Muita gente ainda se pergunta se vale a pena fazer tecnólogo ou se seria melhor procurar outro tipo de formação. Essa dúvida é muito comum porque, mesmo esse tipo de curso já estando bem difundido, faltam informações para os interessados tomarem uma boa decisão.

Também acontece de, em certos casos, haver uma confusão entre o tecnólogo e o curso técnico. Ou seja, há quem não saiba que as graduações de tecnologia são cursos superiores e, por isso, garantem direitos iguais aos de quem faz um bacharelado.

Para acabar de vez com essas dúvidas, preparamos este material explicando por que vale a pena fazer tecnólogo. Continue lendo e veja as características desse curso e as diferenças que apresenta para outras opções.

Quais as características de um curso tecnólogo?

Atualmente, os cursos tecnólogos são opções muito procuradas por quem deseja obter um diploma de ensino superior. Mas esse tipo de formação nem sempre teve toda essa popularidade.

Essa opção já existe desde a década de 1960, mas foi apenas em 1980 que a formação passou a ser chamada de Curso Superior de Tecnologia. Em 2002, surgiram os Centros Federais de Educação Tecnológica, o que ajudou a difundir ainda mais o curso tecnólogo em nosso país.

Como você pode ver, foi um longo trajeto para que os cursos tecnólogos tivessem mais credibilidade. Isso aconteceu porque essa formação tem características singulares, pois o foco é proporcionar para o estudante uma formação bem específica e voltada totalmente para a prática da profissão.

A grade curricular é composta por disciplinas focadas no aprendizado e nas competências que a pessoa precisa para entrar no mercado de trabalho. Por isso, a duração desse curso é menor, geralmente, quatro semestres. Logo, em dois anos é possível obter o diploma, mas alguns cursos podem ser compostos por seis semestres (três anos).

Vale ressaltar que essa é uma formação superior, então, conta como uma faculdade como qualquer outra. Quem finaliza o tecnólogo também tem direito a fazer um MBA, pós-graduação, mestrado ou doutorado.

Também é possível ingressar em um curso como esse aproveitando benefícios oferecidos pelo governo, como bolsas de estudo e financiamentos, além dos programas disponibilizados pelas próprias faculdades.

Outra característica interessante é que os cursos tecnólogos, em sua maioria, estão disponíveis em instituições privadas.

Qual a diferença entre tecnólogo, técnico e graduação?

Como você viu, um dos motivos por que vale a pena fazer tecnólogo é o fato de ser um curso superior. Então, também é uma graduação, assim como as faculdades que conferem o título de bacharelado ou licenciatura.

Portanto, o primeiro aspecto que precisamos esclarecer é que não existe diferença nesse sentido. O tecnólogo é uma graduação.

Tecnólogo x Bacharelado

Mas, se formos analisar os títulos, a graduação do tipo bacharelado difere do tecnólogo por ser uma formação mais teórica e que envolve também áreas generalistas, como estudos da sociedade, ética e empreendedorismo.

Tecnólogo x Licenciatura

No caso da licenciatura, o foco é a formação de professores. Sendo assim, tem uma diferença significativa em relação ao tecnólogo, que tem por objetivo formar profissionais para atender demandas específicas das empresas e do mercado de trabalho.

Tecnólogo x Curso Técnico

Comparando tecnólogo e cursos técnicos, a diferença é significativa. Isso porque a formação técnica é de nível médio, ou seja, não se trata de uma faculdade. Sendo assim, ao terminar o curso técnico, não é possível fazer uma pós-graduação ou realizar concursos que pedem diploma de ensino superior. Já o tecnólogo é um curso de nível superior e permite seguir esses caminhos.

Vale a pena fazer tecnólogo?

Por todas as informações que deixamos até aqui, você já deve ter percebido que vale a pena fazer tecnólogo. Afinal, essa também é uma faculdade que tem o reconhecimento do MEC e cujo diploma é válido em todo território nacional.

