Você tem curiosidade em saber sobre as melhores empresas de Engenharia Civil para conseguir um emprego? Então, com certeza, também se pergunta sobre o mercado de trabalho na área e como pode se destacar, ganhando diferenciais competitivos que façam seu currículo saltar na preferência dos recrutadores, certo?

A verdade é que o mercado de Engenharia Civil é um dos mais consistentes — claro que ele não está livre de enfrentar crises, mas tem a capacidade de se reerguer, seja com investimentos governamentais, seja a partir das novas necessidades da população.

Por exemplo, hoje falamos em prédios e casas com acessibilidade, o que obriga muitos imóveis a passarem por reformas. Além disso, existe a tendência de cidades e bairros inteligentes, o que também abre mercado e faz as empresas de Engenharia Civil olharem para o futuro em busca dos profissionais mais bem preparados.

Pensando nisso, neste artigo, você entende como pode se preparar melhor para o mercado e também conhece as empresas de Engenharia Civil nas quais vale muito a pena buscar uma colocação. Acompanhe com a gente!

As competências desejadas do profissional de Engenharia Civil

Se você quer estudar Engenharia Civil ou já está fazendo isso, deve ter facilidade com raciocínio lógico e matemático, não é? Mas essa não é a única competência para ter sucesso na profissão. Veja algumas outras características que farão toda a diferença:

  • inteligência emocional: essa habilidade permite que você conheça e domine seus sentimentos, conte com automotivação e propósito no dia a dia, o que ajuda a atuar bem em equipe e cuidar das demandas. É bacana ler mais sobre o tema e prestar atenção em suas atitudes, pra ir desenvolvendo sua inteligência emocional;
  • boa comunicação: um engenheiro civil lida com equipes, tanto no desenvolvimento de projetos quanto na construção em si. Portanto, saber se posicionar e ter uma comunicação eficiente, escrita ou falada, faz diferença;
  • capacidade analítica: são diversos projetos, materiais e possibilidades, assim, tendo um perfil analítico, você consegue extrair o melhor, favorecendo cada um de seus trabalhos;
  • engajamento em equipes: o trabalho em equipe é básico em qualquer profissão, mas na Engenharia Civil é mais ainda, pois nada é feito sozinho. Logo, quem tem habilidades de trabalho conjunto sai na frente.

Além disso, curse uma ótima faculdade! Ao decidir a instituição de ensino, alguns pontos são essenciais, como grade curricular atualizada, bons professores — com experiência de ensino e de mercado — e tecnologias modernas, que permitam estudar Engenharia Civil EAD, por exemplo.

As 7 melhores empresas de Engenharia Civil para trabalhar

Uma vez que você já viu quais cuidados e habilidades vale a pena ter pra conseguir emprego em boas empresas de Engenharia Civil, vamos conhecer quais são elas? Confira!

1. MRV

A MRV faz casas e apartamentos em mais de 160 cidades em nosso país, promovendo o sonho da primeira casa própria pra muita gente. Presente no mercado há mais de 40 anos, eles vêm acumulando prêmios, como o de ser a maior Construtora da América Latina pelo quarto ano consecutivo. Bacana, né?

2. Queiroz Galvão

A construtora Queiroz Galvão existe há 67 anos e é uma das gigantes do mercado, graças ao espírito inovador de seu DNA. A organização é responsável pelo desenvolvimento de mais de 50 companhias e consegue gerar, aproximadamente, 30 mil postos de trabalho.

Eles ocorrem nas áreas de construção, empreendimentos imobiliários, exploração, produção e prestação de serviços no setor de óleo e gás, estaleiros, geração e comercialização de energia, engenharia ambiental… Isso sem mencionar os setores de infraestrutura, alimentos e siderurgia.

Hoje, os principais cuidados da Queiroz Galvão estão na sustentabilidade dos negócios, bom relacionamento com seus stakeholders e bem-estar de colaboradores. Vale dizer que eles também oferecem soluções inovadoras para obras, não importa qual seja o grau de complexidade.

3. Saint-Gobain

A Saint-Gobain se coloca como líder mundial no que diz respeito à moradia. O conglomerado é dono de diversas outras marcas, entre elas:

  • Telhanorte;
  • Norton;
  • Quartzolit;
  • Mineração Jundu;
  • Isover;
  • Cebrace;
  • Brasilit.

Na prática, a empresa projeta, fabrica e distribui materiais e soluções pensadas para o bem-estar e o futuro das pessoas. São produtos que podem ser encontrados nas mais diversas lojas e construções, sempre com o cuidado de levar conforto, performance e segurança.

Isso tudo ao mesmo tempo em que respondem aos desafios da construção sustentável. Em média, são mais de 170 mil colaboradores nos 70 países em que atua, incluindo o Brasil, é claro.

4. Tigre

Claro que a Tigre também é uma das grandes empresas de Engenharia Civil. É uma das líderes em tubos e conexões hidráulicas, materiais metálicos e instrumentos para pintura.

Existente no mercado há mais de 80 anos, está na memória dos brasileiros e soube se reinventar, sempre de olho na sustentabilidade e na inovação — sendo a primeira do segmento a anunciar seus produtos na televisão.

5. Rio Verde

A Rio Verde está há 35 anos no mercado de incorporação imobiliária, concessões e Engenharia. De acordo com documentos oficiais da empresa, seu compromisso é com a inovação, a qualidade e a sustentabilidade, tudo isso aliado a valores éticos, compromisso com as pessoas e foco no cliente.

6. Pacaembu

São cerca de 25 anos de história atuando no mercado de construção civil e produzindo empreendimentos habitacionais econômicos que unem alta qualidade e tecnologia.

O portfólio do Grupo Pacaembu é composto por conjuntos habitacionais horizontais e verticais, condomínios residenciais, loteamentos e espaços públicos, entre eles escolas, creches, centros de assistência social, ginásios e demais espaços para a prática de esportes.

7. Abrilar

No mercado desde 2003, a Abrilar fabrica portas com qualidade reconhecida nacional e internacionalmente. Um dos cuidados é sempre investir para estar à frente em evolução e qualidade de produção.

Gostou de saber mais sobre as melhores empresas de Engenharia Civil pra você trabalhar e quais cuidados para se tornar um profissional de sucesso? A dica, agora, é se dedicar aos estudos e buscar estágios que preparem você para atuar no mercado.

Agora que já sabe sobre as empresas de Engenharia Civil, que tal compartilhar este texto em suas redes sociais? Assim, você ajuda outros colegas que também estão sonhando com o setor!

Avalie este post

Comentários

Comentários