Um dos maiores desafios de quem pretende começar uma graduação a distância é a escolha da instituição de ensino. Quando se trata de descobrir quais são as melhores faculdades EAD, a tarefa fica ainda mais complicada.

Com cada vez mais instituições oferecendo essa modalidade inovadora de ensino, muitos candidatos enfrentam o mesmo desafio. Então, por onde começar?

Primeiro você precisa ter clareza sobre quais são as principais vantagens da EAD em relação ao ensino presencial. A partir delas, fica mais fácil entender a importância de algumas características.

Continue lendo para descobrir quais são os principais pontos de atenção na hora de identificar as melhores faculdades EAD. Vamos lá?

cta1-guia-ead-novo

Quais são as vantagens da educação a distância?

Muito provavelmente os fatores listados abaixo foram responsáveis por despertar o seu interesse na EAD. 

Mensalidades acessíveis

Como consequência do custo mais baixo para as instituições, os cursos a distância são geralmente mais em conta do que os presenciais.

Além de economizar na mensalidade, você também tem menos gasto com deslocamentos, alimentação fora de casa e até com materiais didáticos.

Economia de tempo

Outra grande vantagem da faculdade EAD é a economia de tempo. Você não precisa perder horas do seu dia no transporte público, parado no trânsito ou andando de um lado para o outro da cidade para conseguir estudar.

Isso faz toda a diferença na vida de quem trabalha muito, tem uma rotina corrida e pouco tempo para se dedicar a outras atividades.

Autonomia

Não há como negar que para fazer um curso a distância é preciso ter disciplina. Mas, ao mesmo tempo, você também tem a autonomia que um curso presencial não oferece.

É você quem escolhe quando assistir às aulas, estudar e fazer as atividades semanais do curso. Assim, fica mais fácil conciliar a faculdade com as demais obrigações.

Ensino inovador

Além da flexibilidade da faculdade EAD, o novo modelo de ensino é uma das vantagens. Por fazer uso das novas tecnologias, está muito mais adequado aos dias de hoje.

Foi-se o tempo em que sentar em uma sala de aula e ouvir a explicação do professor era sinônimo de aprender. Graças aos recursos disponíveis, a educação conta com inúmeras ferramentas de apoio à aprendizagem.

Consequentemente, o ensino se torna mais eficaz. Ainda, é possível introduzir atividades interativas para facilitar a assimilação do conteúdo.

Valor do diploma igual ao do presencial

A ideia de que o diploma de um curso EAD tem menos valor que de um curso presencial é um mito. Ambos os diplomas têm a mesma validade e são igualmente reconhecidos no mercado de trabalho.

Até porque a modalidade não é uma informação que costuma constar no documento. E, acima de tudo, o que mais importa é que a instituição seja reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e autorizada a oferecer o curso.

Melhores faculdades EAD: qual o diferencial delas?

Todo mundo quer estudar em uma instituição de qualidade. Mas, o que é preciso levar em consideração na hora de escolher uma faculdade EAD?

Veja o que avaliar antes de se matricular em uma graduação a distância:

1. Cursos credenciados e bem avaliados

Pode parecer piada, mas existem instituições pelo Brasil oferecendo cursos superiores que não foram credenciados pelo MEC. Além de não ter a qualidade garantida, isso significa que o diploma do curso não será reconhecido no mercado.

Por isso, o primeiro passo é verificar essa informação. Depois, é hora de descobrir a nota dada pelo MEC ao curso que você gostaria de fazer.

Se tiver uma nota muito baixa, é melhor buscar outra faculdade. Dê preferência às instituições com cursos mais bem avaliados, pois é um forte indicativo da qualidade do ensino.

Mas, o que vale a pena mesmo é apostar nos cursos com nota máxima. É uma garantia de que você vai ter a formação que merece.

2. Recursos educacionais de ponta

Com tanta tecnologia disponível atualmente, as melhores faculdades EAD são aquelas que tiram o máximo de proveito de diferentes recursos.

Não pense que um curso a distância deva se resumir apenas às videoaulas, materiais digitais e áudios MP3. Fique sabendo que é possível ir muito além disso.

Instituições como a Unicesumar, por exemplo, investem pesado em recursos educacionais de última geração.

Além de imagens 360° captadas com drone, os estudantes têm acesso a:

  • games;
  • quizzes;
  • realidade aumentada;
  • telas interativas;
  • material didático com recursos audiovisuais.

Melhores faculdades EAD - aulas

3. Corpo docente qualificado

Assim como nos cursos presenciais, o corpo docente da faculdade deve ser formado por profissionais altamente qualificados. E, sobretudo, preparados para trabalhar com essa modalidade de ensino.

Ao fazer sua pesquisa sobre as faculdades EAD, este é um dos detalhes aos quais você não pode deixar de se atentar.

Veja se no curso que você pretende cursar a maior parte dos docentes são mestres e doutores em suas disciplinas. Essa é uma informação que demonstra a disposição da instituição em investir em bons professores de EAD.

Além disso, verifique também se os tutores responsáveis pela turma possuem uma formação superior na área e formação específica para trabalhar com educação a distância.

4. Metodologia híbrida

Você vai precisar comparecer ao polo presencial da instituição para encontros regulares, aulas laboratoriais e provas. As melhores faculdades EAD possuem polos com laboratórios equipados, tutores facilitadores, bibliotecas, etc.

Mas, o destaque está no uso da chamada metodologia híbrida. A ideia é oferecer ao aluno a flexibilidade da educação a distância e a excelência do ensino presencial. Isso acontece quando o curso oferece atividades presenciais e interativas, além das aulas on-line.

O objetivo da metodologia híbrida é oferecer uma formação mais completa, com uma abordagem diferenciada com experiências práticas.

5. Instituição reconhecida

Se você chegou até aqui é porque sabe o quanto a escolha da instituição faz a diferença na sua formação. Além disso, é o nome que você vai carregar para sempre no seu diploma.

Lembre-se que o MEC é o órgão responsável por reconhecer as melhores faculdades EAD. Ou seja, não caia na conversa de outras avaliações que você nunca ouviu falar.

Já sabe onde estudar?

Depois de tudo o que foi dito aqui, deve ter ficado claro que estudar em uma das melhores faculdades EAD do país é o que vai fazer diferença no seu currículo.

Fique sabendo que, de acordo com o MEC, a Unicesumar é a melhor EAD do Brasil. Nós ofertamos dezenas de cursos nas áreas de Gestão, Educação, Engenharias, Tecnologia, Design, Responsabilidade Social, Alimentos e Bebidas e Bem-Estar.

Ficou interessado em saber mais? Então, não deixe de conhecer todos os cursos de graduação EAD da Unicesumar!

cta2-guia-ead-novo

Avalie este post

Comentários

Comentários