elaborando laudos, organizando provas, buscando vestígios, analisando cenas, coletando evidências e ligando os pontos para solucionar crimes.

É importante lembrar que os peritos não julgam o ocorrido, apenas organizam suas observações em laudos com todos os vestígios encontrados, para embasar a decisão da justiça. Assim, os profissionais são servidores públicos, podendo atuar dentro da polícia.

Em seu dia a dia de trabalho, os peritos criminais participam de investigações, coletam provas e visitam cenas de crimes, por exemplo. O profissional do ramo deve ter um perfil organizado, responsável e observador, devendo enxergar o que passaria despercebido.

Por isso, é importante ter um olhar atento aos detalhes e conhecimentos em:

• Criminologia;
  • Lógica;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Processual Penal;
  • Direito Penal;
  • Informática;
  • Língua Portuguesa.

O que é aprendido no curso?

Se o seu sonho é fazer o curso de Investigação Forense e Perícia Criminal, saiba que é fundamental ficar por dentro da matriz curricular, concorda? Embora seja uma graduação de ensino tecnólogo, com uma duração mais curta, existem várias disciplinas a serem aprendidas.

Veja, a seguir, todos conteúdos estudados na EAD UniCesumar:

• Libras;
  • Perícia Toxicológica;
  • Perícia Grafotécnica;
  • Perícia Digital.

Onde o profissional trabalha?

Os peritos criminais podem atuar de maneira autônoma ou em cargos em órgãos privados e públicos. De modo geral, eles trabalham nas ruas, coletando evidências em cenas de crime ou locais de acidentes, mas também podem exercer suas atividades em escritórios ou laboratórios, analisando cientificamente o que foi coletado como prova.

Qual a duração do curso?

Na EAD UniCesumar, o curso de Investigação Forense e Perícia Criminal tem duração média de dois anos e meio, com uma carga horária total de 2.880 horas. Por ser uma graduação tecnológica, o tempo para a conclusão da faculdade é menor se comparado ao bacharelado e à licenciatura, por exemplo.

Isso porque esse tipo de formação tem como foco o mercado de trabalho e a prática profissional. No entanto, existe a possibilidade de finalizar o curso em um tempo menor. Isso ocorre, por exemplo, no caso de estudantes que ingressam na graduação como portadores de diploma e podem reaproveitar disciplinas que concluíram na primeira faculdade.

Normalmente, isso acontece com quem passou por outros cursos superiores relacionados ao Direito. A outra alternativa para diminuir o tempo de formação é encaixar mais conteúdos do que o previsto para o semestre na grade horária. Caso queira otimizar o tempo, essa é uma ótima chance de conquistar o diploma antes da sua turma.

Contudo, essa opção necessita de bastante planejamento e cuidado para não ficar com um semestre cheio e, como consequência, acabar prejudicando seu desempenho em avaliações e provas.

Qual o campo de atuação?

A forma principal para ingressar no campo da perícia criminal é por meio de um concurso público. Os profissionais podem trabalhar em órgãos federais ou no Instituto de Criminalística do seu estado. De modo geral, os cargos ocupados estão relacionados ao Poder Judiciário ou à Polícia Civil.

Existe uma vasta oferta de vagas com excelentes remunerações. O salário médio do perito criminal é de R$ 5.634,38* e o teto pode chegar a um valor de R$ 14.406,65* para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Dentro da área da Perícia Criminal, existem diversos campos de atuação. Eles são:

• Medicina e Odontologia Forense;
  • Engenharias;
  • Finanças e Contabilidade;
  • Informática.

Quais são os diferenciais?

No Tecnólogo em Investigação Forense e Perícia Criminal da EAD UniCesumar, os alunos aprendem a elaborar pareceres, laudos e perícias, conhecem as leis que regem as ciências forenses e realizam outras atividades que são exigidas pelo mercado de trabalho.

Aqui, as aulas acontecem de maneira 100% online, e a metodologia EAD é intuitiva, com um corpo docente experiente que compartilha conhecimentos essenciais para a carreira. Você ficará por dentro de ferramentas como recursos 3D, QR codes, robótica e inteligência artificial para uma experiência prática, fazendo com que os alunos se tornem protagonistas do próprio aprendizado.

Além disso, em nossa instituição de ensino, você encontrará diversos cursos de bacharelado, licenciatura e tecnólogo em diferentes áreas do conhecimento. Também temos corpo docente formado por mestres e doutores experientes e várias bolsas de estudos e desconto que ajudam a diminuir o preço das mensalidades.

Agora que já conhece as principais informações sobre o Tecnólogo em Investigação Forense e Perícia Criminal, não perca mais tempo. Estude na EAD UniCesumar e seja o profissional que o mercado de trabalho está em busca!

Gostou do conteúdo e quer conhecer as principais informações sobre o Tecnólogo em Investigação Forense e Perícia Criminal da EAD UniCesumar? Então, acesse o nosso site e fique por dentro!

Avalie este post