O método de estudo Robinson é uma técnica que tem o objetivo de potencializar o aproveitamento acadêmico dos estudantes. Ele é amplamente adotado para a preparação em concursos públicos e em processos seletivos de diferentes modalidades.

Em geral, o método se baseia em cinco passos principais, os quais abordaremos neste artigo. Quem está se preparando para o vestibular ou deseja apenas ter um bom desempenho ao estudar EAD, por exemplo, pode combinar a técnica com uma rotina organizada para ter melhores resultados.

Acompanhe a seguir e saiba mais sobre o que é e como aplicar o método de estudo Robinson no seu dia a dia de aprendizados!

O que é o método de estudo Robinson?

O método de estudo Robinson trabalha em cinco etapas principais: explorar, perguntar, ler, rememorar e revisar. A técnica é bastante utilizada nos Estados Unidos e em toda a América do Norte, sobretudo no mundo acadêmico.

Mesmo assim, o método já vem sendo replicado no Brasil pelos candidatos que estão se preparando para diferentes exames, como Enem, OAB e concursos públicos. O objetivo é potencializar o processo de aprendizagem e o rendimento dos estudantes, visto que a técnica possibilita uma melhor assimilação do conteúdo estudado.

Não há dúvidas que o método de estudo Robinson é extremamente eficiente para o cotidiano de quem estuda com frequência. Quando aplicado em conjunto a outras técnicas de produtividade, como a Pomodoro e os mapas mentais, o ensino pode ser ainda mais potencializado.

Qual é sua origem?

O método de estudo Robinson foi criado em 1946 por um psicólogo do ramo pedagógico chamado Francis Pleasant Robinson. A ideia de Francis era promover um melhor aproveitamento acadêmico entre os estudantes, que podiam se basear em explorar, perguntar, ler, rememorar e revisar os conteúdos estudados.

Na época, o método foi apresentado em seu livro chamado Effective Study, em que o autor demonstra a efetividade da técnica para a fixação de novos conhecimentos. Ainda apresenta, em forma ordenada, como é possível ler e estudar qualquer livro, apostila, jornal, artigo, entre outros, tendo base no método criado por Francis.

Em que consiste esse método?

A técnica Robinson conta com cinco passos fundamentais que consideram o estudo ativo e a repetição espaçada para que os estudantes consigam, de fato, acelerar e reter o aprendizado. As fases não devem ser executadas de forma lenta, sendo que o tempo ideal é entre 5 e 10 minutos.

Veja, a seguir, mais características sobre cada uma das etapas apresentadas pelo método Robinson:

  • explorar — os estudantes analisam, de forma superficial, qual será o material a ser estudado. Nesta fase, é preciso ter atenção aos títulos, subtítulos, resumos e destaques do conteúdo;
  • perguntar — após a exploração do tema, são anotadas as dúvidas que podem ter surgido na leitura inicial. Podem ser feitas perguntas em tópicos e frases, por exemplo, para em seguida buscar as respostas do que não ficou claro;
  • ler — nesta etapa, o estudante realiza uma leitura mais aprofundada e detalhista, com um olhar analítico. Dessa forma, é possível assumir uma postura ativa de troca com o material de estudo, destacando o que são considerados pontos-chave do conteúdo;
  • rememorar — após a leitura analítica, o próximo passo é tentar resumir o material da melhor maneira possível. Para isso, é importante rememorar todos os tópicos mentalmente e escrever com as próprias palavras o que você considera mais relevante;
  • revisar — na fase final, o estudante revisa todos os passos anteriores e levanta as suas impressões iniciais e as anotações que fez em seu resumo. O objetivo é criar uma análise final da matéria.

Como aplicar esse método nos seus estudos?

Para aplicar o método de estudo Robinson da melhor forma, é importante se adiantar e ter um cronograma fixo com os conteúdos e as datas que devem ser vistos em cada período. Desse modo, é possível se preparar e ter uma noção do que será estudado ao longo de todo o ano.

A técnica Robinson é eficiente, mas deve ser combinada com outras ações, como a realização de simulados e de questões relacionadas à matéria que o candidato está estudando. Outra possibilidade é incrementar os passos do método de estudo após as aulas, realizando uma leitura mais eficaz após a explicação do professor.

Da mesma forma, você pode aproveitar a explicação do educador em sala de aula e debater sobre as dúvidas que levantou. Assim, fica mais simples solicitar ajuda para encontrar as respostas para as perguntas que fez ao aplicar o método de estudo Robinson.

Lembrando que é essencial fazer perguntas sobre temas que chamem a sua atenção, a fim de tentar entender do que trata o assunto, qual é o problema ou questão central, quais são os objetivos do conteúdo e como os conhecimentos podem ser aplicados no dia a dia. A ideia é levantar todas as dúvidas e ser bastante crítico para buscar por respostas mais completas e aprofundadas.

Por que utilizar o método de estudo Robinson?

Existem disciplinas que causam grande dificuldade nos estudantes. Estudar matemática, por exemplo, é um desafio para muitas pessoas. O método de estudo Robinson é uma maneira eficiente de potencializar os estudos e ter um melhor aproveitamento dos conhecimentos adquiridos em materiais didáticos e nas aulas.

Ao passar por todas as etapas do método Robinson, o estudante também pode se aprofundar em conteúdos que apresenta maior facilidade. É importante ter em mente que o estudo não pode ser passivo, mas sempre buscar questionar tudo que for possível.

Ao utilizar o método de estudo Robinson, o candidato que vai prestar processos seletivos, como os de vestibular, e concursos públicos, certamente terá um melhor desenvolvimento do processo de aprendizagem. Com isso, também terá melhores chances de obter resultados satisfatórios nas avaliações.

Deu para perceber que o método de estudo Robinson auxilia significativamente os estudantes, não é mesmo? Quando aliado a outras técnicas, ele traz um aproveitamento ainda melhor, possibilitando mais rentabilidade e desempenho no estudo de diferentes conhecimentos.

Gostou do conteúdo? Tem alguma dúvida ou sugestão? Então, aproveite e deixe o seu comentário dizendo o que achou deste interessante método de estudo!

Avalie este post

Comentários

Comentários