Ela garante ao formado os mesmos direitos de quem faz as graduações mais longas, de quatro ou cinco anos. Portanto, é uma excelente alternativa para quem deseja obter conhecimentos específicos e ingressar no mercado de trabalho mais rápido.

Mesmo assim, deixamos a seguir mais algumas observações que confirmam que vale a pena fazer tecnólogo.

Áreas de atuação

O MEC dividiu os cursos de tecnologia em treze áreas de conhecimento, que são chamadas de Eixos Tecnológicos. São os seguintes:

  • Ambiente e Saúde;
  • Controle e Processos Industriais;
  • Desenvolvimento Educacional e Social;
  • Gestão e Negócios;
  • Informação e Comunicação;
  • Infraestrutura;
  • Militar;
  • Produção Alimentícia;
  • Produção Cultural e Design;
  • Produção Industrial;
  • Recursos Naturais;
  • Segurança;
  • Turismo, Hospitalidade e Lazer.

Dentro de cada um desses eixos, existem diferentes opções de curso tecnólogo. Então, quem deseja obter um diploma de ensino superior mais rápido pode escolher o eixo mais alinhado aos seus interesses e objetivos profissionais. Depois, basta verificar as opções de curso para selecionar aquele que parece mais vantajoso.

Habilidades do profissional

Conforme explicamos, o grande foco dos cursos tecnólogos é a formação de profissionais para o mercado de trabalho. Sendo assim, a grade curricular, embora tenha disciplinas teóricas, é bastante prática.

A intenção é desenvolver nos estudantes habilidades e competências para exercer a função com eficiência e vencer os desafios que cada profissão apresenta. São formados profissionais com conhecimentos atualizados e com foco total naquela área.

Vamos ver um exemplo prático para simplificar o entendimento. Existem várias opções de cursos tecnólogos na área de gestão, por exemplo:

  • financeira;
  • ambiental;
  • tecnologia da informação;
  • qualidade;
  • comercial;
  • recursos humanos.

Quem escolhe uma dessas áreas ou outra passará dois anos estudando especificamente esse campo de conhecimento. Por isso, se tornará um grande especialista do ramo.

Quem faz o bacharelado em Administração também aprende tudo isso. Porém, são disciplinas dentro dessa faculdade, que trazem uma apresentação da área para o estudante. Logo, ele aprende de tudo um pouco e depois pode escolher em que se aprofundar.

É por isso que quem faz um curso superior tecnólogo se prepara de forma específica para o mercado de trabalho. Vale a pena fazer tecnólogo pelo foco do diploma, que faz com que esse profissional seja interessante para as empresas em função do aprofundamento dos seus conhecimentos.

Como são os cursos na EAD UniCesumar?

Na EAD UniCesumar, você pode fazer o seu curso tecnólogo na modalidade 100% a distância. Assim, tem a oportunidade de estudar no seu ritmo e fazendo o seu próprio tempo. O material didático foi criado exclusivamente para os alunos da Uni, é gratuito e digital.

Além disso, os matriculados ainda contam com o acompanhamento pedagógico e podem acessar várias ferramentas de aprendizagem para melhor fixação do conteúdo e aproveitamento do curso, como games, realidade aumentada, robótica e recursos 3D.

Alguns dos cursos tecnólogos da EAD UniCesumar disponibilizam momentos presenciais no polo de apoio para a realização de práticas em laboratório. É possível interagir com professores e socializar com os colegas de turma, realizar atividades em grupo e testar os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas.

Não restam mais dúvidas que de fato vale a pena fazer tecnólogo, certo? Com essa opção de graduação, você direciona melhor a sua carreira e ganha tempo, já que obtém o diploma mais rápido para ingressar no trabalho e dar continuidade aos seus estudos com uma pós-graduação para se especializar ainda mais.

Gostou da ideia? Entre em contato com os atendentes da EAD UniCesumar para obter mais detalhes e fazer a sua inscrição para um dos nossos tecnólogos.

Avalie este post

Comentários

Comentários