Sabia que as perguntas para entrevista de emprego não precisam ser feitas apenas pelo entrevistador? Muito pelo contrário! Em processos seletivos, tanto a empresa quanto o candidato estão fazendo escolhas.

Nos enganamos ao pensar que essa decisão vem apenas de quem está do outro lado da mesa — ou da tela, em tempos de entrevistas virtuais. Afinal, é muito importante entender se a vaga e a empresa estão dentro das expectativas estipuladas no momento da candidatura.

Pensando em aumentar as chances da sua escolha ser acertada e de você tomar uma boa decisão profissional, listamos 7 questões para fazer aos recrutadores. Confira!

1. Tem possibilidade de crescimento?

Infelizmente existem aquelas vagas que são criadas com o objetivo de “tapar algum buraco”. E você deve ter a tranquilidade de saber que está entrando em uma vaga que foi bem pensada, organizada e estruturada pelo time de recrutamento ou o gestor da área.

Afinal, não tem nada mais frustrante do que passar alguns meses no time e ser desligado por algum tipo de reestruturação interna ou pelo fato de a empresa não precisar mais do seu serviço.

Boa parte dessas dúvidas são sanadas ao perguntar sobre a possibilidade de crescimento. É interessante que o entrevistador seja capaz de pontuar algumas ações de desenvolvimento — como um plano de carreira ou o contexto de crescimento do negócio.

Tome cuidado com respostas muito vagas ou que não mostrem claramente sobre essa possibilidade.

2. Como é o dia a dia na empresa?

Essa pergunta pode dar um bom indicativo sobre o clima não somente da equipe, mas da empresa como um todo. Várias questões podem surgir a partir desse tema.

  • Existem rituais coletivos, como reuniões que unam todo o time?
  • A diretoria tem o costume de participar de algum desses encontros ou são figuras que quase não aparecem no escritório?
  • A cultura da empresa é pautada em muita burocracia e microgerenciamento ou existe espaço para inovar e propor novas ideias?
  • Os horários são flexíveis ou existem limitações em relação à rotina de trabalho?

Esses pontos nem precisam ser falados de maneira clara pelo entrevistador. A simples reação ao ser perguntado sobre o dia a dia já é capaz de oferecer bons indicativos para avaliar as entrelinhas.

Caso a pessoa fuja da resposta ou não consiga pontuar uma rotina coletiva que faça sentido, pode ser hora de tentar entender o nível de satisfação do time em sites como o Glassdoor.

3. Como é a equipe?

Essa questão é importante para entender diversos pontos sobre o time. Primeiramente, vale entender qual é o tamanho da equipe. Dependendo da resposta, já identificamos de cara aquelas empresas que não investem em pessoal e acabam sobrecarregando quem está ali.

Outro ponto interessante é perguntar sobre o tempo de casa das pessoas do time. Equipes mais novas vivem desafios diferentes daquelas que são compostas, em sua maioria, por profissionais que já estão há anos na empresa. Esse contexto é importante para que você reflita sobre o seu papel entrando no grupo.

Por fim, vale pensar na diversidade e inclusão. A equipe é diversa, recheada de pessoas com contextos e visões de mundo diferentes?

4. Como é o ambiente de trabalho?

Aqui, conseguimos entender a rotina prática da vaga em questão. Essa é a hora de perceber se a vaga está sincronizada com suas prioridades, jeito de ser e forma de trabalhar.

Por exemplo: você está na área de comunicação e acredita que, para fazer um bom trabalho, é preciso ter encontros periódicos com a sua equipe. Dessa forma, conseguirão refrescar a mente com ideias novas e colocá-las em prática de forma colaborativa.

Mas ao perguntar sobre o ambiente de trabalho, entendeu que a empresa não incentiva esse tipo de encontro e a vaga em questão será executada de forma bem individual — supondo que você está chegando em uma equipe nova e não terá colegas, por exemplo.

Será que esse ambiente é aquele em que você se sentirá estimulado, acolhido e pronto para fazer um bom trabalho? Não tem nada de errado em entender que o mesmo cargo pode agradar em uma empresa e em outra, não.

5. Por que o cargo ficou vago?

Essa pergunta é bem importante e pode demonstrar algumas questões delicadas em relação à vaga. O ideal é que antes de fazer a pergunta, você já se antecipe e reflita sobre as possibilidades de resposta. Mesmo que o entrevistador não diga, elas provavelmente serão:

  1. o profissional que ocupava a vaga pediu demissão;
  2. o profissional que ocupava a vaga foi demitido;
  3. a equipe está em um crescimento positivo, então é necessário trazer mais pessoas boas para o projeto;
  4. o time está sobrecarregado e a vaga foi criada para suprir uma necessidade emergencial.

Não podemos ser ingênuos ao ponto de pensar que o recrutador ou gestor da vaga diria abertamente que o time está sobrecarregado ou que um colaborador pediu demissão porque estava insatisfeito.

Mas fazer essa pergunta dará a você a possibilidade de entender o que for dito nas entrelinhas. O ideal é que a resposta esteja próxima ao ponto de número três, ou seja, uma vaga sendo aberta para acompanhar o crescimento do projeto.

6. A empresa oferece treinamentos e capacitações?

Aqui, teremos um bom indicativo sobre a cultura da empresa e os investimentos que são feitos em aprendizado. Não são todas as organizações que conseguem arcar com o pagamento de cursos para todos os funcionários, por exemplo, mas existem formas bem mais simples de oferecer capacitações, como:

  • rodas de conversa entre os próprios colaboradores;
  • treinamentos periódicos oferecidos pela pessoa líder da área;
  • capacitações oferecidas pela empresa ou patrocinadas por ela;
  • pagamento de cursos para profissionais que se destaquem ou batam as metas.

Qualquer indicativo que reforce a oferta de treinamentos mostra que a empresa está aberta para a educação e respeita os processos de aprendizado dos profissionais.

E essa característica é bem importante, já que diminui as chances daquela gestão antiga, que evitava falar sobre erros e não estimulava conversas francas sobre o ato de aprender.

Não é apenas sobre pagar um curso para o colaborador, mas, sim, a forma que a empresa atua de forma prática nesse processo.

7. Quais os desafios e oportunidades?

Aqui, devemos tomar cuidado com respostas muito vagas. Caso o recrutador não consiga motivar o candidato, apresentando desafios e oportunidades claras, essa pode ser uma área que não oferece oportunidades consideráveis de crescimento.

Quando os objetivos estão claros para o time, não existem motivos para fugir dessa pergunta.

Chegamos ao final do conteúdo com a expectativa de que você será capaz de reproduzir as melhores perguntas para entrevista de emprego. Além de demonstrarem um interesse por parte do candidato — aumentando suas chances de conseguir a vaga — também é possível conhecer todos os detalhes sobre o processo seletivo.

Aproveite para entrar em contato conosco e descubra as possibilidades de ir ainda mais longe profissionalmente fazendo um curso presencial ou EAD!

Avalie este post

Comentários

Comentários