#FicaEmCasa: a hashtag que dominou as redes sociais e já tem muitas versões em outros idiomas (como #StayHome, em inglês) tem a ver com a pandemia do novo coronavírus. Diversos governos definiram medidas de quarentena. Mas, você sabia que esse pode ser um bom momento para investir na sua capacitação profissional?

Os períodos de crise trazem oportunidades para quem sabe aproveitá-las.

Durante esse período, você poderá explorar novas chances se decidir se qualificar! Quer descobrir como? Veja as dicas abaixo!

cta2-curso-superior

7 dicas para buscar a capacitação profissional na quarentena

1. Busque uma graduação a distância

Uma das maiores vantagens do ensino a distância é o fato da modalidade permitir que você estude de onde e quando quiser. Em um momento de quarentena, essa é a opção perfeita para aprender sem precisar sair de casa.

O melhor de tudo? Terá acesso a toda qualidade e estrutura para aprender. Não é por acaso que, em 2018, a oferta de vagas a distância em cursos superiores foi maior do que na modalidade presencial. Foram 7,1 milhões de alunos EAD contra 6,4 milhões presenciais.

Há muitas opções de cursos e segmentos, então, vale a pena escolher a alternativa que mais tem a ver com a sua carreira. Se já tiver um diploma, que tal usar a quarentena para pensar em uma segunda graduação?

Depois que a quarentena passar, você poderá fazer as avaliações nos polos presenciais, até a hora de conquistar o diploma. Com a nova formação, vai ser possível enriquecer o currículo.

2. Aproveite os cursos e outras especializações

Além de investir em uma graduação, você também pode apostar em outras modalidades de capacitação profissional. Aproveite o tempo da quarentena para aprender cada vez mais e caprichar no seu currículo.

O truque é complementar a sua rotina com diversas opções de cursos livres, que podem ser gratuitos ou pagos. Há muitas opções sobre diferentes temas, com e sem certificação e cargas horárias variadas.

Se você deseja falar um novo idioma esta pode ser a sua chance. Um dica é usar aplicativos de línguas para treinar a gramática e a pronúncia. Isso pode ser feito um jeito divertido e que vai incrementar suas qualidades profissionais.

3. Acompanhe as novidades da sua área

Ficar sempre por dentro das atualizações é essencial para qualquer profissional qualificado.

Então, use esse período para conferir de perto todas as novidades que sejam de interesse da sua área.

Procure notícias gerais sobre o assunto e confira veículos especializados, como os sites de associações e de empresas do ramo. Você também pode conferir pesquisas, acompanhar as tendências e saber como tudo tem sido aplicado no mercado.

Outra boa oportunidade consiste em buscar os negócios do seu interesse e as novidades sobre elas. E se for chamado para uma entrevista de emprego, terá tudo na ponta de língua e vai tirar de letra!

4. Faça uma autoavaliação das suas competências

Aumentar a sua capacitação profissional também tem tudo a ver com autoconhecimento. Ao dedicar tempo para se entender na carreira, é possível encontrar muitas oportunidades de melhorias.

Nesse sentido, o truque é fazer uma autoavaliação para conhecer quais são as suas principais competências. Avalie se você tem espírito de liderança, se tem uma boa comunicação ou se manda bem no trabalho em equipe, por exemplo.

Também é o momento de identificar o que não anda tão legal. E a partir disso, é só traçar um plano para desenvolver as habilidades que estiverem em baixa.

Com dicas que podem ser colocadas em prática, você sairá da quarentena com mais preparo para encarar os desafios do mercado.

Capacitação profissional - leitura

5. Leia bastante

Está com os olhos pregados na tela do celular durante toda a quarentena?

Aproveite esse momento para ler obras que possam te ajudar na sua capacitação profissional. Assim, é possível utilizar o tempo livre de forma útil e altamente estratégica.

Quer ver?

Use o período para devorar aquele livro sobre uma grande empresa que deu certo. Ou de um profissional que mostra as dicas para ser mais produtivo. Também vale conferir as publicações que estiverem relacionadas à sua profissão, inclusive com conhecimentos mais técnicos.

E, claro, vale a pena ler outras opções, mesmo que sejam de ficção e que não tenham a ver com o trabalho. No mínimo, elas vão estimular a criatividade e desenvolver seu vocabulário, o que é essencial para ter resultados melhores.

6. Capriche no networking

O networking envolve a construção de uma boa rede de contatos profissionais, em que você ajuda e é ajudado.

A princípio, pode parecer que é algo que só se faz fora da quarentena, não é mesmo? Só que isso não exige contato físico e, se você quiser, é possível fazer de dentro da sua casa!

Uma dica simples consiste em utilizar redes sociais profissionais, como o LinkedIn. Consuma conteúdos da sua área, converse com as pessoas e forme novas conexões.

Aproveite também para fortalecer os relacionamentos profissionais que você já tem e que são importantes para a sua vida.

Além disso, é possível participar de eventos online, como uma transmissão de webinar ou uma live sobre assuntos profissionais nas redes. Use esses espaços para conhecer gente nova e formar conexões.

Isso ajudará em sua capacitação profissional, pois você poderá receber recomendações, que são muito bem-vistas. Em especial, no LinkedIn. Além de tudo, é uma forma de ter acesso a outras oportunidades.

7. Atualize o seu currículo

Já que estamos falando no resumo profissional, esse momento é perfeito para atualizar o seu. Afinal, ter um currículo com boa apresentação faz toda a diferença para chamar a atenção dos recrutadores e conquistar a vaga do seu interesse.

Aproveite para incluir suas novas opções de capacitação profissional, como a graduação que começou e os cursos que concluiu. Mude o design e experimente diversos modelos até achar a alternativa perfeita.

Não se esqueça de criar uma carta de apresentação. Ela dá um toque especial quando você se candidata à vaga e ainda aumenta as suas chances de ser selecionado.

Capacitação profissional: aproveite o tempo livre para ir mais longe

Reforçar a capacitação profissional durante a quarentena não apenas é possível, como é altamente recomendado.

Aproveite ao máximo essa fase e verá como, ao final, seu resumo profissional estará ainda mais completo!

Quer outras dicas para encarar momentos como esses? Acompanhe as atualizações em nosso blog, curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram!

cta1-curso-superior

 

Comentários

Comentários