De onde veio esse computador, tablet ou smartphone em que você está lendo essa notícia? E o sofá ou a cadeira em que você está sentado neste momento? Ou o tênis que você está calçando? “Design de Produto” é a resposta simplificada para essas questões.

Isso quer dizer que alguém pensou em todos os detalhes antes que cada uma dessas coisas fossem fabricadas. Da ideia inicial, elas viraram um rascunho, depois um desenho, um projeto com estudo de materiais até ir para a produção.

Agora, esse objeto está pronto para ser usado por você.

Seguindo este texto, você encontra informações detalhadas sobre o que é Design de Produto, as principais matérias do curso e as características de um profissional da área.

 

cta-design-produto1

Design: um conceito bastante amplo

Afinal de contas, o que é Design?

A palavra vem do inglês e pode ser um substantivo, que significa um plano ou desenho para demonstrar a aparência ou função de algo antes que esta coisa seja produzida. Design ainda pode ser usado como verbo. Neste caso, o sentido é equivalente a projetar, planejar, pensar em usos, fazer protótipos etc.

De uma maneira bem simplificada, é possível de dizer que o Design faz as coisas ficarem melhores. E isso não tem relação apenas com tornar coisas mais bonitas.

Pelo contrário: o Design de Produto deve levar em conta não apenas a aparência, mas principalmente a funcionalidade das coisas. Algumas correntes mais essencialistas do Design pregam que só o que é realmente útil a um produto deve permanecer de modo a facilitar a experiência de quem o  usa.

O conceito de Design é tão amplo que possui diversas subdivisões para estudos como Design de Moda, Design Gráfico, Design Thinking, Design de Interiores, Web Design e…Design de Produto! É muito comum que todos estes campos se inter-relacionem na hora de desenvolver algo novo e de executar um projeto.

A série Abstract: The Art of Design, produzida e disponível na Netflix, é uma maneira de aprender um pouco mais sobre estas fascinantes carreiras ligadas à área.   

Design de Produto, o que é?

Design de Produto é a área dos profissionais que se ocupam de projetar bens de consumo, desde objetos, serviços até o chamado sistema-produto (conjunto integrado de produto, serviço e comunicação), geralmente para indústrias ou empresas prestadoras de serviços.

Este projeto deve considerar todas as características funcionais, físicas, técnicas, estéticas e formais que determinam sua qualidade de uso, conforme as disponibilidades tecnológicas de produção e o contexto sociocultural em que será inserido.

É importante ressaltar que o Design de Produto não é uma ciência exata, uma verdade absoluta, mas sim provoca reflexões sobre como são ou deveriam ser as coisas. Ele também está sujeito a adaptações conforme a época em que é criado e aos costumes da sociedade.

Afinal, vivemos em constante evolução. O que antes era novidade, algo extraordinário, hoje não tem mais utilidade ou relevância para as pessoas. Por isso, o Design deve ser flexível, aberto à mudanças.

Design de Produto - o que é

O que se estuda no curso de Design de Produto

Como o designer precisa entender as diversas fases (da produção até o descarte) que a indústria percorre para lançar um produto no mercado, a formação do profissional de Design de Produto é bastante abrangente. E quando falamos de formação ampla, queremos dizer que o designer vai estudar um pouco de disciplinas de áreas como Artes, Administração, Cálculo, Marketing e Sociologia.

Entre as disciplinas que o estudante de Design de Produto estudará estão:

  • História da Arte e do Design;
  • Processo Criativo;
  • Linguagem Visual;
  • Marketing;
  • Gestão do Design e da Inovação.

À medida em que o curso vai avançando, você entrará em contato com disciplinas mais específicas do curso de Design do Produto, como:

  • Teoria e Fundamentos do Design;
  • Ergonomia;
  • Metodologia de Projetos em Design;
  • Modelagem Digital;
  • Materiais e Processo de Produto;
  • Modelos, Maquetes e Protótipos;
  • Design Gráfico;
  • Design de Embalagens,
  • Design de Mobiliário.  

Tecnólogo ou Bacharel em Design

Caso você esteja considerando estudar Design de Produto, saiba que pode escolher um curso de tecnólogo ou ainda um bacharelado. De acordo com o blog Design Culture, caso você tenha urgência em uma capacitação profissional e deseja focar em uma determinada linha do Design, o mais recomendável é um curso tecnólogo.

Essa modalidade de estudos busca agilidade e é direcionada para a prática profissional. É sempre bom esclarecer que um tecnólogo em Design é reconhecido como Nível Superior pelo Ministério da Educação (MEC).

Consequentemente, essa modalidade permite que você complemente sua formação com uma pós-graduação como especialização, MBA ou mestrado. Cursos dessa modalidade têm duração mais curta, de 2 a 3 anos.

Já o bacharelado é mais indicado para quem deseja se aprofundar no conhecimento de Design. Você terá tempo para conhecer suas diversas áreas e, após um período, focar naquilo que te inspira. Geralmente um bacharelado costuma ser mais longo; dura de 4 a 5 anos.  

Características do profissional de Design de Produto

A primeira coisa que você pensa quando pensa em Design de Produto é que a pessoa que faz algo assim precisa ser um Michelangelo do desenho, certo?

A boa notícia é: você não precisar ser um artista nato para se dar bem na profissão. Isso é algo que você pode desenvolver com treino e ajuda de softwares.

Uma característica fundamental de um bom designer é a capacidade de observação, análise e desconstrução de conceitos, práticas e realidades. Isso porque um designer tem que saber avaliar o uso de produtos e constantemente pensar em como tornar estas coisas mais eficientes. As soluções que ele deve apresentar idealmente devem reunir eficiência e inovação.

O designer de produtos também precisa pensar na melhor matéria-prima e em técnicas para produção de objetos, considerando a escala industrial.

Pode atuar de forma autônoma, em seu próprio escritório de Design, desenvolvendo projetos ou assessorando outras empresas e, ainda, dentro de uma empresa ou indústria.

 

Agora que você já entendeu como é o curso e a profissão, conheça a graduação em Design de Produto EAD na Unicesumar!

cta-design-produto2

Comentários

Comentários