Mesmo sendo um dos conceitos da moda no mundo de negócios, muitas pessoas se perguntam: o que é Gestão da Qualidade? O que isso significa?

Bom, Gestão da Qualidade é a gerência focada na qualidade da produção e dos serviços de determinada empresa.

A ideia surgiu na Segunda Guerra Mundial para corrigir os erros dos produtos destinados aos combates. Antes da guerra, o chamado Controle de Processos era a maneira de garantir a qualidade nas indústrias.

Com a evolução dos processos de produção, este controle passou a ser chamado de Garantia da Qualidade, utilizando normas específicas para cada etapa até se tornar o que é a Gestão da Qualidade como conhecemos hoje.

Ficou interessado em saber mais sobre a área?

Então continue aqui e descubra ainda mais sobre as funções e possibilidades de carreira para Gestão de Qualidade.

cta4

Mais detalhes sobre o que é Gestão da Qualidade

O conjunto de atribuições que definem o que é Gestão da Qualidade inclui todas as atividades que têm como objetivo aperfeiçoar processos.

Para que esta meta de perfeição seja atingida, o profissional de Gestão da Qualidade precisa planejar soluções, treinar equipes, aplicar metodologias padronizadoras, avaliar resultados, corrigir erros de percurso e começar todo o ciclo outra vez.    

Entender o que é Gestão da Qualidade é fundamental para tornar organizações mais eficientes e, assim, mais lucrativas.

Segundo o Enfoque Capacitação, existem diversos métodos que podem ser aplicados para que processos e produtos cheguem à versão mais próxima da excelência, como:

  • 5S: tem como objetivo mobilizar, motivar e conscientizar para a qualidade total, por meio da organização e da disciplina no local de trabalho. O nome vem de 5 palavras japonesas: Seiri (classificação), Seiton (ordem), Seiso (limpeza), Seiketsu (higiene), Shitsuke (disciplina).
  • PDCA (Plan-Do-Check-Act): é uma das mais famosas ferramentas da Gestão da Qualidade e tem como meta a melhoria contínua do desempenho;
  • Kaizen: também é uma prática de melhoria contínua, pregando que nenhum dia deve terminar sem que tenha sido desenvolvida uma melhoria. É aplicado em situações urgentes.

Além dessa área de atuação mais voltada para setores produtivos e gerenciamento de pessoal, o profissional de Gestão da Qualidade também pode atuar como auditor em instituições de certificações de qualidade, como o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) ou a International Organization for Standardization (ISO).

Essas certificações podem ser relacionadas aos processos de produção, gestão de energia, calibração e ainda em termos de respeito ao meio ambiente.

O que faz o profissional de Gestão da Qualidade

O profissional que entende a fundo o que é Gestão da Qualidade é especializado em aplicar processos de melhoria e eficiência em linhas de produção. Alguém formado nessa área pode atuar em diferentes departamentos de uma organização, seja ela no setor de serviços, indústria, saúde etc.

O que é Gestão da Qualidade - o que faz um profissional da área

Veja as funções que podem ser exercidas por um profissional de Gestão em Qualidade:

  1. Certificação de Qualidade: obter selos de qualidade e certificações para comercializar certos produtos exige a aprovação de certas entidades reguladoras. O papel do profissional de Gestão da Qualidade neste caso é adaptar processos e resultados de empresas para que elas sejam aprovadas em auditorias de órgãos como Inmetro ou ABNT, entre outras.

Quando a empresa trabalha com exportação, a função deste gestor é aplicar os processos que determinam o que é Gestão da Qualidade para os padrões internacionais, como a ISO. Desta forma, com os processos e produtos seguindo as normas estrangeiras, a empresa pode obter a certificação necessária;

  1. Auditoria: de acordo com o Guia da Carreira, o profissional especializado em Gestão da Qualidade pode atuar como auditor interno ou externo. O auditor interno é um funcionário da própria empresa, que avalia processos de fabricação e rotinas administrativas variadas.

Já o auditor externo trabalha em consultorias ou organizações certificadoras e inspeciona as atividades de uma empresa para avaliar a obtenção, manutenção ou renovação de um certificado ou selo de qualidade. Também são comuns as auditorias que avaliam riscos, segurança da informação e governança corporativa, por exemplo;

  1. Modelagem de Processos: o gestor da qualidade ainda trabalha identificando os processos dos setores de uma organização, para então mapear e adequar estes procedimentos e produtos aos padrões de qualidade estabelecidos. Ele também realiza medições, elabora e gerencia os indicadores de qualidade, divulgando estas informações aos tomadores de decisões dentro da empresa.

Como é o curso de Gestão da Qualidade

O curso de Gestão da Qualidade é uma graduação do tipo tecnológica, ou seja, tem uma duração menor do que as graduações tradicionais. Esse tipo de graduação tem por objetivo formar profissionais mais voltados para as demandas do mercado de trabalho. As graduações tecnológicas são igualmente reconhecidas pelo MEC, tanto na modalidade presencial quanto na educação a distância (EAD).

Por fazer parte do eixo de Administração e Negócios, o curso de Gestão da Qualidade obviamente possui várias disciplinas de gestão!

Entretanto, ao contrário de ser entediante esta proposta visa formar profissionais com uma visão holística de administração, permitindo o entendimento de uma organização como um organismo que, para funcionar bem, precisa valorizar, observar e cuidar de todas as suas “peças”.

Além dessa base reforçada sobre o que é Gestão da Qualidade, o curso ainda tem disciplinas como:

  • Ética Empresarial;
  • Gestão de Pessoas;
  • Sustentabilidade e Responsabilidade Social;
  • Gestão de Projetos;
  • Administração da Produção;
  • Gestão da Qualidade.

Disciplinas mais técnicas e específicas da profissão ainda são fundamentais para esta formação, especialmente para quem for trabalhar em empresas que buscam certificações como as fornecidas pela ISO. Entre essas disciplinas, estão:

  • Controle da Qualidade e Metrologia;
  • Auditoria da Qualidade;
  • Normas e Processos de Certificação.

Assim como nos cursos de graduação de bacharelado e licenciatura, os alunos que concluem uma graduação tecnológica também recebem um diploma de faculdade, formando-se tecnólogos.

No caso desta graduação, os alunos saem preparados para aplicar todos os princípios sobre a Gestão da Qualidade, prontos a atuar nas áreas de Qualidade e Produtividade, Sistemas da Qualidade, Normatização e Auditoria da Qualidade.
Agora que você já sabe o que é Gestão da Qualidade, ficou interessado em saber mais sobre esta graduação? Passe aqui e descubra tudo sobre o curso oferecido pela Unicesumar.

cta5

Comentários

Comentários