A necessidade de ter um diploma de Ensino Superior bate à porta de todos, mais cedo ou mais tarde. Ter uma graduação gera excelentes oportunidades de trabalho e ainda permite que a gente cresça na carreira, ocupando cargos mais altos na hierarquia de uma empresa.

Há casos, inclusive, de pessoas que começaram como estagiárias e foram subindo até posições de destaque. Incrível, não? Por isso, é comum ter a dúvida de quem pode fazer EAD, de fato. O ensino a distância é uma realidade e uma opção muito interessante — afinal, poder estudar sem sair de casa é um privilégio que nos faz ganhar tempo.

Então, neste post, além de saber quem pode fazer EAD, você ainda vai entender se o diploma de um ensino remoto vale da mesma maneira que o presencial e o que é necessário para estudar a distância. Aproveite as informações e comece a planejar desde já o seu futuro. Vamos nessa?

Quem pode fazer EAD?

O ensino EAD é uma possibilidade para muitas pessoas que querem mais conhecimento e, como falamos, ter a possibilidade de progredir na carreira. Assim, para iniciar fazer um curso de Bacharelado, Licenciatura ou Tecnólogo a distância, você deve apresentar o certificado de conclusão do Ensino Médio.

Funciona da seguinte maneira: ao ir para o Ensino Médio, você tem o diploma do Fundamental e, para a faculdade, o diploma do Ensino Médio já pressupõe que o Fundamental foi completado. Da mesma forma, uma pessoa que deseja fazer pós-graduação vai precisar apresentar a conclusão do Ensino Superior no ato da sua matrícula.

Pode acontecer de muita gente ter perdido seu diploma do Ensino Médio. Se esse for o seu caso, você pode entrar em contato com sua antiga escola e solicitar uma cópia do documento — é bem simples!

Agora, se ainda não completou os estudos básicos e sonha em fazer uma graduação, o primeiro passo é se matricular em um supletivo. Ao terminá-lo, o diploma permite que você possa seguir adiante e estudar EAD ou mesmo presencial.

O que é necessário para fazer um curso a distância?

Agora que você já viu quem pode fazer EAD, deve estar se perguntando sobre tudo aquilo que é necessário para começar os estudos. E nós trazemos tudo em detalhes, veja a seguir!

Matricular-se em um curso

Para fazer uma faculdade, o primeiro passo é garantir a sua matrícula. Muitas instituições de ensino optam por processo seletivo, enquanto outras aceitam a nota do Enem. Logo, é ideal pedir mais informações na naquela que lhe interessa.

Antes mesmo da matrícula, vale a pena buscar dados sobre a possibilidade de conseguir bolsas ou financiar seu estudo. Dessa maneira, as mensalidades acabam pesando menos no bolso e, caso alguma crise atrapalhe suas finanças, você não corre o risco de ter que trancar o curso.

Ter equipamentos e acesso à internet

Estudar a distância tem a ver com acesso à internet e tecnologia. As aulas ficam todas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da faculdade e você pode acessá-las sempre que quiser. Além disso, terá que participar dos fóruns para dúvidas e troca de ideias com colegas e professores.

Tudo isso será feito por meio de um computador, seja um desktop ou mesmo um notebook. Um celular também ajuda na hora de assistir às aulas fora de casa, por exemplo, enquanto estiver no trânsito ou no horário de almoço do seu trabalho.

Você também vai precisar de acesso à internet para fazer tudo isso. Hoje, sabemos que a conexão online já é uma realidade em 80% das casas do Brasil. Mas, se não for a sua realidade, sempre dá para conversar com um vizinho, amigo ou parente, não é mesmo?

Ser comprometido e organizado

Fazer uma graduação do tipo presencial parece ser mais simples. Afinal, você fica sentado de frente ao professor, absorvendo o conteúdo. No formato digital, a situação muda um pouco de contexto. isso porque você acaba sendo mais ativo em seu aprendizado.

Como ninguém vai ficar no seu pé cobrando atenção, parte de você mesmo essa iniciativa. Moral da história? Comprometimento e organização são itens essenciais a quem vai estudar EAD. Senão, você acaba não aprendendo e perdendo dinheiro. Lembre-se de que é o seu futuro que está em jogo!

Quais são as vantagens de se fazer um curso a distância?

Estudar EAD traz algumas vantagens que têm ficado cada vez mais atraentes. Veja quais são!

Flexibilidade de horário

No ensino presencial, você fica com a semana inteira comprometida. Por exemplo, das 19h às 22h, de segunda à sexta-feira, é preciso estar na faculdade — fisicamente falando. Isso muda ao optar por uma faculdade EAD, pois você pode ver as aulas e fazer as atividades nos horários que mais se adequam à sua agenda.

Mais tempo livre

Você economiza bastante tempo nos transportes de ida e vinda do trabalho ou casa para a faculdade. Portanto, isso lhe traz mais tempo para estudar, desenvolver hobbies e melhorar demais a sua qualidade de vida.

Economia nas mensalidades

Uma vez que o ensino EAD não depende de toda a infraestrutura da faculdade, as mensalidades se tornam mais em conta, o que faz com que esse ensino seja mais democrático.

Mais autonomia

Ao se organizar para estudar as matérias e fazer as atividades requisitadas, você vai ganhando autonomia e sendo mais responsável. Lembre-se de que isso é superimportante também para o mercado de trabalho!

Um diploma de um curso EAD é válido como de ensino presencial?

O diploma de um curso EAD tem a mesma validade do diploma de ensino presencial, desde 1996, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Portanto, pode apostar no ensino EAD sem nenhum medo! No diploma, inclusive, não há a especificação de que o curso é presencial ou a distância. Assim, você pode simplesmente optar pela modalidade de ensino que mais vai se adaptar à sua rotina.

Agora que você sabe quem pode fazer EAD e as vantagens desse tipo de ensino, vale dizer também que o grau de dificuldade é o mesmo de um curso presencial. Ou seja, é preciso se dedicar e correr atrás, com proatividade e foco. Esses ingredientes fazem toda a diferença ao seu sucesso.

Gostou de saber quem pode fazer EAD? Então, assine a nossa newsletter e receba diversos conteúdos como este diretamente em seu e-mail!

 

Avalie este post

Comentários

Comentários