Nos últimos anos, muitos estudantes se aproximaram do ensino superior graças a uma possibilidade real nesta era tecnológica: o ensino a distância. Com ele, não é preciso adaptar a rotina para comparecer à faculdade nem mesmo gastar com deslocamento, por exemplo. A flexibilidade e a autonomia estão entre as principais vantagens dessa modalidade.

Mas estudar a distância tem lá seus desafios. Esses mesmos benefícios exigem uma boa dose de comprometimento e responsabilidade da sua parte. Afinal, basta um simples descuido para deixar as matérias se acumularem e não aproveitar direito as aulas, concorda? Só imagine o prejuízo para o seu aprendizado (e as notas no fim do semestre)!

Se depender das nossas dicas, você vai aprender ainda hoje a estudar a distância com bom rendimento e produtividade. É isso o que quer? Então, continue a leitura com atenção!

1. Antes de começar, faça exercício físico

Até aqui, você pode estar pensando: o que uma coisa tem a ver com a outra? A resposta está na concentração e no ânimo que você ganha com as atividades físicas, que podem ser muito bem aproveitados para os seus estudos. Então, quer estratégia melhor do que aliar a potencialização da sua rotina com qualidade de vida?

Quando falamos em exercício físico, não precisa ser nada muito elaborado ou pesado demais –– como musculação ou corrida de 10 km. Para começar, o mais indicado é ir com calma, em uma caminhada leve e atividades para melhorar a respiração. Em seguida, dá para buscar alguns esportes ou treinos individuais, para movimentar mais o corpo.

Para garantir os benefícios das atividades, uma boa dica é adotar uma alimentação saudável. Sabe por quê? Quando sentar para conferir as matérias pelo ambiente virtual de aprendizagem, não vai sentir aquele cansaço e vontade extrema de largar tudo para dormir. Sua mente fica livre para dar atenção ao que realmente importa.

2. Encare as matérias difíceis pela manhã

Antes de mais nada, para complementar a disposição que você vai ganhar com as atividades físicas e a alimentação balanceada, tenha uma boa noite de sono. Com o hábito de dormir pelo menos 7h por dia, é possível acordar com mais ânimo e já pegar firme nos estudos. A manhã é o período ideal pra isso.

Mas se você tem compromissos nesses horários, como o trabalho, a ideia é entender qual o seu período mais produtivo no tempo que terá disponível. Separe as disciplinas ou conteúdos que você considera mais difíceis para se dedicar nesses momentos. Assim, sua mente será estimulada a compreender melhor e reter esses conhecimentos.

Muitos estudantes acham que estudar de madrugada é uma boa, principalmente nas vésperas de prova. Mas pense que qualidade é mais válido do que quantidade. Isso significa que é melhor dedicar 40 minutos com bastante foco do que 2 horas com a mente distraída.

3. Ouça os seus estudos nas horas vagas

Sabe aquele momento em que você precisa sair para resolver alguma questão na rua? Ou está esperando no consultório médico para ser atendido, por exemplo? Em vez de ficar navegando pelas redes sociais, é possível criar uma rotina de estudos para esse momento. Os conteúdos em áudio são uma ótima pedida e evitam a mochila pesada, cheia de livros.

O primeiro passo é gravar esses conteúdos. Você pode começar lendo os materiais disponíveis sobre eles e selecionar alguns trechos ou tópicos mais importantes, sinalizando-os em um papel ou bloco de notas no computador. Depois, ligue o gravador (pode ser o do celular mesmo) e comece a explicar o que entendeu.

Para complementar, confira se existem podcasts sobre a sua área de interesse –– muitas plataformas de streaming estão investindo nesse formato. Pode ser que exista algum profissional falando justamente a respeito do tema que você está estudando, com opiniões sobre tendências e desafios no mercado. Imagina que interessante esse aprendizado!

4. Crie um método de recompensa

Sente que o seu maior problema é o desânimo na hora de estudar? Muitas vezes, parece que o objetivo final, que é a carreira de sucesso, está tão longe que não vemos resultado em nossos esforços. Por isso, trabalhe com metas. Pense no que é preciso para conquistar o que deseja: entender cada uma das disciplinas, fazer um curso complementar, obter boas notas nas provas e assim por adiante.

Para cada meta alcançada, proponha-se uma recompensa. Por exemplo, ao ser aprovado em todas as matérias do semestre, descanse um fim de semana inteiro ou feriado prolongado em uma viagem ou mesmo em casa. Fique sem se preocupar um pouco com os estudos para relaxar a mente e recuperar o fôlego.

Mas também pode ser algo mais simples, para você visualizar melhor as pequenas vitórias. A cada semana com a rotina de estudos completas, permita-se assistir a uma série no domingo ou visitar um parque da sua visita.

5. Combine as atividades durante a rotina de estudos

Já reparou que quando você fica horas somente lendo artigos e apostilas sobre um conteúdo, parece que é mais complicado reter as informações? Há momentos em que as palavras parecem até se embaralhar. Para contornar esse problema, é importante diversificar as atividades de estudo. Como assim? É simples!

Entre uma leitura e outra, pegue alguns exercícios para resolver. Coloque o que você viu nos livros à prova e pratique até, de fato, aprender o conteúdo. Se não encontrar na internet algumas questões sobre o assunto, parta para outras técnicas. Entre as principais, podemos listar:

  • resumos e fichamentos;
  • flash cards;
  • método Pomodoro;
  • mapa mental;
  • autoexplicação.

Coloque essa ideia em prática desde o início do semestre para ter um melhor desempenho. Uma alternativa que também ajuda é contar com os aplicativos de estudo, que servem para gestão de tempo, produtividade, concentração e, principalmente, organização. Quando você tem anotações e materiais extras no mesmo lugar, não abre espaço para a procrastinação.

Estudar a distância não precisa ser mais uma dor de cabeça para a sua rotina. Então, tenha sempre em mente os benefícios do EAD e como ele faz a diferença para a sua produtividade. Para tirar melhor proveito, invista na organização e na tecnologia para, em pouco tempo, verá os resultados positivos em seu rendimento.

Lembra que falamos sobre a criação de uma rotina? Continue a leitura do próximo post para saber como montar um cronograma de estudos!

Avalie este post

Comentários

Comentários