Ao avaliar quais assuntos despertam o seu interesse, você percebeu que o seu perfil é de uma pessoa que quer conhecer a fundo o porquê das coisas, adora a natureza e se encanta com os seres vivos? Então, o curso de Biologia EAD pode ser uma boa opção de graduação!

Assim, preparamos este post com as principais informações sobre o curso de Ciências Biológicas (sim, esse é o nome completo dele!) e o mercado para quem segue carreira na área. Acompanhe e saiba mais!

O que vou aprender no curso de Biologia EAD?

O curso de Biologia EAD, mais especificamente o de licenciatura, prepara você para ser um profissional com sólido conhecimento dos processos biológicos que envolvem os seres humanos, os animais, os vegetais e os micro-organismos existentes no planeta. Em paralelo, você recebe uma formação pedagógica em que aprende as atividades que compõem a prática da docência.

Dessa forma, em um futuro não muito distante, você poderá se responsabilizar por ensinar e promover o campo das Ciências para crianças, jovens e adultos. Você vai poder conduzir atividades em classe, extracurriculares e de extensão para que seus alunos descubram como a Biologia é algo presente no dia a dia.

Como a grade curricular do curso é constituída?

A grade curricular de Biologia EAD conta com 16 módulos nos quais você tem uma imersão em conteúdos das Ciências Biológicas, na formação pedagógica e em assuntos interdisciplinares — que trazem uma bagagem de conhecimento de outras áreas do saber. Abaixo, mostramos alguns exemplos. Veja!

Conteúdos específicos de Ciências Biológicas:

  • Zoologia e Parasitologia;
  • Biologia Celular e Molecular;
  • Anatomia e Morfologia Vegetal.

Formação Pedagógica:

  • Educação Inclusiva e Integração Social;
  • Didática;
  • Prática de Ensino — Concepção e Organização.

Matérias interdisciplinares:

  • Formação Sociocultural e Ética;
  • Metodologia da Pesquisa Científica;
  • Elementos de Saúde Pública e Epidemiologia.

Como as aulas EAD de Biologia são ministradas?

Se você se pregunta se o curso é no ensino remoto ou a distância, saiba que a resposta é o segundo caso. Você acompanha o conteúdo em casa, de acordo com os seus horários livres, e tem a oportunidade de rever as aulas quando precisar no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Mas não acaba aí, pois a EAD Unicesumar ainda traz uma série de recursos (como realidade aumentada e inteligência artificial) que tornam os seus estudos mais interativos, estimulantes e, por que não, divertidos.

Quais são as principais possibilidades profissionais para quem se forma em Biologia EAD?

“E depois da faculdade? O que fazer?” — esse é, sem dúvidas, um dos questionamentos mais recorrentes entre os estudantes. Afinal, quando você tem uma ideia mais clara das áreas disponíveis no mercado para os licenciados em Biologia, fica mais fácil encontrar atividades profissionais com as quais você se identifica, que podem se tornar a sua carreira.

Por isso, fique de olho nas opções abaixo para conhecer algumas possibilidades!

Docência na Educação Básica

A atividade mais frequente do licenciado é a docência na Educação Básica, o que não é à toa. Basta lembrar que você se prepara ao longo de todo o curso para entender a dinâmica escolar, gerenciar a sala de aula e trabalhar com diferentes metodologias de ensino.

No Ensino Fundamental, por exemplo, você pode lecionar Ciências — uma matéria que introduz os jovens estudantes aos principais fundamentos da Biologia, da Química e da Física. Já para quem segue carreira no Ensino Médio, as aulas se concentram no estudo da Biologia e em questões mais complexas da área, como genética, desenvolvimento humano, anatomia, fisiologia e citologia.

Docência no Ensino Superior

A Educação Básica não é o seu único caminho para a docência. Também há a alternativa de você se tornar professor universitário. Aqui, como dá para imaginar, o foco não é a apresentação das Ciências ou da Biologia enquanto matéria unificada.

O objetivo é o aprofundamento e o desenvolvimento da experiência prática de estudantes de graduação nos subcampos do conhecimento biológico, como Ecologia, Zoologia, Microbiologia, Embriologia etc. As possibilidades são inúmeras!

Geralmente, você dá aulas para acadêmicos de bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas. Porém, como algumas disciplinas são transversais (presentes em diferentes ramos de formação), é possível que elas também sejam ofertadas em outros cursos, o que levará você a ser docente de um número maior de pessoas.

Também é importante mencionar que, para lecionar em faculdades e universidades, na maioria dos casos é necessário contar com um mestrado ou uma especialização.

Coordenação acadêmica de ensino, pesquisa e extensão

Uma terceira carreira que você pode seguir é a coordenação acadêmica de atividades universitárias. É possível, por exemplo, assumir o departamento inteiro do curso de Ciências Biológicas e trabalhar com:

  • resoluções internas de problemas da faculdade;
  • implementação de mudanças no projeto pedagógico da formação;
  • desenvolvimento de projetos de extensão e pesquisa;
  • andamento de programas de incentivo ao desempenho acadêmico;
  • inclusão de ações para melhorar a relação entre estudantes e professores.

Desenvolvimento de material didático

“E se eu não quiser trabalhar como profissional da educação? Tem mais opções de carreira?” Você deve estar roendo as unhas de curiosidade para saber. Por isso, aqui vai a resposta: sim, há! Um bom exemplo disso é o ingresso no mercado editorial.

Isso porque há diversas empresas que produzem livros, apostilas, cadernos de perguntas, atlas, entre outros materiais que são usados como material bibliográfico obrigatório e complementar em escolas e universidades.

Para tanto, elas contratam profissionais de cada área do conhecimento para que eles ajudem a planejar e desenvolver o conteúdo dessas obras de acordo com nível de formação, faixa etária, evolução cognitiva dos alunos etc.

Esse é um trabalho bem extenso e que requer bastante aprofundamento na Biologia, já que você estará impactando diretamente o aprendizado dos estudantes e também a programação de ensino dos docentes.

Produção científica

Por último, mas nem por isso menos importante, há a produção científica. Quem escolhe esse segmento tem objetivos muito claros: aumentar o círculo acadêmico no Brasil e estar por trás de pesquisas com metodologias de investigação e testagem que sejam reconhecidas nacional e internacionalmente.

Isso porque é por meio dessas pesquisas que o cientista faz novas descobertas sobre a natureza, a relação do meio ambiente com as cidades e, inclusive, questões relacionadas ao funcionamento do corpo e da mente humana.

Viu só como o curso de Biologia EAD não só proporciona um mundo novo de conhecimento e informação, mas também uma boa gama de carreiras? Portanto, escolha uma instituição de ensino como a EAD Unicesumar, que investe em estrutura tecnológica para graduações a distância, conta com um corpo docente qualificado e tem pós-graduações para você se especializar cada vez mais.

Por isso, aproveite a deixa e já se inscreva no nosso vestibular!

Comentários

Comentários