Diga com sinceridade: você busca uma carreira de sucesso? É bem provável que a resposta tenha sido sim, certo? Mesmo que o sucesso possa ter diversas interpretações, como ser feliz na profissão, trabalhar com aquilo de que se gosta, ganhar muito dinheiro (ou tudo ao mesmo tempo), o autoconhecimento profissional é fundamental pra que você conquiste seus objetivos.

Imagine buscar o sucesso sem ter metas, sem entender sobre seus pontos fortes e fracos: as chances de você fazer um caminho cheio de curvas ou só andar em círculos é muito grande. Assim, desenvolver o autoconhecimento profissional pode facilitar essa jornada.

O autoconhecimento, por si só, ajuda demais uma pessoa a compreender a si mesma e o mundo ao redor. Para o campo da sua carreira, ele ajuda a encurtar o caminho para uma promoção ou não deixa você ficar muito tempo em um cargo de que nem gosta, por exemplo.

No texto a seguir, falamos mais sobre esse assunto e lhe mostramos alguns hacks para aperfeiçoar sua busca nesse sentido. Vamos nessa?

O que é autoconhecimento profissional?

O autoconhecimento profissional está conectado à percepção sobre seu perfil profissional, ajudando a elaborar metas e planos para uma carreira de sucesso. Quando você tem plena consciência de seus gostos, vontades, habilidades e lacunas de conhecimento, consegue se orientar da melhor maneira para buscar seus objetivos.

Um exemplo: se você é uma pessoa com um pouco de dificuldade em empreender, seja porque lhe faltam habilidades de gestão, autogestão e iniciativa; porque não ter férias remuneradas lhe parece um incômodo; ou por você sentir que essa ideia de ser o próprio chefe tem cara de muito instável, ainda haverá muitas escolhas em seu horizonte.

A primeira delas é evitar carreiras ligadas ao empreendedorismo, e trabalhar em empresas sob o regime de CLT acaba sendo uma boa opção. Outro caminho é, sabendo dessa sua lacuna para empreender, buscar desenvolver melhor essas habilidades, seja tomando iniciativas simples, como oferecer ideias ao seu chefe; seja fazendo cursos e lendo livros sobre o assunto.

Qual é a importância do autoconhecimento profissional?

Contar com autoconhecimento profissional faz com que você alcance suas metas com mais facilidade. Assim, em vez de insistir em algo que não lhe faz bem, você garante suas conquistas de forma tranquila.

Além disso, o autoconhecimento pode ajudar em tarefas práticas para a sua vida, como:

  • administrar melhor o seu tempo, porque você não vai deixar certas tarefas pra depois;
  • ter mais equilíbrio entre vida profissional e pessoal (afinal, você tem bastante certeza sobre quais são as suas prioridades);
  • ganhar motivação para cada uma das tarefas a serem executadas;
  • não perder muito tempo em um emprego no qual não vê futuro nenhum;
  • comunicar-se de forma mais clara, seja em conversas ou e-mails;
  • vencer determinadas ansiedades e medos que podem impedir o seu crescimento.

Como o autoconhecimento está relacionado ao sucesso na carreira?

Seria perfeito que a gente pudesse desenvolver autoconhecimento profissional logo na adolescência, para escolher uma graduação que realmente se encaixe em nossos objetivos e possibilite a conquista de muitos sonhos. Nessa fase, porém, ainda há muita imaturidade — não é à toa que tanta gente troca de faculdade no meio do caminho, né?

Nesse sentido, o autoconhecimento profissional vai lhe dando inúmeros argumentos pra você ser mais feliz no dia a dia da profissão, seja na escolha da especialidade, no relacionamento com os colegas, no tempo que se dedica a novos cursos ou na motivação em sua rotina.

Confira, abaixo, alguns fatores da importância dessa característica!

Traz mais convicção à escolha da carreira

O autoconhecimento permite que você entenda se deve ir para o lado empreendedor, funcionário, consultor, ramo de exatas, humanas etc. Além disso, mostra quais carreiras fazem mais sentido, de acordo com suas características e expectativas. Se você é uma pessoa que gosta de estar rodeada de gente, sabe que tudo o que envolve trabalho em grupo vai fazer com que se sinta mais feliz, certo?

Favorece o trabalho em equipe

É inevitável que a gente trabalhe em grupo, sempre ou de vez em quando. E, para que isso dê certo, é importante saber ouvir, dar feedbacks, entender seus limites e os limites dos outros. O autoconhecimento confere inteligência emocional, algo indispensável aqui!

Permite desenvolver soft skills

Quando conhecemos nossos limites, entendemos quais soft skills precisam ser desenvolvidas, não é mesmo? Como alguém cuja meta é ter cargos de liderança, porém, sente dificuldade em delegar tarefas. Por mais qualificação profissional que essa pessoa tenha, ainda falta desenvolver seu espírito de liderança.

Ao saber de suas fragilidades e pontos fracos, você consegue trabalhá-los melhor. Por outro lado, conhecendo suas qualidades, pode usá-las a seu favor, mostrando toda a sua capacidade.

Como desenvolver o autoconhecimento profissional?

Você chegou até aqui e percebeu que não tem muita consciência sobre seu perfil na profissão? A gente ajuda com várias dicas!

Olhe para si

Uma pitada de introspecção favorece seu autoconhecimento. Tire alguns minutos para entender do que gosta ou não gosta e por quais motivos. Fazer terapia também é um bom caminho.

Busque aprender mais sempre

Nós aprendemos de várias formas — neste texto mesmo, você está ganhando alguns insights! Mas, além de ler, vale buscar formação universitária (um tecnólogo EAD lhe traz muita flexibilidade), cursos de especialização, certificações online; observar colegas que lhe deem inspiração; encontrar mentores para a sua carreira etc. O importante é se abrir a novos aprendizados.

Questione-se sobre aonde quer chegar

De novo, tenha clareza sobre o que é sua meta e o que é sucesso pra você. É comum trocar de objetivos no meio do caminho, e não tem problema nenhum nisso. O que vale é estar em harmonia com o processo e confiar em sua trajetória.

Viva o presente

Evite se estressar com problemas que podem nem acontecer e viva seu dia a dia, fazendo o melhor hoje pra colher os frutos. E esses frutos vão surgindo sempre, como ao aprender uma nova ferramenta e mandar bem em uma apresentação. Por isso, focar o presente é fundamental.

Abrace sua vulnerabilidade

Uma pessoa segura não é perfeita em tudo. Ela sabe de suas vulnerabilidades, as aceita e as trabalha pouco a pouco, sabia? Por isso, o autoconhecimento não tem a ver com esconder seus pontos fracos, e sim com entender como crescer a partir deles.

Nossa dica final é começar a colocar em prática todas essas dicas hoje mesmo, seja se questionando sobre aonde você quer chegar ou iniciando algum curso que possa ajudar você a ir mais longe. Assim, você vai dando bons passos em busca do seu autoconhecimento — pessoal e na carreira. Afinal, tudo está conectado!

Gostou do conteúdo? Então, aproveite para assinar nossa newsletter. Assim, você poderá sempre receber conteúdos como este em seu e-mail e aprimorar seu autoconhecimento profissional!

Comentários

Comentários