Quando surgiu essa “história” de curso à distância, eu não botava a mínima fé, confesso.

Eu era professora do ensino presencial e não me passava pela mente uma forma de ensinar assim. O tempo foi passando, a tecnologia aumentando e, cada vez mais, o ensino à distância foi se atualizando.

Assisti a tudo com um olhar quase inquisitivo.

Como trabalho em TV há muitos anos (muitos mesmo!), cheguei a fazer um treinamento voltado especialmente para os professores EAD: como se portar na frente da câmera, slides, vestimentas, voz.

Fui “abraçando a causa” e, hoje, não me vejo estudando de outra forma.

A liberdade de escolher como e quando eu estudo

Isso, para mim, não tem preço.

Adoro conhecer pessoas, trocar experiências, mas poder abrir meu livro, meus vídeos e fazer minhas atividades, do meu jeito, é maravilhoso.

Sou um pouco autodidata, mas não é somente isso.

Quando a gente escolhe fazer um curso à distância, a gente escolhe, também, se dedicar ao que está fazendo. Afinal, se for para não levar a sério, por que é que se começa algo?

O estudo à distância exige disciplina. Mas também não precisa ser aquela, militar. Ficar de olho na agenda e entregar as atividades nas datas corretas já são suficientes.

Para isso é preciso apreender o conteúdo.

E como é que a gente faz isso?

Eu explico: na EAD Unicesumar a gente recebe um livro da disciplina em que está cursando (tem também em formato digital – que eu, pessoalmente, prefiro). Nele tem todo o conteúdo que será estudado naquela disciplina, de forma aprofundada.

Além do livro, temos as aulas conceituais – que são aulas gravadas, pelos professores, explicando todo o conteúdo.

Se restarem dúvidas, existem dois caminhos: saná-las nas aulas ao vivo (são quatro por disciplina – uma por semana) ou, então, falar com professores tutores, que ficam à disposição dos alunos, justamente para ajudá-los.

Uma das oportunidades que amo na Unicesumar é a de ampliarmos nossa visão de mundo. Existe um estímulo para que os alunos empreendam. Aliás, empreendedorismo é uma das disciplinas de todos os cursos.

Também existe uma preocupação com a formação mais geral do estudante. Existem as Semanas de Conhecimentos Gerais – normalmente são bate papos com profissionais das mais diversas áreas, sobre assuntos relevantes do dia-a-dia, como ecologia, empreendedorismo feminino, tecnologia, etc… Se não puder assistir ao vivo, essas conversas ficam gravadas e podem ser acessadas por nós, alunos, a qualquer momento.

Como em toda graduação e pós-graduação de respeito, cabe à gente, estudar. E quando se completa o ciclo (livro, aulas conceituais e aulas ao vivo) estamos aptos a desenvolver projetos, usando todo o conhecimento apreendido. E isso também é um diferencial da EAD Unicesumar. Uma das atividades que deve ser entregue promove essa integração do que foi estudado com a prática, com as necessidades do mercado de trabalho. Somo estimulados a pensar na aplicação do conteúdo no mundo real. E eu confesso, tenho o maior orgulho, de mim mesma, quando vejo o resultado.

Novas possibilidades

Em minha opinião o ensino à distância abriu portas para muita gente que, um dia, precisou escolher entre o estudo e o trabalho.

É a possibilidade de realizar sonhos, fazer cursos para mudar de área ou, apenas, por curiosidade, mesmo. Para ampliar os horizontes, para se qualificar ou apenas para investir (e que investimento maravilhoso) em você mesmo, na sua vida, ampliar horizontes.

Sou suspeita em dizer, porque amo estudar, amo aprender, sou curiosa, desde sempre. Minha primeira graduação foi em Comunicação – Jornalismo, tenho um MBA em Marketing, estudei Análise e Desenvolvimento de Sistemas e agora faço Gestão em Tecnologia da Informação. Ainda quero fazer Design de Moda, Design de Interiores e… depois penso em outros cursos…

O fato é que estudar é o melhor investimento que a gente pode fazer! Minha mãe sempre diz (e com razão): “O Saber não ocupa espaço”, e eu completo essa frase: “Não ocupa espaço, mas pode nos levar muito longe, quem sabe, até ao espaço”.

Avalie este post