Entre os grandes objetivos de muita gente está o desenvolvimento pessoal e profissional. Mas por que alguns trabalhadores conseguem chegar tão longe, enquanto outros permanecem onde estão, sem progredir na carreira? Será que a sorte é o fator essencial para o sucesso?

Um dos segredos para ser bem-sucedido na carreira não está no acaso, e sim na estratégia de ação e na possibilidade que cada um cria para si mesmo. Quando surgem pedras no caminho, nem todos conseguem removê-las e seguir em frente. E esse processo de aprendizado e superação deve ser constante.

Neste post, apresentaremos algumas dicas de desenvolvimento pessoal e profissional, além de listar alguns livros importantes sobre o assunto. Confira!

Como ter desenvolvimento pessoal e profissional?

A seguir, você conhecerá algumas dicas essenciais de desenvolvimento pessoal e profissional. Veja!

1. Defina seus objetivos

O primeiro passo para se desenvolver pessoal e profissionalmente é saber quais habilidades adquirir. Pense: qual elemento agregaria na sua vida profissional?

Para isso, anote tudo no papel para fazer desse interesse uma meta, com um prazo a ser cumprido. Logo, se você quer alcançar uma carreira de sucesso, escreva seus objetivos e leia-os todos os dias.

Isso faz com que você mentalize a realização deles e reforce um vínculo. Depois, deixe exibido na tela do seu celular ou onde tiver mais acesso.

2. Faça networking

Manter um bom relacionamento interpessoal também é fundamental para quem está em busca de crescimento. A partir deste vínculo, você poderá encontrar excelentes oportunidades e se dar bem em sua entrevista de emprego.

Preserve o contato com antigos professores e colegas de escola e da faculdade. Desenvolva um convívio harmonioso com os companheiros de trabalho, além de pessoas e líderes que trabalham em vários setores da empresa. Discutir interesses, compartilhar informações, conhecer o perfil profissional e trocar vivências é o ponto de partida para construir um networking consistente.

3. Aprenda com os feedbacks

Em algum momento da vida, é comum que o colaborador se depare com o fracasso na vida pessoal ou profissional. Nem sempre é fácil e prazeroso, mas é possível aprender algo bom de alguma coisa que não funcionou da maneira que se esperava.

Ainda é possível considerar o feedback como uma excelente ferramenta de crescimento profissional e pessoal. Com ele, você consegue ter um retorno sobre as suas ações, resultados e comportamentos, podendo extrair das informações o seu ponto forte e de melhoria.

4. Peça ajuda

A próxima etapa consiste em pedir ajuda a pessoas ou instituições que possam ajudar você nessa jornada. Caso queira aumentar o seu autoconhecimento, por exemplo, é possível fazer uma terapia com um psicólogo.

Se quer melhorar a saúde, talvez você possa investir em um nutricionista ou em outra pessoa que possa auxiliá-lo de acordo com as suas necessidades. Encontrar uma mentoria também pode ser uma boa opção para a maioria dos objetivos, pois a opinião do outro que é especialista na área é essencial para o seu aprendizado.

O mais importante no momento de fazer um plano de desenvolvimento profissional e pessoal é saber aonde quer chegar, pois a partir disso fica mais fácil elaborar algumas estratégias.

5. Trabalhe sua curiosidade

Curiosidade, no ambiente de trabalho, não quer dizer buscar detalhes da vida dos outros colaboradores. Um profissional curioso é aquele que tem interesse por outras funções e atividades, além da sua. É aquele que tem abertura para a novidade e que não tem problemas em sair da zona de conforto para fazer experiências inéditas.

O mercado de trabalho valoriza bastante essa característica. A curiosidade vem junto ao interesse em conhecer os resultados, os posicionamentos, os processos e os objetivos da empresa. Quem tem esse atributo também demonstra disposição para melhorar sua performance e ficar mais alinhado às expectativas da corporação.

Um dos resultados disso é que, quanto mais informações novas você adquire, maior será a chance de diversificar as possibilidades de atuação. A curiosidade também facilita a conversa com outras áreas, fora e dentro da empresa, favorecendo um perfil mais abrangente.

Quais os melhores livros sobre desenvolvimento pessoal e profissional?

Se você quer se aprofundar em seu desenvolvimento pessoal e profissional, saiba que existem vários livros que ajudam a aprimorar algumas habilidades, ou mesmo desenvolver o autoconhecimento. Além de possibilitarem uma leitura prazerosa, eles fazem com que o tempo de lazer seja bem produtivo para quem deseja se aperfeiçoar.

Confira, abaixo, uma lista com os melhores livros sobre desenvolvimento pessoal e profissional!

Mindset: A nova Psicologia do sucesso

Escrito por Carol S. Dweck, professora de Psicologia da faculdade de Stanford, o livro aborda como a atitude mental é uma grande influência do sucesso de uma pessoa. Baseado em estudos, a autora mostra em sua obra os tipos de mentalidades existentes, progressiva (aberta) e fixa (fechada).

Enquanto a fixa não leva as pessoas a nenhum lugar, quem tem traços de personalidade com uma mentalidade aberta atinge a felicidade e o sucesso.

As armas da persuasão

Nessa obra, o autor Robert Cialdini explica os seis princípios essenciais capazes de influenciar as pessoas. Logo, essa é uma excelente leitura para quem quer entender como o cérebro funciona com a tomada de decisões, além de trazer técnicas que conseguem persuadir o comportamento humano.

Como influenciar pessoas e fazer amigos

Escrito por Dale Carnegie, o livro já teve mais de 50 milhões de exemplares vendidos. Interagir com as pessoas e aprender a lidar com elas é fundamental para todos os profissionais, afinal, seja qual for a profissão ou a área, vivemos a todo instante em círculos sociais.

Assim, a obra descreve várias estratégias de relacionamento interpessoal, de comunicação e de outras técnicas relacionadas.

Por que fazemos o que fazemos?

Mario Sergio Cortella é um escritor brasileiro muito famoso. Com essa obra, ele nos convida a retornar ao centro da filosofia para refletir sobre as motivações por trás das ações e, com isso, nos questiona se estamos felizes com a vida que temos.

Agora que você já sabe o que é desenvolvimento pessoal e profissional e como desenvolvê-lo, saiba que é importante investir em leituras para se aprofundar no assunto. Por isso, não deixe de ler os livros mencionados no artigo para se dar bem no processo!

Gostou deste post e quer ficar por dentro das nossas publicações? Então não deixe de curtir a nossa página do Facebook!

Avalie este post

Comentários

Comentários