Gosta de fazer a diferença no cotidiano das pessoas e das empresas? Quer se tornar parte das decisões relevantes da sociedade? O curso de Economia pode ser a melhor alternativa para você. Mais que apenas analisar contas públicas ou valores bancários, o profissional dessa área tem grande importância em vários aspectos do dia a dia.

Antes de bater o martelo sobre a escolha, é essencial entender quais são as características do curso e o que você pode esperar dos semestres. Assim, fica mais fácil se preparar e alinhar as suas expectativas, não é mesmo?

Na sequência, você vai conhecer o que é estudado no curso de Economia e descobrir quais são as possibilidades dessa graduação!

Vamos lá?

curso de Economia cta1

O que é a área de Ciências Econômicas?

O segmento de Ciências Econômicas reúne todos os conhecimentos relacionados ao desenvolvimento da economia e ao comportamento das pessoas nesse sentido. Também é uma área que busca entender a ligação entre sistemas econômicos e seus agentes. Não menos importante, há uma análise que vai desde a produção até o consumo.

É indispensável perceber que, ao contrário do que muita gente acha, as Ciências Econômicas não têm a ver apenas com matemática. Se você não curtia tanto a disciplina no colégio, não significa que não possa ser um economista.

Isso porque a área envolve o uso aplicado dos números e a compreensão do comportamento de consumo. Mais que somente calcular uma taxa de juros, o setor busca entender os impactos, fazer projeções e andar com a sociedade.

Como esse segmento não está ligado exclusivamente a números, é bastante diversificado e procurado por profissionais que desejam se envolver com as decisões importantes. Trata-se, portanto, de uma ótima oportunidade para ter uma carreira promissora.

O fato de o curso abordar assuntos diversos também permite que os formados atuem tanto no setor público quanto no privado. Além disso, uma boa graduação na área demonstra a interdisciplinaridade entre os conceitos e ajuda o estudante a ter uma visão completa do que é a economia e como ela interfere no cotidiano.

Quais são as principais disciplinas do curso de Economia?

Como visto, as Ciências Econômicas não envolvem apenas os cálculos. Na verdade, há diversas matérias teóricas que consideram como o mercado age em certas situações. Então, as disciplinas apresentam diversos conceitos ao longo dos semestres.

Em Microeconomia, há uma análise individualizada. São verificados comportamentos particulares e decisões que têm um impacto local. Já a Macroeconomia envolve um estudo em escala ampla. Com essa abordagem, o estudante entende os resultados das taxas de juros, influências nos investimentos e relações dos indicadores.

Em Economia Internacional, é possível explorar a ligação monetária entre países e suas características específicas. Afinal, o consumo na Europa não é o mesmo que no Brasil. Mercados diferentes trazem possibilidades únicas — e tudo isso é abordado.

E se você acha que é apenas o setor privado que recebe atenção, basta olhar para a disciplina Economia do Setor Público. Nela, são abordados os pontos principais das contas do governo, bem como as decisões e os orçamentos.

Por falar no segmento público, a política tem grande influência no desempenho econômico de um país. Por isso, há estudos de Ciência Política e Ciências Sociais.

Além dessas citadas, há outras matérias de destaque para a formação de um bom profissional. Veja quais são:

  • Conceitos de Administração;
  • Empreendedorismo;
  • Matemática Financeira;
  • Estatística Econômica;
  • Mercado Financeiro e de Capitais;
  • Contabilidade e Análise de Balanços;
  • Formação Econômica do Brasil;
  • Análise de Investimentos e Viabilidade;
  • História Econômica Geral;
  • Econometria;
  • Economia Brasileira Contemporânea;
  • Técnicas de Pesquisa;
  • Economia Industrial;
  • Contabilidade Social;
  • Economia Monetária e
  • Desenvolvimento Socioeconômico, entre outros.

Nos últimos módulos, também é preciso realizar um Trabalho de Conclusão de Curso. De caráter interdisciplinar, ele inclui uma análise completa de um determinado problema ou cenário. Assim, o estudante pode colocar em prática tudo o que aprendeu no curso de Economia.

Curso de Economia - habilidades

Como é o perfil de um profissional da área?

Após entender como é a matriz curricular dessa graduação, é a hora de compreender se o curso é, realmente, a melhor alternativa para você.

Mas como fazer isso? Simples: basta explorar como é o perfil do profissional desse segmento. A seguir, descubra quais são algumas características que devem ser consideradas.

Destreza com números

Por mais que a profissão não envolva apenas a parte exata, é inegável que o conhecimento sobre os números é importante. Você não precisa decorar dezenas de fórmulas, mas tem que saber usar recursos e métodos. Com isso, é possível fechar balanços, fazer análises, projeções e assim por diante.

Habilidade analítica

Ao olhar para o componente humano da área de economia, dá para entender que o profissional também é um analista. Nem sempre os movimentos do mercado são traduzidos apenas em números, e é preciso ficar atento às mudanças.

Recentemente, por exemplo, a guerra comercial entre Estados Unidos e China tem causado grandes alterações no mercado. Com uma boa capacidade analítica, é possível aplicar tais impactos aos modelos matemáticos. Também é uma habilidade necessária para tomar decisões embasadas em dados e que refletem os objetivos do cargo.

Capacidade de solucionar problemas

A abordagem de quem se forma no curso de Economia deve trazer uma proposta prática. As análises e estudos servem, principalmente, para estruturar e motivar ações necessárias. Portanto, um economista é um solucionador de problemas. Além de identificar causas e de prever ocorrências, ele apresenta possíveis saídas para garantir o bom funcionamento de sistemas financeiros.

Boa comunicação

Mexer com finanças — seja de uma empresa privada, seja do setor público — é um processo bastante complexo. É preciso avaliar riscos e fazer mudanças do jeito certo para consolidar os bons resultados.

Normalmente, é um trabalho para ser feito por várias mãos. Então, o profissional da área tem que saber trabalhar em equipe e ter uma boa comunicação. Ao agir com clareza, a consolidação de performance é favorecida.

Interessado pelo curso de Economia?

O curso de Economia não envolve apenas cálculos e inclui abordagens sobre o comportamento humano. Depois de saber o que esperar dessa graduação, você tem a chance de fazer uma escolha muito mais informada!

Após explorar essa possibilidade, aproveite e conheça o curso de Ciências Econômicas da Unicesumar!

curso de Economia cta2

Avalie este post

Comentários

Comentários