Graças à tecnologia, podemos usufruir de diversas praticidades. A educação a distância é uma delas e tem atraído cada vez mais estudantes. Também, pudera! Poder ter um diploma sem precisar sair de casa e conciliar os estudos com outros afazeres é, realmente, uma enorme vantagem. Hoje, muitas instituições podem propiciar isso, e o que cria mais ou menos destaque para elas é a metodologia EAD que adotam.

Por exemplo, alguns lugares disponibilizam apenas os conteúdos do curso no formato PDF e são ausentes com relação às demandas dos alunos. Outros, por sua vez, possibilitam conteúdos mais ricos, respondem a dúvidas rapidamente e instigam a participação no fórum. Estar por dentro desses detalhes antes de se matricular pode fazer diferença na sua motivação e na qualidade das aulas.

Conversamos com Marcia Souza, Head de Graduação de EAD UniCesumar, que nos ajudou a entender melhor a metodologia EAD nessa universidade. Continue a leitura!

Como funciona a metodologia EAD da UniCesumar?

Antes de tudo, é importante você saber que a EAD UniCesumar conta com cursos de vários modelos, como os de graduação, pós-graduação e aperfeiçoamento profissional. Cada um deles tem características específicas, assim como acontece em cursos de ensino presencial.

Porém, de modo geral, eles oferecem aulas online ao vivo e gravadas, materiais para leitura e atividades dentro do fórum, com discussões ativas entre todos os membros.

A metodologia EAD da UniCesumar também conta com ferramentas diferenciadas. Games, realidade aumentada, recursos 3D, inteligência artificial e robótica ajudam a deixar o estudante mais imerso e ativo na aprendizagem.

“Nossa proposta pedagógica é dar mais autonomia aos estudantes. Uma das coisas que nos motivam é investir no cuidado personalizado dentro de cada área do conhecimento, para que nossos alunos tenham uma vivência acadêmica mais prazerosa e com qualidade”, revela Marcia.

Ela também nos conta que o ensino remoto não pode ser negligenciado, pois demanda dedicação constante: “Estudar a distância não é tão simples, como alguns pensam. O estudante precisa, além da vontade de aprender, de planejamento e organização do tempo”.

É que, na prática, após os alunos receberem os materiais de cada disciplina, eles podem estudar quando e como quiserem. Contudo, ao mesmo tempo, precisam de autoconhecimento, para perceber o que funciona melhor em cada momento. O equilíbrio na rotina também é necessário, pois as entregas não podem ficar para a última hora.

O bom é que, durante todo o curso, a EAD UniCesumar está ao lado do estudante. Por isso, faz parte da metodologia de ensino prestar apoio, visando propiciar a aquisição de mais independência.

A Head de Graduação explica: “As disciplinas GO e Giro EAD ajudam a desenvolver destrezas, fazendo o estudante entender, primeiro, como ser um aluno EAD. Na matriz curricular, ele também conta com trilhas e mapas mentais, que ajudam a ampliar a motivação durante a aprendizagem”.

Quais as vantagens do EAD?

Quando falamos em estudo a distância, as vantagens são diversas. Confira algumas!

Estudar no momento que puder

Com a rotina atribulada, muitas pessoas imaginam que o sonho da graduação ou da pós precisa esperar um tempo. Porém, o EAD elimina muitas dificuldades. Nele, o estudante assiste às aulas e realiza as atividades no momento mais propício. Assim, o trabalho e as outras obrigações podem ser conciliados com a educação em casa.

Adquirir importantes habilidades para o mercado

Isso, principalmente, quando o aluno opta por uma boa instituição. “Nossa proposta não é dar, apenas, uma aula ao vivo. Temos um planejamento para cada disciplina. Todas são desenhadas com uma proposta pedagógica para aumentar o protagonismo do aluno”, conta Marcia.

Esse protagonismo é, justamente, o que propicia autonomia e organização — algumas das habilidades importantes para as profissões do futuro.

Além disso, ela completa: “Temos um alinhamento com ambientes profissionais que busca nivelar as expectativas de cada área de formação com o que esse estudante vai desenvolver na sua atuação junto aos espaços de trabalhabilidade”.

Diploma igual ao do ensino presencial

Desde que a instituição seja reconhecida pelo MEC, alunos EAD recebem diploma. O documento, inclusive, não especifica como o curso foi realizado — se presencial ou online —, já que o Ministério da Educação não vê diferença nisso.

Como as avaliações são feitas no estudo a distância?

Marcia conta que, mesmo nos cursos a distância, as avaliações são feitas presencialmente. Contudo, com a chegada da pandemia, a instituição precisou adaptar esse processo.

“Nossa metodologia EAD costuma contar com a presença do estudante no polo para realização da prova. Agora, porém, estamos seguindo as medidas de distanciamento social propostas pela Organização Mundial da Saúde. Assim, fortalecemos algumas atividades dentro do ambiente virtual de aprendizagem”.

A ideia, segundo a Head de Graduação, é que os alunos continuem recebendo um ensino de qualidade e possam testar os conhecimentos da melhor maneira possível: “Fizemos, então, uma reestruturação do processo avaliativo. Além de o aluno ter de colaborar, de forma produtiva, dentro do fórum, ele tem o MAPA — Material Prático de Aprendizagem”.

O MAPA, como conta Marcia, é um trabalho que ele entrega e exige criatividade para solucionar problemas reais, fato que o deixa no papel de tomador de decisões.

Quais as dicas para de dar bem nos cursos EAD UniCesumar?

Para Marcia, é importante ter um cronograma de estudos e planejamento diário, mas uma boa graduação exige mais que isso.

“Um dos principais passos do estudante é definir o quanto aquele curso é importante para ele e sua carreira. E mais que isso. Também considero relevante ter a consciência do valor de cada disciplina para o projeto de vida. Adquirir essa visão facilita criar um caminho saudável, com metas dentro de cada etapa”.

O ensino a distância vem se mostrando bastante vantajoso e, por isso, tem chamado a atenção de estudantes de todos os cantos. Contudo, para usufruir de boas conquistas na carreira, é preciso optar por uma instituição capaz de propiciar um ensino de qualidade e condizente com as exigências do mercado.

A metodologia EAD da UniCesumar mostra-se excelente em todos os aspectos, sendo, assim, uma ótima escolha para quem procura uma aprendizagem online.

Gostou do conteúdo? Caso tenha ficado com dúvidas ou precise de mais informações sobre nosso processo, é só entrar em contato!

 

 

 

Avalie este post

Comentários

Comentários