A Semana do Meio Ambiente é comemorada no início de junho. Com isso, a equipe de professores da modalidade a distância separou três ações dos alunos de Gestão Ambiental em celebração à data. Vamos conferir?
Mineia Andrade Assmann Cazari do polo de Ourinhos-SP
Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, a aluna elaborou uma programação especial em seu trabalho. Ela planejou uma palestra com o tema “Meio Ambiente e Você” na segunda-feira (4 de junho). Este tema abordou a relação intrínseca do ser humano e o meio ambiente.



Na terça-feira, realizou uma atividade chamada “Trilha da Vida”. Esta atividade sensorial teve por objetivo despertar a percepção para a natureza.
Valdir Zeni Pereira da Sila do polo de Porto Alegre-RS
O aluno Valdir descreve que implantou coleta seletiva em sua residência já faz algum tempo. Assim, sua família separa o lixo orgânico dos demais resíduos que podem ser reciclados. Segundo o aluno, isto acontece porque em seu município a coleta seletiva ainda não é muito forte, ficando essa tarefa por responsabilidade dos catadores da cooperativa.

Além disso, eles também separam o óleo de cozinha e armazenam em recipientes adequados, onde são doados aos bombeiros voluntários.

Foi colocado um sistema de coleta de resíduos no esgoto doméstico, onde somente a água vai para a fossa. São medidas consideradas pouco significativas, mas se cada um fizer sua parte, o meio ambiente agradece.
Mauro Henrique de Oliveira do polo de Divinópolis-MG
No dia 4 de junho, o aluno Mauro Henrique realizou uma ação de conscientização contra as queimadas. Na foto, o aluno está distribuindo folhetos educativos e explicando sobre a importância da preservação para os motoristas na MG-050, em Divinópolis-MG. O aluno é integrante do GENE (Grupo Ecológico Nova Era). Com isso, realiza várias ações voltadas para a ecologia em seu município. Conheça o projeto pela página do Facebook e no YouTube.
Valdemar Berndt do polo de Cascavel-PR
Para Valdemar, é muito importante a conscientização e a noção da dimensão do impacto gerado pelo homem. O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data que merece bastante destaque no calendário. Em comemoração ao dia, e levando em conta o objetivo de mostrar as necessidades de mudanças de hábitos e conscientização, o acadêmico ministrou para os seus alunos do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva do Exército Brasileiro do 33º Batalhão de Infantaria Mecanizado, com sede em Cascavel-PR, o seguinte calendário:
04/06/2018- Palestra sobre Educação Ambiental, onde o aluno abordou assuntos como coleta seletiva de lixo, preservação de nascentes, preservação de recursos hídricos e importância das matas ciliares.
05/06/2018- Busca de mudas de árvores nativas na Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Cascavel, no Paraná.
07/06/2018- Plantar vinte uma mudas de árvores de grande porte no interior do 33º Batalhão de Infantaria Mecanizado.

Fausto Santiago de Assis do polo de Brasília-DF, Asa Sul
O aluno é produtor rural e está desenvolvendo atividades na área de piscicultura, na qual procura desenvolver a técnica de flocos bacterianos. A necessidade de renovação de água chega a ser praticamente zero, além de reduzir a área de produção e aumentar o adensamento nos tanques. Logo, o objetivo futuro é implantar a carcinicultura para o sistema.
De acordo com o memorial descritivo disponibilizado pelo aluno, o desenvolvimento da atividade de carcinicultura é em relação à criação de camarão marinho (Litpenaeus vannamei) por sistema biofloco, o qual está em processo de licenciamento pelo Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal.
Esse sistema é composto por agregados de microrganismos que promovem a reciclagem dos compostos nitrogenados por meio da adição de fontes de carbono. Ainda, o sistema bioflocos otimiza o uso da água, ocorrendo sua reposição esporadicamente. Com a redução da reposição de água, os efluentes gerados são reduzidos e podem ser aproveitados como fertirrigação na agricultura. O sistema de criação dos camarões é de modo intensivo.

Lori Berbardo do polo de Florianópolis-SC
A acadêmica Lori informou que desde criança pratica ações em prol da conservação do meio ambiente. Em sua casa, realiza a separação e a destinação de todos os resíduos sólidos para a coleta seletiva da prefeitura. Os resíduos orgânicos são aproveitados como adubos em plantas e no próprio quintal. Outra ação muito importante é o reaproveitamento de roupas, acessórios, livros, mudas de plantas, entre outros produtos através de doações e trocas que são feitas em um armário coletivo, implantado para este fim no bairro em que reside. Assim, possibilita o reuso desses produtos por outras pessoas, aumentando o ciclo vida dos mesmos.
Ações dos nossos alunos de Gestão Ambiental
Faça o curso de Gestão Ambiental na educação a distância! Visite o site e conheça.