Certas pessoas nascem com o dom de empreender. Porém, não é preciso vir com esse talento do berço para conduzir projetos de sucesso: é possível desenvolver um mindset e, a partir dele, executar negócios e iniciativas inovadoras, que transformam realidades e geram valor. Tudo isso pode começar a partir do curso de Empreendedorismo.

Quer entender como essa graduação pode ajudar você a se transformar em alguém que acredita e realiza uma ideia de sucesso?

Neste post, explicaremos o que está por trás do conceito de empreender, quais são os detalhes das disciplinas do curso de Empreendedorismo e como essa graduação pode fazer a diferença na sua vida. Boa leitura!

Curso de empreendorismo - CTA1

Vamos falar sobre empreendedorismo?

Segundo o dicionário Michaelis, empreender significa pôr em execução, realizar, fazer. A mesma publicação ainda diz que isso pode ser colocar em prática uma empreitada difícil e tem relação direta com inovação, persistência e, claro, com coragem.

Em artigo da revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, o especialista em Empreendedorismo Marcos Hashimoto define essa ação como “ter autonomia para usar as melhores competências para criar algo diferente e com valor, com comprometimento, pela dedicação de tempo e esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, físicos e sociais”.  

O Sebrae acrescenta que empreender tem a ver com a capacidade de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade. Com todas essas definições, fica mais claro que empreender pode ser sinônimo de ‘encarar uma empreitada’, ‘realizar uma empresa’. Entretanto, não necessariamente significa administrar uma organização. Empreender é um método, uma habilidade e também um dom. E mais do que fazer isso por meio de um negócio, você pode colocar em prática um projeto isolado, uma invenção, mudança de processo que otimize algo na empresa que você já trabalha ou mesmo um algum movimento que gere mudanças reais e impacto no cotidiano das pessoas.

https://www.youtube.com/watch?v=G8aWuPcj6fo

Afinal, o que se estuda num curso de Empreendedorismo?

O curso de Empreendedorismo fornece ‘ferramentas de trabalho’ para qualquer pessoa que tem vontade de  abrir o próprio negócio ou quer criar iniciativas onde quer que esteja. Essa graduação oferece uma nova perspectiva de formação para quem quer trabalhar com inovação, estimulando o conhecimento dos mercados e de clientes. Ou seja, essa formação motiva a busca constante por conhecimento e por compreensão sobre tendências de mercado para novos projetos ou renovação de negócios que já existem.

Estudar Empreendedorismo é útil para vários perfis:

  • quem quer abrir uma empresa;
  • pessoas que já possuem um negócio;
  • indivíduos que querem aprender abordagens únicas, atuais e que sejam eficientes para criar não apenas valor econômico, mas impacto social positivo.

Curso de Empreendedorismo - disciplinas

As disciplinas do curso de Empreendedorismo

Por não se tratar apenas de ganhar dinheiro, mas de comunicar e de ser impactante e inovativo, o curso de Empreendedorismo reúne disciplinas dos mais diversos escopos. Obviamente, entram nessa seleção matérias da área de negócios como Gestão de Médias e Pequenas Empresas e Administração Financeira e Orçamentário.

Além das disciplinas que falam especificamente sobre a arte de empreender, seus conceitos e práticas, essa graduação oferece conhecimentos de áreas correlatas, como Marketing, tais como Fundamentos de Marketing e Comportamento do Consumidor. E não poderiam faltar as disciplinas da área de Inovação como Gestão de Startups, Design e Inovação de Produtos e Serviços, Negócios Digitais etc.

A seguir, detalhamos os conteúdos de algumas dessas disciplinas do curso de Empreendedorismo.

  • Comportamento do consumidor: é uma das disciplinas básicas quando se fala em vender algum produto ou serviço. O aluno aprende metodologias de pesquisa e entrevista para entender seus públicos, saber quem ele é, como se comporta, quais prioridades tem. Entender bem quem é o usuário/consumidor é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento.
  • Fundamentos de Marketing: essa disciplina do curso de Empreendedorismo casa com a anterior, pois aborda, também, comportamentos do consumidor. Vai tratar das funções do Marketing, conceitos de Marketing tradicional, suas aplicações, construção de marca. Num cenário em que a internet fragmentou o cenário de consumo em muitos nichos, também deve abordar as questões do Marketing Online.
  • Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Equipes: lidar com pessoas e fazer com que elas sejam engajadas com a sua ideia de negócios é fundamental para que um empreendimento funcione. Prepare-se para aprender como gerir funcionários, métodos para motivar os colaboradores e como construir times que levem uma ideia adiante em busca de metas.
  • Empreendedorismo, Modelos de Negócios e Inovação: aqui, você vai conhecer conceitos de empreendedorismo e apresentar estudos de casos para que os alunos do curso aprendam com histórias reais de empresas de sucesso. É nessa matéria que serão apresentados conceitos como modelagem de negócios, como identificar oportunidades, como propor produto/serviço ao mercado e testá-lo. Também pode abordar relação com fornecedores, canais de distribuição, parcerias etc.
  • Design e Inovação em Produtos e Serviços: durante essa parte do curso de Empreendedorismo serão ensinados conceitos para projetar e inovar nos negócios. Metodologias como Design Thinking, que aborda inovação focada no melhor aproveitamento dos usuários/consumidores devem fazer parte dos conteúdos.
  • Negócios Digitais: atualmente, não é possível pensar em empreender sem pensar em um braço online para o negócio. Nessa disciplina, são apresentados conceitos de relações comerciais na rede, marketing digital, e-commerce, métricas, entre outros.
  • Princípios de Desenvolvimento Sustentável: sustentabilidade é outro conceito que não pode ser deixado de lado quando se fala em empreender. Prepare-se para adquirir um mindset de otimização de recursos naturais e humanos.
  • Gestão de Projetos e Riscos: aqui, a ideia é fornecer aos estudantes meios e métodos para a confecção e gestão de projetos em organizações. A ideia é que a gestão de projetos e seus riscos seja compreendida na sua importância, gestão eficaz, planejamento, estruturação e execução de ideias, bem como redução de riscos.

Quer saber mais sobre o curso de Empreendedorismo? Acesse nosso site, conheça essa graduação e prepare-se para o futuro!

Curso de Empreendedorismo - CTA2

Avalie este post

Comentários

Comentários