A ideia de conquistar um diploma com menos burocracias chama a atenção de quem está em busca de graduação ou especialização EAD. Não é para menos: essa modalidade rompe barreiras, aperta menos no bolso e democratiza a educação. Assim, fica cada vez mais claro a importância do ensino a distância. A Educação a Distância (EAD) já era tendência em todo o mundo mesmo antes da pandemia. Países como Austrália, Estados Unidos, Coreia do Sul e Índia lideram o ranking de alunos que estudam nesta modalidade. No Brasil, em 2020 já existiam cerca de 1,7 milhão de pessoas que faziam faculdade a distância, representando 21% das matrículas totais do ensino superior no país. Em 2006, esse percentual era de apenas 4,2%. A tendência é que esse número cresça cada vez mais.

Entre os diversos motivos de quem escolhe fazer um curso a distância, está a economia, pois além de mensalidades mais em conta, há um menor gasto com alimentação e transporte, pois as pessoas conseguem assistir às aulas de suas próprias casas. Outro fator importante é a flexibilidade em conciliar os estudos com o trabalho.

“Não foi fácil retornar aos estudos, tenho 58 anos, trabalho em obras de infraestrutura, construção pesada, gasoduto, então eu tenho que estudar pelas noites e finais de semanas. No trabalho eu viajo bastante, tenho horários irregulares”, destaca Abinezé Alves da Silva, aluno do polo de Olinda – PE. Mas, apesar da rotina difícil, ele não desistiu e conseguiu concluir os estudos. “Com muito empenho e dedicação, consegui me graduar e estou numa pós-graduação, a Unicesumar me apoiou, orientou-me nos estágios e em muitos trabalhos, e ainda continua me apoiando”, finaliza.

Colecionando sonhos realizados

Além da experiência mais rica que o estudante EAD tem, ele também possibilita a realização de sonhos de estudantes que, por algum motivo, tiveram que adiá-los. Uma das grandes relevâncias do ensino a distância no Brasil, então, é abrir mais portas aos futuros profissionais.

“Quando olhamos para um aluno de curso a distância, nem sempre é aquele que acabou de sair do colégio. Muitas vezes, é alguém voltando a estudar e que, no passado, deixou os sonhos um pouco de lado, para se dedicar mais aos filhos e ao casamento, ou por ter se visto obrigado a seguir outra carreira. Quando essa pessoa entra no EAD, está atrás de sonhos. Ela busca o estudo para tornar a vida melhor”, destaca a diretora de graduação da EAD UniCesumar, Katia Coelho.

O aluno Silas Andrade Fonseca, de 32 anos, mora em Duartina (SP) e sonhava em cursar Farmácia. No entanto, a faculdade mais próxima de sua cidade é em Bauru (SP), há 45 km de distância. Com plantões na drogaria que trabalha e o deslocamento, iniciar os estudos parecia um sonho distante. Com a EAD Unicesumar, Silas finalmente conseguiu se matricular e cursar Farmácia. “Estou extremamente feliz por poder estudar na área que atuo há 14 anos como profissional. Com a graduação estou me aprofundando em conhecimentos técnicos e científicos”, disse Silas.

Assim como Silas, a aluna de gestão hospitalar do polo de Maringá, Josi Cano, também encontrou a oportunidade perfeita para realizar um sonho. “A EAD Unicesumar está contribuindo com minha formação e fazendo a diferença na minha vida, caminhando junto comigo para realização de um sonho: Alcançar uma graduação de Gestão Hospitalar”, destaca Josi.

Tecnologia e educação

O método tem deixado de ser uma escolha apenas por falta de opção para se tornar a principal preferência. Isso acontece devido ao avanço da tecnologia, a facilidade de acesso à internet e ao investimento das instituições em boas experiências aos estudantes. Além disso, o ensino EAD costuma dispor aos estudantes muito mais recursos que na modalidade presencial. Na EAD Unicesumar, por exemplo, existe a possibilidade da utilização de recursos como laboratórios virtuais, realidade aumentada, mista e virtual. Ou seja, a tecnologia permite que os estudantes acessem imagens microscópicas de qualquer lugar, através de um dispositivo móvel ou computador com acesso à internet. Antes, o que só podia ser visto através de um microscópio físico, com a ferramenta, torna-se visível em alta qualidade, acompanhado de descrições e referências utilizadas no mesmo material, com muito mais informações.

Raiz de Zea Mays em corte transversal, ou, simplesmente, a raiz de um milho. Imagem da Microscopia Digital Atlas – ferramenta desenvolvida para os alunos da EAD Unicesumar. 

Com tantos recursos modernos disponíveis, a escolha por uma boa instituição de ensino ganha destaque e importância. De acordo com a diretora de graduação da EAD Unicesumar, Katia Coelho, é importante o aluno entender como a instituição trabalha, quais os recursos educacionais disponíveis e até o histórico dela no ensino. “É fundamental possibilitarmos autonomia e os recursos necessários para que os estudantes desenvolvam as habilidades e competências requeridas para uma futura prática profissional de sucesso. Mas na EAD Unicesumar vamos além, o corpo docente é extremamente qualificado, mas nos preocupamos em criar um bom relacionamento com os alunos da EAD, para que não se sintam sozinhos no processo de aprendizagem”, declara a diretora.

Mais de 60 cursos em todas as áreas do conhecimento

Referência em EAD no país, a Unicesumar oferece mais de 60 cursos de graduação. Entre eles, destaque para as áreas que lideram a retomada da economia brasileira: Agronegócio, Ciências de Dados e Análise de Comportamento, Empreendedorismo, Educação Física, Engenharia de Software, Gastronomia, Gerontologia, Gestão da Produção Industrial, Recursos Humanos, Gestão Hospitalar, Psicopedagogia, além de outros nas áreas de educação, gestão, tecnologia, design e responsabilidade social.

Comentários

Comentários