Focar nos estudos parece ser muito simples na teoria, né? O problema é na hora de arregaçar as mangas e colocar as atividades em prática. É nesse momento que o celular fica mais convidativo, o barulho ao redor parece virar uma micareta e, claro, adeus à produtividade nos estudos.

Mas a gente tem uma ótima notícia. Você não precisa estar em um mosteiro budista para criar uma rotina de estudos que funcione de verdade. É só olhar ao seu redor, repensar alguns hábitos e pronto! Ganhamos mais produtividade nos estudos de uma forma natural, de acordo com o que funciona para sua vida.

Então, vamos lá? Pode reparar que cada um desses hacks de produtividade, até mesmo de acordo com a neurociência, depende da sua força de vontade. Moral da história: a dica número zero é se esforçar. Acompanhe!

1. Organize seu espaço de estudos

De acordo com a neurociência, nosso cérebro é sensível à bagunça ao redor. Ou seja, se sua mesa está um caos, você pode ficar estudando por 10 horas e não ter muito resultado.

Para garantir a produtividade nos estudos, antes de começar, ou no dia anterior, reserve uns minutinhos e deixe tudo organizado. Você pode fazer ainda melhor. Separe os livros, apostilas, resumos e cadernos que serão necessários. Dessa forma, não vai ter enrolação. É só sentar e estudar.

2. Tenha um cronograma

É normal, quando a gente começa, querer abraçar o mundo e estudar todas as matérias em um dia. Mas isso é humanamente impossível. Por essa razão, criar um cronograma de estudos é mais que necessário, é vital!

Em um mesmo dia, você pode alternar matérias com as quais tem mais e menos afinidade, para criar uma espécie de lei da compensação: “ah, vou estudar Física Quântica, que é difícil, mas depois vem Matemática, que é mais tranquilo”. Desse jeito, nos dias de temas mais complexos, você não vai ficar sem motivação, porque, ora, ora, naquele dia também tem exercícios que você curte!

3. Faça uma coisa de cada vez

Quando a semana de provas ou de trabalho aperta, você fica fazendo várias coisas ao mesmo tempo? Eis aí um erro, e a neurociência comprova. Ninguém (isso mesmo, absolutamente ninguém) é bom em fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo, nem homens. nem mulheres.

Isso sobrecarrega nossos recursos cognitivos e você deixa de aprender ou fazer bem feito. Então, concentre-se em uma atividade de cada vez para não se confundir e acabar perdendo tempo. Sim, porque você vai ter que voltar nessa atividade mais dia, menos dia.

4. Entenda qual é o seu melhor horário para estudar

Sabe quando você vê pessoas que amam acordar às 5h da manhã e resolvem a vida antes das 10h? Não adianta querer copiar se sua concentração fica mais forte depois do almoço ou mesmo à noite. Cada um de nós sabe como funciona melhor.

Portanto, olhe para si, entenda seus melhores horários e pronto. Você não precisa ser igual aos outros, só precisa de autoconhecimento. Também entenda que nem sempre sua produtividade nos estudos vai estar em alta naquele determinado horário, e tudo bem estudar mais cedo ou mais tarde. A gente não é um robô que só precisa recarregar a bateria para funcionar, certo?

5. Tire o pijama para ter mais produtividade nos estudos

Quando a gente veste o pijama, é como se estivéssemos mandando um recado ao nosso cérebro: “tá na hora de descansar”, “relaxa aí” e coisas do tipo. Ou seja, manter o pijama para estudar vai ser como forçar a barra.

Então, é simples. Saia do seu pijama, coloque uma roupa confortável e lave o rosto. Você já mandou o recado ao seu cérebro de que está na hora de abandonar o modo preguiça e pegar firme nos estudos.

6. Não se isole totalmente ao estudar

Às vezes, a gente acha que morar em uma ilha deserta ou em um planeta distante seria o melhor esquema para ter mais produtividade nos estudos, não é? Afinal, morar com pai, filho, irmãos, papagaio e cachorro dificulta a concentração. Mas não é bem por aí — a gente precisa de um pouco de companhia, afinal, o ser humano é um ser social.

Aproveite que você não mora sozinho, se for o caso, para conversar um pouco com o pessoal de casa nos intervalos propostos por você mesmo, ou combine alguns momentos para estudar em grupo, mesmo que de forma remota. Um grupo no WhatsApp pode trazer muito insight, sabia? É aquele ditado: duas cabeças pensam melhor que uma.

7. Tenha hábitos saudáveis

A produtividade também está diretamente relacionada ao seu bem-estar. É como aquele dia em que você dormiu mal à beça e não consegue focar nos estudos, sabe? Para garantir energia, é preciso:

  • ter uma rotina de sono de qualidade, pois não importa o número de horas, o que vale é acordar com o corpo e a mente descansados;
  • alimentar-se de forma equilibrada, comendo diversos alimentos para ter energia e vitaminas para o corpo funcionar;
  • estar em dia com suas emoções, porque crises de ansiedade ou falta de motivação, por exemplo, merecem ser investigadas mais a fundo;
  • fazer alguma atividade física, afinal, o exercício libera endorfina, seu corpo fica feliz e você ganha em produtividade.

8. Faça pequenas pausas para descansar

Você não vai conseguir estudar das 8h às 12h sem intervalos. Ninguém tem tanta concentração assim. Então, entenda o que funciona para você. Estudar por uma hora e parar 10 minutos? Estudar 30 minutos e parar 5? Vá fazendo um esquema de estudos que realmente deixa você com mais foco. A regra aqui é uma só: se funciona para você, está valendo!

9. Crie uma rotina

Por mais que nem sempre dê pra gente seguir a rotina, é legal estabelecer uma. Por exemplo, estudar de manhã cedinho, trabalhar e voltar à noite para os estudos. Assim, mesmo que existam imprevistos, você pode encontrar brechas e se adaptar.

10. Faça alongamento de tempos em tempos

Nosso corpo cansa de ficar na mesma posição por horas e horas seguidas, não importa se você está sentado ou de pé. Então, se estava estudando por duas horas, levante um pouco, faça alguns alongamentos e volte ao estudo.

Esse alongamento ajuda a oxigenar o cérebro e fazer com que você siga tendo produtividade na hora de estudar.

11. Dê algumas compensações a si mesmo

Nosso cérebro também funciona melhor quando nos (auto)premiamos. E não precisa ser um prêmio caríssimo, viu? São coisas simples, como: completou uma parte difícil dos estudos? Pare um pouco para brincar com seu pet ou ouça uma música. Você vai ver como vai voltar com mais motivação.

Todas estas dicas de produtividade nos estudos vão ajudar você a ter mais foco e qualidade durante esses momentos, além de ganhar um tempo livre. Até porque a vida não é só estudar, né? A gente precisa de uns momentos de tranquilidade.

E agora que você já tem vários hacks de produtividade, veja como organizar sua rotina da melhor maneira!

Avalie este post

Comentários

Comentários