Você acha que ser criativo e inovar é algo que não se aprende, já nasce com a pessoa? Calma, que não é bem assim, viu? Na área de tecnologia, a inovação surge a partir de muito conhecimento, trabalho e, claro, com a ajuda de uma especialização que tem tudo para levar a sua carreira a um patamar mais alto: a Pós-graduação em Negócios Digitais e Inovação!

Se você ainda não sabe bem o que entra nessa categoria de negócios digitais, a gente explica. Aqui, a atuação do profissional pode se dar em empresas como marketplaces e e-commerces, blogs de conteúdo, portais de cursos, infoprodutos, serviços online e muitas outras.

Os investimentos para empreender nessas áreas costumam ser menores e dependem completamente da tecnologia para existir. Quer entender melhor sobre a pós-graduação e o trabalho nessa área? Continue a leitura!

O que são negócios digitais?

A cada dia, mais pessoas e empresas estão na internet. Algumas apenas passam o tempo nela, por entretenimento, mas uma boa parte já constrói sua vida no ambiente online — e o metaverso está aí para nos provar essa tendência. Assim, as oportunidades de negócios digitais não param de crescer.

As empresas não apenas se veem obrigadas a modernizar o que já faziam antes da internet, mas também a inovar e criar formas de viver e negociar a partir da transformação digital. Negócios digitais são, portanto, aqueles que usam a internet para desenvolver, criar e oferecer projetos de inovação, produtos e serviços nesse ambiente a partir da conexão.

O que faz o profissional especializado em Negócios Digitais e Inovação?

Esse é um curso que oferece a você tudo o que precisa saber para a criação e produção de serviços e produtos digitais, com foco em inovação. A ideia é aplicar áreas de conhecimento diferentes com o objetivo de usar o capital humano, os recursos naturais, as informações e as redes de contato de forma responsável.

Você é um entusiasta dessa área ou já trabalha nela? Então, provavelmente, terá muito a ganhar com a Pós-graduação em Negócios Digitais e Inovação.

O que é necessário para atuar nesse segmento?

Veja algumas habilidades primordiais para que você seja um profissional de sucesso na área de negócios digitais e inovação:

  • iniciativa: é preciso acompanhar a velocidade da transformação digital e saber tomar as decisões certas para aproveitar as oportunidades que se apresentam;
  • análise crítica: deve conseguir fazer avaliações com base em dados e ter capacidade para encontrar soluções para problemas;
  • resiliência: é necessário ter um alto grau de flexibilidade, saber lidar com situações adversas e sob pressão, acompanhar as tendências e aprender com os erros.

Além disso, é preciso ter uma boa dose de criatividade, manter um nível de atualização de conhecimentos constante, ter dedicação e engajamento. Para tanto, é importante ser uma pessoa organizada, saber planejar e liderar, ter determinação e mostrar competitividade.

Quais as características mais marcantes dos negócios digitais?

Negócios digitais se diferenciam dos tradicionais em diversos aspectos, por isso uma especialização nessa área é importante para a sua carreira. Falaremos mais sobre essas características a seguir. Acompanhe!

Atualização constante

A transformação digital não é algo que ocorreu há algumas décadas e se estagnou. A cada momento, vemos mais mudanças no mercado e na sociedade a partir das novidades tecnológicas. Logo, é preciso que os negócios digitais mantenham o foco nesse movimento, analisando o comportamento do consumidor e suas necessidades, à medida que elas surgem.

Conectividade

Não há negócios digitais sem conexão. Por isso, as empresas desse segmento devem se manter acessíveis ao consumidor em todos os canais disponíveis para a comunicação com o seu público. Promove-se, assim, o engajamento e o uso das tecnologias existentes para facilitar essa interação e diminuir custos.

Cultura de transformação

Nos negócios digitais, a transformação digital está no centro das atenções. O profissional de Tecnologia da Informação tem um papel crucial nessas empresas. Os resultados e as estratégias inovadoras devem fazer parte da cultura dos trabalhadores da área.

Concorrência alta

Disputar a atenção do consumidor na internet é um desafio e tanto para os negócios digitais. A quantidade de empresas nesse ambiente é crescente, e elas ainda precisam encontrar seu espaço em meio a influenciadores digitais, plataformas de notícias e entretenimento, redes sociais e muitos outros. O grau de competitividade, então, é elevado.

Marketing estratégico

Essa é uma característica bastante relacionada ao tópico anterior: é preciso marcar presença nesse ambiente digital com ações para atrair e manter o relacionamento do consumidor com sua marca. Esse é um trabalho que também deve ser constante para alcançar o sucesso de um negócio digital.

Inovação

Há uma relação direta entre a inovação e os negócios digitais, na busca por atender às diferentes necessidades dos consumidores. Essa deve ser uma preocupação constante dos empreendedores nessa área, devendo fazer parte da cultura das empresas.

O que é ensinado na Pós-graduação em Negócios Digitais e Inovação?

A Especialização em Negócios Digitais e Inovação é aplicada na modalidade de Educação a Distância (EAD) e tem carga horária de 360 horas. Há disciplinas obrigatórias e eletivas, que devem ser escolhidas conforme os seus objetivos com o curso. Vamos conhecê-las:

  • Negócios Digitais;
  • Gestão de E-Commerce e Empreendedorismo Digital;
  • Uso Estratégico das Redes Sociais e Mídias Digitais;
  • Gestão de Projetos Inovadores;
  • Design Thinking Aplicado ao Branding;
  • Economia do Acesso: Criativa, Colaborativa, Compartilhada, Solidária, Multimoedas;
  • Novos Modelos de Negócio;
  • Startups;
  • Internet das Coisas;
  • Introdução a Negócios Digitais e Inovação.

Como funciona o Universo EAD?

O curso de Negócios Digitais e Inovação é oferecido pelo Universo EAD, vinculado à UniCesumar. Por serem oferecidos a distância, os cursos livres, de aperfeiçoamento e pós-graduações podem ser realizados quando você quiser e de onde estiver, levando mais flexibilidade à sua rotina de aprendizagem.

São mais de 700 cursos que utilizam metodologia de ensino inovadora, que o estudante pode estudar com total autonomia usando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A plataforma online disponibiliza videoaula e materiais didáticos de forma intuitiva. Os materiais e os vídeos ficam à disposição 24 horas por dia, permitindo que você escolha como fará a sua rotina de aprendizagem.

Deu para perceber que a Pós-graduação em Negócios Digitais e Inovação oferece ferramentas importantes para que você decole em sua carreira no segmento online, não é mesmo? Para isso, você pode contar com professores altamente qualificados do Universo EAD, grande parte deles com mestrado e doutorado.

Tem interesse? Conheça mais sobre a nossa pós-graduação e se inscreva agora mesmo!

Avalie este post

Comentários

Comentários