Aproximadamente 83 milhões de trabalhadores brasileiros devem receber a primeira parcela do 13º salário a partir de agora, até dezembro, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

A estimativa é de que o benefício injete mais de R$ 200 bilhões na economia do Brasil, o que representa aproximadamente 3% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Na prática, isso significa um extra médio de R$2.250,00 na renda de cada brasileiro.

Apesar de o primeiro impulso ser gastar o dinheiro nas festas de fim de ano ou nas férias, o extra pode ser uma boa opção para sair das dívidas ou fazer uma reserva.

De acordo com dados do Mapa da Inadimplência, divulgado pelo Serasa em agosto deste ano, mais de 62 milhões de pessoas estão endividadas, isso significa que em cada 10 brasileiros, três têm dívidas em seus nomes.

Mesmo com o alto número, segundo especialistas, o 13º salário é uma oportunidade para solucionar, ou pelo menos minimizar essas dívidas.

Sidnei Silvério da Silva, professor do curso de Ciências Econômicas da EAD Unicesumar, recomenda que este dinheiro seja destinado a questões emergenciais. “Se a pessoa tiver dívidas com cheque especial, onde os juros médios são superiores a 10% ao mês ou no rotativo do cartão de crédito, que tem encargos superiores a 12% ou 13% ao mês, o ideal é que o 13º seja utilizado para liquidar estas pendências”. Ainda de acordo com ele, outra alternativa é usar o montante para quitar empréstimos bancários, pois a taxa média de juros varia de 7% à 10%. “O momento é propício para renegociar. Quem ficar atento às ofertas, pode conseguir um desconto de mais de 80% na quitação dos débitos”, lembra.

O seu 13 dinheiro pode ter outro destino

Porém, se a situação financeira está um pouco melhor, é possível escolher um outro destino para o dinheiro.

A dica do especialista é reservar  uma parte para as férias e contas de início de ano ou, então, para investimentos que rendam mais que a taxa básica de juros da economia no Brasil, a Selic. “Poupança não é um bom investimento. Alguns produtos parecidos com sopa de letrinhas, CDD, RDP, LCI e LCA que estão pagando menos do que 100% da taxa CDI, também não são uma boa pedida. Nós temos produtos que possuem uma remuneração melhor e garantia do FGC, que pode possibilitar um ganho muito superior a caderneta de poupança”, acrescenta Silvério.

Fique atento. É importante lembrar que a melhor forma de aproveitar essa bonificação é utilizá-la de maneira consciente e ter em mente o controle financeiro.

Avalie este post

Comentários

Comentários