A preparação para o Enem ou para os vestibulares pode ser desafiadora, especialmente para aqueles que estão em busca de vagas com alta concorrência. Por isso, vale a pena usar o podcast para estudar diversos assuntos, aprendendo de maneira mais leve e envolvente os conteúdos das provas.

Com vários temas, estilos e especialidades, esse formato permite que você aprenda de maneira única. Além de ter acesso a dicas e orientações de quem já percorreu esse caminho, você também consegue estender suas horas de estudo.

Pensando nisso, organizamos um guia com os melhores podcasts para complementar sua preparação. Quer saber mais? Então siga a leitura e descubra!

O que é um podcast?

O podcast é uma mídia digital em áudio que consiste em episódios regulares sobre um determinado assunto ou área de interesse. Esse material é normalmente disponibilizado on-line por meio de streaming ou download.

Essa é uma maneira bastante conveniente de consumir conteúdo, pois não exige atenção visual para acessar as informações. Logo, você pode utilizá-lo durante uma movimentação em transporte público, enquanto está no trânsito ou até mesmo realizando exercícios físicos.

A produção de um podcast geralmente envolve um apresentador ou especialista para conduzir cada tema. No meio acadêmico, os podcasts são comumente organizados por professores, ex-alunos ou qualquer outro profissional ligado ao mundo dos estudos.

Quais os melhores podcasts para estudar?

Conhecer bons podcasts para estudar é uma forma de melhorar a sua performance e entender mais sobre os possíveis temas de redação, as melhores técnicas de concentração e muitas outras dicas. Por isso, apresentamos, a seguir, os principais podcasts que você deve acompanhar. Confira!

1. Resumov

O primeiro podcast que vamos destacar, o Resumov, é ideal para quem sofre na hora de se organizar para estudar ou quer aumentar a produtividade para alcançar a vaga tão sonhada do curso que sempre desejou.

Ele é comandado pela professora Suzane Ribeiro, do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). Nele, há muita experiência compartilhada, com dicas de como ter um melhor desempenho mesmo estudando em um tempo menor. A professora compartilha estratégias de estudo que você consegue aplicar logo após cada episódio.

Para quem trabalha e estuda, pode ser uma ótima forma de começar a preparação.

2. Dá Ideia

Para os que estão se preparando para o Enem, o Dá Ideia é uma ótima opção de podcast para escutar enquanto faz exercícios ou para se distrair. Com ele é possível aprender para arrasar nessa prova!

O podcast é publicado a cada 15 dias e traz diversas sugestões de possíveis temas que podem aparecer na redação. Como todo mundo sabe, essa é uma das etapas mais importantes do Enem.

Além dos temas da redação, há muito conteúdo sobre atualidades, o que pode te ajudar a construir as suas ideias e a alcançar uma excelente nota. Portanto, vale acompanhar esse podcast da jornalista Roberta Firmino em parceria com a professora Ana Massêo.

3. Xadrez Verbal

Apesar da temática desse podcast parecer distante do vestibular ou do Enem, o Xadrez Verbal apresenta diversos assuntos que vão te ajudar a criar raciocínio lógico e boa argumentação para mandar bem em qualquer prova.

Nele, são apresentados assuntos sobre política internacional, atualidades do Brasil e do mundo, fatos sobre história e muitos outros temas que podem contribuir para aumentar os seus conhecimentos e garantir um desempenho incrível.

Além disso, a sua apresentação facilita o aprendizado e poupa tempo de quem tem uma rotina corrida e não consegue acompanhar muito os noticiários, que podem ajudar na hora de fazer a prova.

4. Domine Inglês

Como você sabe, a prova de inglês faz parte da maioria dos vestibulares e do Enem. Por isso, desenvolver suas habilidades nessa língua pode ser um grande diferencial para conquistar a sua vaga no curso dos sonhos.

Nesse sentido, o podcast Domine Inglês é uma ótima alternativa para você estudar e mandar bem nas provas. Ele aborda várias expressões idiomáticas, ajudando a ampliar seu vocabulário e proporcionando maior facilidade no desenvolvimento do inglês.

Para quem gosta de fazer exercícios para fixar o aprendizado, ainda há lições e oportunidades de tirar dúvidas. Ou seja, é uma ótima alternativa para aprender inglês sem pagar nada.

5. A Nossa Língua de Todo Dia

Por fim, vale ressaltar o podcast A Nossa Língua de Todo Dia. Afinal, aprender o português também pode ser desafiador para muitas pessoas. Nesse sentido, essa opção pode contribuir para o entendimento sobre flexão de verbos, acentuação e muito mais.

Apresentado pelo professor Pasquale Cipro Neto, o podcast ainda traz curiosidades que podem impulsionar seu desempenho, aumentando as suas chances de acertar várias respostas na prova do vestibular ou do Enem. Portanto, vale colocá-lo em sua lista.

Quais as vantagens de estudar ouvindo podcasts?

Utilizar esse instrumento em sua preparação é uma excelente forma de ampliar os canais de aquisição de conhecimento. Para pessoas que naturalmente preferem o conteúdo em áudio, esse formato é ainda mais interessante. Veja, a seguir, quais as principais vantagens de utilizar esse recurso.

Fácil acesso

A facilidade de acesso é algo determinante para que a jornada de estudo seja sustentável. Para esse formato, basta apenas contar com um smartphone conectado à internet. Além disso, a maioria dos podcasts são gratuitos, simplificando o seu uso durante a preparação para as provas.

Disponíveis on-line e off-line

Além do acesso on-line por meio dos streamings, também é possível baixar o conteúdo para ouvir em locais sem acesso à internet. Como os arquivos são em áudio, geralmente não há problemas em termos de armazenamento e memória em seu dispositivo.

Facilidade para estudar

Passar muitas horas em frente aos livros ou ao computador pode causar uma sensação de cansaço e desgaste. Por isso, encontrar outros mecanismos de aprendizado possibilita que você tenha mais horas de exposição a informações relevantes em sua jornada acadêmica. Isso permite criar uma rotina mais tranquila e sustentável ao longo dos meses.

Ao contar com um podcast para estudar, você tem acesso a informações de qualidade com verdadeiros especialistas em suas áreas. Além de conhecimento, esse material oferece experiências, valores e uma visão mais equilibrada para quem está vivenciando uma jornada tão dura quanto a preparação para o ensino superior.

Quer saber mais sobre como ingressar na vida universitária? Então, confira agora o podcast da UniCesumar e acompanhe dicas incríveis para sua preparação!

Avalie este post

Comentários

Comentários