Curiosidade, objetividade nas ações, facilidade no raciocínio lógico, pensamento pragmático e afinidade com conceitos que podem ser comprovados e validados. Identificou-se com essas características? Então, você tem tudo para gostar da licenciatura em Matemática!

A história da Matemática é repleta de gênios que contribuíram muito para o crescimento da disciplina. Tales, Pitágoras, Arquimedes e Descartes são alguns dos nomes que marcaram presença nessa ciência, acrescentando conhecimentos que, ainda hoje, fazem diferença na vida da humanidade. Assim, é mais que certo o tanto que a Matemática é rica, interessante e fundamental no cotidiano.

Na EAD UniCesumar, você conta com flexibilidade no curso e a alta qualidade da instituição. Conversamos com Antoneli da Silva Ramos, coordenadora do curso de Matemática, que trouxe várias informações relevantes para a produção deste conteúdo. Continue a leitura!

Como é a licenciatura em Matemática?

Ciência que usa teoremas, regras e princípios lógicos para encontrar respostas a diversos problemas, a Matemática busca a veracidade dos fatos e, para isso, exige comprovações. O matemático deve procurar por padrões e sempre tentar validar premissas e argumentos.

A licenciatura em Matemática é a graduação de nível superior que prepara para atuação como professor dessa disciplina. O curso é voltado para dar aulas aos ensinos fundamental e médio, mas é possível evoluir na carreira e conquistar mais oportunidades ao continuar o autodesenvolvimento e investir em pós-graduações e cursos de extensão, por exemplo.

Essa graduação mistura teoria e prática, proporcionando, além de curiosidades sobre Matemática, conhecimentos profundos nessa ciência. Além disso, ensina noções básicas de Pedagogia, a exemplo da didática — primordial para você ser um bom professor.

Em faculdades modernas e bem estruturadas tecnologicamente, é possível encontrar uma licenciatura em Matemática EAD, o que facilita a vida daquele estudante que precisa estudar com mais flexibilidade.

Como é a grade curricular do curso?

Bem, se você se lembra de todas as aulas da escola, deve ter em mente que é uma disciplina imensa, não é mesmo? Sendo assim, o que se estuda em Matemática em uma licenciatura?

“A matriz curricular é estruturada com o objetivo de desenvolver competências e habilidades que expressam um saber fazer profissional. É composta por disciplinas de núcleo Pedagógico e disciplinas de núcleo Específico, disponibilizadas em um sistema modular. Tem, ainda, as disciplinas de estágio supervisionado e a prática de ensino”, explica Antoneli.

Algumas das disciplinas que você encontra na EAD UniCesumar são:

  • Didática;
  • Introdução ao Cálculo;
  • Psicologia da Educação;
  • Álgebra Linear e Vetorial;
  • Lógica Matemática;
  • Geometria Analítica;
  • Lógica e Probabilidade;
  • Estruturas Algébricas.

Existem, ainda, outras matérias obrigatórias e algumas optativas. Como o nome sugere, essas últimas não são exigidas para a formação, mas podem ser cursadas a critério do estudante e colaboram com ainda mais conhecimento.

Quais são os principais diferenciais da metodologia EAD UniCesumar na licenciatura em Matemática?

A EAD UniCesumar conta com metodologia intuitiva, professores experientes, tecnologias modernas e aulas dinâmicas: isso quer dizer que vai ser muito difícil que você durma durante as explicações.

As aulas a distância são dadas por meio de uma plataforma prática. O aluno também tem à disposição ferramentas como QR codes, realidade aumentada e inteligência artificial, tudo para uma experiência diferente e imersiva. Além disso, tem tutores e professores disponíveis, que orientam em dúvidas relacionadas às ferramentas ou às matérias.

“Nosso diferencial é justamente a possibilidade de utilizar a tecnologia e os recursos tecnológicos em prol de uma aprendizagem significativa, que reestrutura e qualifica os estudantes. No curso de licenciatura em Matemática, ele experimenta e vivencia a área de atuação, construindo seu perfil e identidade profissional”, completa a coordenadora do curso.

Como é a organização das aulas EAD para o curso de Matemática?

O aluno tem acesso à plataforma, espaço em que se dão as interações e as aulas. São 3 anos de curso, divididos em vários módulos, sendo cada módulo com 3 disciplinas.

As aulas

“Cada módulo é planejado para proporcionar uma sequência lógica na aprendizagem. As aulas são ao vivo; assim, o aluno pode interagir via chat com colegas de todos os polos e trocar conhecimentos. Como elas ficam gravadas, há possibilidade de serem assistidas depois”, explica Antoneli.

As provas

As provas são feitas ao fim de cada disciplina. Além disso, o aluno precisa realizar algumas atividades on-line. A nota da matéria é a média das notas das avaliações somadas às atividades entregues. É preciso alcançar 6 pontos para passar.

A diplomação

“Na licenciatura de Matemática, é obrigatório o estágio supervisionado, mas não há Trabalho de Conclusão de Curso”, ressalta Antoneli. O estágio é feito por atividades práticas, em que o aluno precisa dar aulas a turmas escolares e cumprir o mínimo de horas exigido. Essas aulas são sempre orientadas pelo professor da disciplina, que também tira todas as dúvidas.

Como a EAD UniCesumar contribui para a formação do profissional que faz licenciatura em Matemática?

A EAD UniCesumar proporciona os conhecimentos adequados para o estudante se desenvolver e enfrentar o mercado de trabalho. As aulas teóricas são cheias de conteúdo, e o estágio faz com que ele entre em contato com a realidade da profissão.

A licenciatura em Matemática, dessa forma, ajuda a adquirir as habilidades necessárias para o sucesso no futuro da carreira. A coordenadora do curso relata algumas aptidões necessárias para o profissional e que o curso pode propiciar:

“É preciso ter leitura da realidade, senso crítico, consciência da importância de seu papel histórico como agente de mudanças sociais, compreender a função social da Matemática e ser capaz de se posicionar e argumentar matematicamente diante de uma situação-problema. Ser professor requer um conjunto de competências que devem ser constantemente aprimoradas, para atender às demandas da profissão”.

Quais são os pontos altos de estudar na EAD UniCesumar?

Além de todas as vantagens citadas, como aulas online com o uso de tecnologias, Antoneli menciona o grande reconhecimento obtido pela instituição e a qualidade do curso:

“É a única instituição privada do Brasil que oferta licenciatura em Matemática a distância e com nota máxima do MEC. Também disponibilizamos monitoria e nivelamento em Matemática, possibilitando o aprimoramento na disciplina”.

A EAD UniCesumar conta com vestibular on-line, o que deixa mais prático o processo para você conquistar sua vaga na graduação de licenciatura em Matemática. Dá para fazer a prova em casa, e o resultado sai na hora.

Você está a um passo de entrar na graduação dos seus sonhos! Venha com a gente e se inscreva gratuitamente!

Avalie este post

Comentários

Comentários